Hoje, há um consenso crescente de que chegou a era da automação robótica de processos (RPA), capaz de aumentar significativamente a eficiência operacional.
Aliás, o RPA oferece benefícios claros de otimização de custos, desempenho e escalabilidade para as empresas. Não à toa, cada vez mais negócios buscam esta solução como forma de tornar seus empreendimentos mais competitivos e ocupar papel de maior destaque no mercado.
Para lhe ajudar a entender melhor o que é o software RPA, e quais dicas considerar na hora de escolher um para sua empresa, confira o artigo que preparamos abaixo!
O que é o RPA?
A automação robótica de processos (RPA) é uma tecnologia que simula a maneira como os humanos interagem com o computador para executar tarefas repetitivas de alto volume.
A tecnologia RPA cria programas de software ou bots que podem fazer login em aplicativos, inserir dados, calcular e concluir tarefas e copiar dados entre aplicativos ou fluxos de trabalho, conforme necessário. Pode também extrair dados como nomes, termos de fatura ou endereços.
Leia também::: Como implantar a automação robótica de processos (RPA) na empresa?
Dicas para escolher um software RPA
Se deseja escolher o melhor software de RPA para sua empresa, siga as dicas que compartilhamos abaixo:
1. O software deve ser simples
Em primeiro lugar, o software RPA que você escolher fará com que seus negócios funcionem com mais eficiência.
Se não for esse o caso, você estará perdendo o objetivo fundamental de implementar uma solução RPA. Se sua solução é tão complexa que você precisa de ajuda do departamento técnico para criar ou modificar um processo simples, isso pode dificultar a implementação.
Por isso, busque um software de automação de processos que seja simples o suficiente para que todos os colaboradores possam utilizá-lo para diversos tipos de trabalho em qualquer lugar da empresa. Seja na coleta de dados até a análise e transformação dos dados em informações relevantes para a aplicação das regras do seu negócio.
2. Design simples e intuitivo
Um bom exemplo dessa simplicidade é o design da interface. Por ser um dos recursos de usabilidade mais importantes de um software RPA, é essencial que ele tenha uma interface clara e amigável que ofereça funcionalidade suave do ponto de vista técnico e do usuário final.
3. Deve ter inteligência
Embora qualquer software de RPA precise ser simples o suficiente para os funcionários usarem, ele também precisa ser inteligente e sofisticado o suficiente. Isso permite aproveitar o aprendizado mais avançado e conseguir ir mais longe em seu poder de automação.
Procure um software RPA que permita aplicar regras a qualquer banco de dados ou aplicativos de inteligência de negócios para entender um conteúdo mais sofisticado.
Extrair as informações exatas de que você precisa e, em seguida, enriquecer e transformar os dados com base em necessidades específicas é fundamental.
Além disso, é necessário valorizar a flexibilidade para se adaptar efetivamente às necessidades de mudança de uma empresa.
4. Deve ser escalável
Sempre que você for implementar o RPA, você deve pensar a longo prazo, porque uma vez que você comece a entender a economia de custo e tempo que ele oferece, você eventualmente desejará implementá-lo em todos os processos da sua organização.
É melhor gerenciar tudo relacionado aos processos que você está automatizando centralmente.
Sua solução ideal precisa ser capaz de publicar processos automatizados com uma interface padrão que outros aplicativos e processos possam acessar ou criar aplicativos acessíveis a outros usuários.
Você pode gerenciar algumas centenas de robôs individualmente. Se você comprar uma licença de software RPA para implementação em uma grande empresa que não foi projetada para escalabilidade, usabilidade e confiabilidade, será muito difícil acertar depois de começar.
Leia também::: Conheça 4 vantagens da automação de processos com o RPA
RPA Selbetti: tenha o melhor software RPA do mercado!
No final, qualquer decisão sobre qual é o melhor software de automação robótica de processos dependerá de muitas outras circunstâncias que podem ser específicas do seu negócio. No entanto, esses quatro critérios devem oferecer uma base a partir da qual construir para o futuro.
Aqui na Selbetti contamos com a solução de automação de processos RPA, que tem como principal objetivo automatizar tarefas rotineiras e repetitivas de usuários, principalmente em sistemas que não tenham integração nativa de TI (sem conexão entre si).
O ciclo de automação do RPA parte da análise volume versus complexidade para que as atividades a serem automatizadas sejam escolhidas de forma assertiva e contundente para a empresa.
Além disso, nosso robô trabalha 24h por dia, nos 7 dias da semana e nos 365 dias do ano, baseando-se em configurações e parâmetros prontos. Com isso, a equipe da sua empresa ganha mais tempo para focar em atividades-chave e, de quebra, você reduz custos operacionais.
Esperamos, por fim, que este artigo com dicas para escolher o melhor software RPA lhe tenha sido útil. E para conhecer nossa solução completa e falar com os consultores da Selbetti, clique aqui!
Deixe um comentário