Com 30% de crescimento em software, Selbetti expande equipe, com 265 novas oportunidades até agosto

“Um ano de surpresas”. É assim que a Associação Brasileira das empresas de Software (ABES) definiu o ano pandêmico no setor de TI brasileiro, no estudo “Mercado Brasileiro de Software: panorama e tendência”. Enquanto a produção mundial de TI apresentou, em 2020, um crescimento de 2,5%, o mercado nacional de tecnologia chegou a crescer 22,9% no mesmo período, se considerados os mercados de hardware, software e serviços, ainda de acordo com o estudo. 

Ao considerar somente o mercado de software, que já vinha apresentando um crescimento significativo nas últimas décadas, a pesquisa indica um crescimento em torno de 30% em 2020, quando comparado ao ano anterior. O setor alcançou receita mundial de US$8,15 bilhões, segundo o estudo “Brazil Semiannual Software Tracker”, da IDC. 

Nesse cenário, a Selbetti visa acelerar sua presença em software, já que seu propósito é integrar soluções de ponta-a-ponta para auxiliar as organizações na transição para um mindset digital. Atualmente, a companhia apresenta um crescimento de 30% ao ano em SaaS (Software como Serviço) e se encontra no ranking de empresas que mais crescem no Brasil. 

Nos últimos 7 anos, a Selbetti adquiriu 18 empresas, aumentando seu alcance no mercado de tecnologia da informação. A estimativa é de que, até 2023, a companhia passe a ter um valor de mercado de mais de 1 bilhão de reais.  

Investimento nas pessoas 

Com seu crescimento acelerado no mercado, a Selbetti está, também, em uma expansão exponencial de sua equipe. Somente entre janeiro e agosto deste ano, a companhia realizou 265 admissões em seu quadro de profissionais. Atualmente, são 1.000 profissionais, aproximadamente, atuando na organização.  

E o time deve continuar crescendo: a previsão é terminar o mês de setembro deste ano com mais 55 novas contratações. Os profissionais admitidos chegam a um ambiente de trabalho onde a inovação, a tecnologia e a valorização das pessoas integram os pilares da cultura organizacional. 

Essa cultura, no entanto, vai além: Cooperação, empatia e amizade – essas são as palavras utilizadas pela analista de marketing Bruna Medeiros, para descrever o ambiente de trabalho na Selbetti. “O que eu sinto é que, aqui, todo mundo está disposto a te ajudar, a estar ali para você. Aqui as pessoas querem te ver crescer e têm essa vontade de ajudar um ao outro”, define Bruna. 

Já reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Selbetti investe fortemente nos talentos que compõem sua equipe.  

Em 2020, com o Programa de Treinamento e Desenvolvimento Selbetti, foram investidos aproximadamente R$500 mil em bolsas de estudos para os profissionais. O investimento inclui bolsas para cursos técnicos, graduação e pós-graduação, além de cursos de idiomas, cursos complementares e capacitações técnicas.   

Construindo laços que vão além da profissão 

O que é, de fato, uma equipe? Para o dicionário, a definição mais simples é: “um conjunto de pessoas que se dedicam à realização de um mesmo trabalho”. Mas uma simples definição nem sempre compreende a complexidade dos laços humanos. 

Colegas de trabalho, muitas vezes, constroem vínculos que vão além da profissão. Essa é uma perspectiva frequente entre os profissionais que integram o quadro de funcionários da Selbetti. 

“Fiz amigos que levo para a vida, aqui na Selbetti. Não acho que sejam só colegas de trabalho”, opina Bruna Medeiros. “Querendo ou não, você passa tanto tempo na empresa, que é tua segunda família. Não tem como não criar laços, amizades.” 

Catia Maia, coordenadora de gestão de contratos na Selbetti, vai além: para ela, a Selbetti representa uma verdadeira família. Cátia é uma das profissionais com mais tempo de casa, atualmente com 21 anos de empresa. 

“Eu amo a Selbetti, para mim é maravilhoso estar aqui. Sempre digo que, na minha veia, corre um pouco de sangue Selbetti, tenho sangue ‘Selbettiano’”, brinca, aos risos. “Adoro trabalhar aqui, gosto do que eu faço e sempre foi assim.” 


Conheça algumas das histórias do time Selbetti…  

Uma empresa é formada por pessoas que, juntas, trilham um caminho em busca de um mesmo objetivo. A história de uma empresa é, via de regra, interligada com uma multiplicidade de histórias únicas, de cada profissional do time. 

Conheça quatro das muitas histórias que compõem o time Selbetti: 

Uma trajetória de oportunidades 
Bruna Fernandes de Medeiros, analista de marketing, 7 anos de Selbetti 

Bruna entrou na Selbetti em 2014, então com 19 anos de idade. Trilhou um caminho único na organização: começou no time de desenvolvimento, onde atuou como analista de testes por cerca de 5 anos. Ela era responsável por testar os softwares desenvolvidos pela Selbetti, antes de serem disponibilizados para os clientes.  

Depois da experiência no desenvolvimento Selbetti, Bruna passou a ser a profissional responsável pelos cursos da Universidade Selbetti, uma plataforma desenvolvida pela empresa com conteúdos para capacitação de colaboradores sobre seus produtos e serviços. A Universidade Selbetti também é disponibilizada gratuitamente para os clientes da empresa.  

Em janeiro de 2021, veio o convite para fazer parte do time de marketing da Selbetti, onde Bruna está até hoje. No marketing, ela cuida das redes sociais da empresa, da divulgação externa de vagas em aberto, além de cuidar da confecção de brindes e auxiliar na produção dos eventos da Selbetti.  

 “Para mim, a Selbetti significa muito crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Eu vejo que a Bruna que sou hoje é completamente diferente daquela menina de 19 anos que entrou aqui.  Depois de 7 anos, eu já sinto que sou parte da Selbetti. Me sinto muito feliz de estar aqui.”


“Um sonho que sonhei junto” 
Catia Alires Maia, coordenadora de gestão de contratos, 21 anos de Selbetti 

A história de Catia com a Selbetti começou há 21 anos, com sua entrada na empresa. “Minha entrevista foi feita, na época, diretamente com o senhor Luiz [Selbach, diretor presidente e fundador da Selbetti]”, recorda Catia. “Conversamos e na semana seguinte já comecei como telefonista.” 

Cerca de 4 anos depois, a profissional passou a trabalhar na área de copiadoras, cuidando de assuntos administrativos, além de fazer o atendimento inicial dos clientes, via telefone. Nessa época, ela passou a cuidar também do faturamento da empresa, área que, anos depois, viria a coordenar.  

Em 2020, seu 20º ano na empresa, veio um novo convite: assumir a coordenação de gestão de contratos da Selbetti. “Foi um desafio muito legal, porque é muito diferente do que eu vinha fazendo. Fiquei muito feliz, aprendi muito e ainda estou aprendendo”, conta Catia. 

Para a profissional, a Selbetti é realmente uma família, onde todos se apoiam e se ajudam. “Sempre tive muito apoio de todas as pessoas que estão comigo nessa trajetória. Se eu estou aqui hoje, se cheguei aonde cheguei, é porque muitas pessoas acreditaram em mim, me apoiaram e incentivaram”, destaca. 

Catia relembra com orgulho a história da Selbetti, que é um pouco sua também. “Tenho orgulho de estar aqui e ter acompanhado todo esse processo, ver onde a Selbetti chegou, e sei que ela vai chegar além disso”, avalia.  

“Ver onde a gente conseguiu chegar é uma realização. A diretoria sempre buscou acompanhar o mercado, crescer junto com ele. É muito bacana a gente poder presenciar essa realização de um sonho. É um sonho que sonhei junto.”


