Como implantar a automação robótica de processos (RPA) na empresa?

A automação robótica de processos (RPA) pode ajudá-lo a melhorar significativamente o tempo de resposta dos negócios, a eficiência, a precisão e reduzir as horas gastas em tarefas rotineiras e repetitivas na sua empresa. 

O melhor é que você pode aplicá-la em todos os setores e deve ter em mente que, para automatizar tarefas, é importante ter um plano bem definido desde o início para aproveitar ao máximo o tempo e os recursos necessários para implementar a automação.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa da McKinsey & CO, 30% das tarefas realizadas nas empresas são operacionais e poderiam ser tranquilamente automatizadas com o uso de RPAs para garantir mais agilidade e eficiência às rotinas.

Além disso, um estudo do Gartner aponta, ainda, que até o final de 2022, 85% das grandes organizações terão adotado alguma forma de automação com o RPA, com grandes impactos na transformação digital dos negócios.

Para saber como implantar a automação robótica de processos (RPA) na sua empresa, confira o artigo que preparamos abaixo!

As vantagens da automação robótica de processos (RPA)

As ferramentas de automação RPA executam tarefas em sistemas e aplicativos de negócios.

Os ‘robôs’ de software RPA são especialmente bons em tarefas repetitivas, rotineiras e baseadas em regras, como acessar dados de clientes de vários sistemas de negócios, verificar se um formulário está completo ou processar uma reivindicação de seguro.

A RPA não apenas melhora a eficiência e a precisão nos processos de negócios, mas também evita que os trabalhadores humanos precisem gastar seu tempo em tarefas monótonas e repetitivas. 

Leia também::: O que é automação industrial e qual seu impacto?

Processos que podem ser automatizados com o RPA

Com o RPA, os usuários podem criar robôs de software – ou “bots” -, que podem aprender, imitar e executar processos de negócios baseados em regras. Pense nos bots de RPA como uma força de trabalho digital que pode interagir com qualquer sistema ou aplicativo. 

Por exemplo, os bots podem copiar e colar, extrair dados da web, realizar cálculos, abrir e mover arquivos, analisar e-mails, fazer login em programas, conectar-se a APIs e extrair dados não estruturados. 

E, como os bots podem se adaptar a qualquer interface ou fluxo de trabalho, não há necessidade de alterar sistemas, aplicativos ou processos de negócios existentes para automatizar.

Passo a passo: implantando a automação robótica de processos 

Abaixo, orientamos você pelas etapas que ajudarão a implementar o RPA com sucesso, com as informações e a estratégia apropriadas para cada instância. Essas informações úteis permitirão que sua empresa empreenda um projeto de transformação digital bem-sucedido e sustentável ao longo do tempo.

1. Saiba o que é RPA e o que não é

Antes mesmo de considerar entrar no mundo da Robotic Process Automation, é importante entender exatamente o que o RPA pode e não pode fazer.

A tecnologia RPA ajuda uma organização a funcionar com mais eficiência, entregando tarefas manuais e repetitivas aos robôs de software. No entanto, esses bots não aprendem, pensam ou agem por conta própria, portanto, os humanos continuam sendo os “cérebros” de toda a operação. 

Nesse sentido, trabalhando ao lado de uma força de trabalho digital que lida com tarefas manuais e repetitivas, os funcionários podem gastar mais tempo em tarefas mais complexas, estratégicas e de maior valor agregado para os negócios.

2. Identificar oportunidades para RPA

É muito provável que ouvir sobre os benefícios do RPA faça você querer automatizar tudo em sua organização. No entanto, para ter sucesso, você precisa começar pequeno e com a estratégia certa. 

Portanto, analise e detecte quais processos você pode realmente automatizar de início. Considere que os melhores processos para automatizar em primeiro lugar são tarefas repetitivas e rotineiras, como entrada e extração de dados, que podem ter um impacto rápido no negócio.

3. Selecione os primeiros casos de uso e defina os critérios de sucesso

Depois de criar sua lista de projetos ideais para automatizar, é hora de restringir sua seleção e escolher seu primeiro caso de uso. 

Classifique sua lista de projetos ideais para automatizar com base em fatores como economia de tempo, frequência de tarefas, criticidade e esforço que seria necessário para automatizar e escolher o projeto que será mais benéfico para sua empresa. 

Em seguida, você deve definir os parâmetros que permitirão avaliar se o projeto-piloto foi bem-sucedido ou não.

4.  Teste uma solução piloto para o projeto inicial

Existem muitas soluções de RPA, mas nem todas são iguais. Este é um bom momento para experimentar uma solução RPA. 

Isso não apenas permitirá que você teste a tecnologia RPA, mas também o ajudará a encontrar a solução certa para as necessidades específicas de sua empresa e a se familiarizar com o software. 

Procure fornecedores que possam oferecer um serviço de suporte completo (mesmo durante o período de avaliação) e cujas soluções possam ser instaladas e executadas de forma muito rápida e fácil.

5. Meça os resultados e documente o aprendizado

Com os critérios de sucesso claramente definidos, deve ser fácil medir os resultados do seu projeto-piloto. Analise como as coisas correram e documente o que correu bem, o que poderia ter sido melhor e quaisquer outras lições aprendidas. 

Compare os custos de implementação e manutenção com a quantidade de tempo economizada, a melhoria na precisão das tarefas e o grau de intervenção humana. Isso ajudará você a determinar se deve ou não avançar com uma solução de RPA.

6. Expanda para o próximo caso de uso e repita o processo

Se você gostou do que o software RPA ofereceu e está satisfeito com os resultados do seu caso de uso piloto, é hora de expandir a experiência. Releia a lista de projetos de automação ideais que você fez na etapa 2 e experimente o RPA em outras áreas da sua empresa. 

Leia também::: Processo de automação: Quando iniciar na sua empresa?

Conte com o melhor software de automação RPA do mercado! 

Viu como a automação robótica de processos (RPA) pode ajudar sua empresa? E sua aplicação não precisa ser um grande problema. Em relação ao item 4, sabia que a Selbetti tem uma solução RPA perfeita para sua empresa?

Com nossa solução, inicialmente, serão mapeados e validados os processos que serão automatizados por meio da plataforma RPA. Em seguida, é desenvolvido um bot capaz de adaptar-se às circunstâncias de mudanças, exceções e entender interações e regras de negócio.

Esse robô vai desenvolver todas as tarefas do fluxo de automação, buscando no seu sistema as informações necessárias para cada etapa.

Quer saber mais sobre a solução de automação robótica de processos (RPA) da Selbetti? Clique aqui e confira nossa página completa sobre o tema e já converse com nossos consultores!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *