Assinatura digital x certificado digital: qual a diferença?
Com a crescente necessidade de digitalização de processos em empresas e órgãos governamentais, a assinatura digital e o certificado digital estão se tornando cada vez mais comuns.
Mas, embora as duas tecnologias possam parecer similares à primeira vista, elas têm diferenças importantes e atendem a necessidades distintas.
Para te ajudar, neste post vamos explicar a diferença entre assinatura digital e certificado digital, quais suas características e como funcionam. Acompanhe a leitura!
O que é assinatura digital?
Trata-se de uma tecnologia que se baseia em criptografia para validar e autenticar documentos no ambiente virtual. Ela funciona a partir de uma chave criptografada, que é criada e se torna exclusiva de cada signatário.
Nesse sentido, as pessoas devem ter um certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora para assinar o documento e comprovar sua autoria.
A assinatura digital tem a mesma validade legal que a assinatura física em papel, de acordo com a legislação brasileira (MP nº 2.200-2/2001).
Hoje, ela é amplamente utilizada em transações eletrônicas, como contratos, acordos, autorizações, entre outros, oferecendo alta segurança e agilidade nos processos.
O que é certificado digital?
É um documento eletrônico que permite a autenticação de uma pessoa ou organização no meio digital. Ele funciona como uma espécie de “identidade eletrônica” – um CPF ou CNPJ digital –, pois utiliza criptografia para garantir a integridade e a confidencialidade das informações transmitidas.
Esse certificado deve ser emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada ao ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) e à ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).
Vale lembrar que o certificado digital possui prazo de validade, logo deve ser renovado de tempos em tempos, assim como outros documentos.
Qual a diferença entre assinatura digital e certificado digital?
Assinatura digital e certificado digital não são a mesma coisa. Existem diferenças entre os conceitos, embora ambos sejam complementares.
A assinatura digital é uma tecnologia que utiliza criptografia em conjunto com um certificado digital para garantir a autenticidade e integridade de um documento eletrônico, ou seja, ela precisa de um certificado digital para fazer essa autenticação e proporcionar uma alta camada de segurança.
Já o certificado digital é um documento eletrônico que contém informações sobre a identidade de uma pessoa, empresa ou órgão governamental. Por ser emitido por órgãos fiscalizadores, ele é confiável e garante validade jurídica.
Em resumo, eles têm funções distintas: enquanto o certificado digital é uma forma de identificação eletrônica que atesta a identidade de uma pessoa ou organização, a assinatura digital é uma ferramenta para validar a autoria e a integridade de um documento eletrônico, que utiliza criptografia e um certificado digital.
E aí, gostou deste artigo? Esperamos que você possa ter esclarecido suas dúvidas! Quer mais detalhes sobre o assunto?
A Selbetti possui o melhor sistema de assinatura digital e eletrônica do mercado, o S-SIGN, que oferece funcionalidades como carimbo do tempo, aceite digital, fluxo de assinatura e muitas outras. Entre em contato com o nosso consultor para saber mais!
Deixe um comentário