Uma história que começou cedo 
Patrícia Elaine Weldt Rosa, coordenadora contábil, 11 anos de empresa 

A trajetória de Patrícia na Selbetti começou quando a profissional iniciava, também, sua própria carreira. Em 2010, aos 16 anos de idade, Patrícia foi contratada como estagiária. Nessa época, trabalhou nas centrais de cópias de diversos clientes Selbetti em Joinville (SC), cidade onde fica a matriz da empresa.  

Após o período de estágio, ocupou outros postos nas centrais de cópias Selbetti, como Operadora de copiadora e Operadora de caixa. Nesse meio tempo, Patrícia começou a faculdade de Ciências Contábeis e sua vontade era conseguir uma oportunidade na Contabilidade da empresa.  

Ela lembra que, nessa época, seu sonho era trabalhar na matriz da Selbetti, já que, até então, sempre trabalhara nas centrais de cópias da empresa: “Lembro que, quando eu ia para a faculdade, sempre passava por ali [prédio da matriz] e pensava ‘um dia vou trabalhar aqui dentro’”, conta. 

A oportunidade de trabalhar na Contabilidade Selbetti veio em 2014, quando Patrícia deixou as centrais de cópias e foi transferida para a Matriz da empresa. Começou como assistente de contabilidade, passando também pelo cargo de analista contábil. Em 2015, se formou em Ciências Contábeis.  

Em março de 2019, pouco antes de completar 10 anos de empresa, recebeu um convite: assumir a coordenação da Contabilidade, cargo que ocupa até hoje.  

E sua história na Selbetti vai além das conquistas profissionais. Patrícia conheceu seu marido, Jean Carlos Rosa, na Selbetti. Ambos trabalhavam na empresa e se conheceram na festa de 35 anos da organização, em 2012. Começaram a namorar e, em 2019, veio o casamento. 

“Me sinto realizada e muito grata, pela Selbetti e pela oportunidade. É gratificante ver que a empresa dá oportunidade para as pessoas que não tem experiência, mas apostam em ti e confiam.” 


Novos horizontes e experiências  
Carina da Silva Pires Junkes, analista de testes, 5 meses de empresa 

Foi a busca por novas experiências que despertou em Carina a vontade de trabalhar na Selbetti. Graduada em administração e pós-graduada em direito notarial e registral, com 7 anos de experiência na área, Carina decidiu que era a hora de novos desafios. 

Já pensando em uma transição de carreira, em 2020, iniciou a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

“Eu sempre tive curiosidade sobre tecnologia, até mesmo por ser uma área que está em expansão”, conta a profissional.  Por isso, decidida a mudar de área, começou a procura por uma vaga no setor de TI.  

Para Carina, a vontade de trabalhar na Selbetti, que já conhecia pelo outsourcing de impressão, se intensificou, principalmente, ao saber que a empresa investe em P&D de softwares próprios há mais de 15 anos.  

“Como eu estava procurando uma oportunidade na área, no início deste ano, entrei em contato com o Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Selbetti”, recorda Carina. “Falei que eu não tinha experiência nessa área, mas tinha muita vontade de aprender e estava buscando uma oportunidade.”  

Na época do contato, não havia vagas abertas para o time de desenvolvimento, que atualmente conta com 70 profissionais. Mas, cerca de quatro meses depois, surgiu uma nova vaga no time, para analista de testes. 

Carina se candidatou, foi aprovada no processo seletivo e entrou para a equipe em abril deste ano. A profissional conta que o dia a dia na Selbetti está superando todas as suas expectativas.  

“Em todos os momentos que eu precisei, tive apoio da equipe e dos outros analistas de testes, que me auxiliaram e apoiaram”, relata Carina. “É algo totalmente novo pra mim, uma experiência nova, e estou gostando bastante. Tem sido um grande aprendizado.” 

“A Selbetti é uma empresa que dá oportunidades, que acredita no potencial dos profissionais, independente se a pessoa tem experiência ou não. Além disso, [a empresa] ainda dá todo apoio para o nosso crescimento, o que é muito importante para a carreira.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *