Sinais de que sua empresa precisa automatizar processos

5 sinais de que sua empresa precisa automatizar processos

Não sabe se é hora de automatizar processos na sua empresa? Então, confira nosso artigo com 5 sinais que indicam que chegou o momento!

Muitas empresas lutam com a decisão de quando embarcar em um projeto para automatizar processos. Há medos, inseguranças, dúvidas. E muitos sequer conseguem perceber os sinais de que é hora de automatizar.

É importante entender que a decisão de automatizar processos pode levar a uma redução de gastos e um aumento significativo da qualidade dos produtos ou serviços prestados. 

Mas também é crucial determinar se os investimentos tecnológicos, como automação, fazem sentido financeiro para o seu negócio, independentemente das tendências. 

Para você compreender mais sobre quando a automação é uma boa escolha, e quais os sinais de que precisa automatizar processos, confira o artigo que compartilhamos abaixo!

1. A falta de comunicação acontece regularmente

Trabalhar em conjunto oferece excelentes oportunidades para que seus funcionários compartilhem percepções obtidas a partir de uma combinação de suas experiências e do trabalho que realizam para sua organização.

No entanto, a falta de comunicação das intermináveis ​​idas e vindas pode resultar em prazos perdidos, retrabalho e custos extras ao negócio.

Se você perceber isso em sua empresa, pode sinalizar algo mais profundo do que um esforço fraco por parte de suas equipes. Em vez disso, poderia destacar as maneiras pelas quais sua organização se comunica são fundamentalmente quebradas.

A falta de comunicação também pode indicar que seus funcionários estão muito ocupados com tarefas internas e repetitivas. Essas tarefas podem consumir horas do dia de seu funcionário, custando muito à sua empresa em lucros cessantes, enquanto distraem sua equipe de discutir questões mais importantes.

Melhorar processos ineficientes e automatizar processos pode dar à sua equipe o tempo necessário para compartilhar ideias, pensamentos e preocupações. Como resultado, sua equipe terá o tempo necessário para construir uma cultura de trabalho poderosa que os capacite.

Pense nos avanços que eles podem fazer para o seu negócio quando estão focados no desenvolvimento da inovação de forma eficaz como uma equipe, não perdidos em um labirinto de falhas de comunicação.

2. Há um aumento no faturamento da empresa

Um indicador-chave para saber se sua empresa precisa ou não automatizar processos é o bem-estar geral de sua equipe. Eles estão sobrecarregados? Eles estão frustrados? Eles estão esgotados?

À medida que uma empresa cresce, pode ser necessário que os funcionários trabalhem mais. No entanto, se seus funcionários sentirem que não conseguem recuperar o atraso ou que precisam fazer horas extras com frequência, isso pode indicar que processos ineficientes os estão atrasando.

Com mais dados fluindo para sua empresa em crescimento, acompanhar pode se tornar uma luta constante. Isso leva ao aumento do estresse e à diminuição do desempenho dos funcionários. E se seus funcionários experimentarem esse sentimento por um longo período de tempo, eles podem acabar saindo para encontrar uma posição menos exigente em outro lugar.

Automatizar processos pode ajudar a aliviar a carga de trabalho de seus funcionários, reduzindo o número de processos ineficientes que eles enfrentam diariamente. Como resultado, eles podem manter o controle de sua carga de trabalho e se sentir confiantes em suas habilidades, tornando o esgotamento menos provável.

Leia também::: 4 dicas para escolher um software RPA para o seu negócio

3. Custos crescentes se tornaram normal

Seja por horas extras, contratação de pessoal adicional ou correção de um número crescente de erros, o aumento dos custos pode sinalizar que uma empresa está crescendo. 

Porém, processos anteriores que funcionavam bem antes podem se tornar cada vez mais ineficientes sob pressão e cargas de trabalho crescentes. Como resultado, muitas vezes você é forçado a contratar mais pessoas para trabalhar mais horas para gerenciar seu sucesso. E isso reduz desnecessariamente seus resultados financeiros crescentes. 

Você pode reduzir os custos crescentes facilmente otimizando seus processos de negócios com soluções dimensionáveis. A redução de tarefas manuais pode cortar horas ou mesmo reduzir a necessidade de novos funcionários.

Como resultado, sua empresa ficará no topo de sua carga de trabalho, reduzirá seu back office e observará o aumento das margens de lucro ao reduzir processos ineficientes.

4. A baixa satisfação do cliente continua a crescer

Quando você inicia um negócio, é mais fácil superar as expectativas do cliente. Mas à medida que o negócio cresce, os recursos começam a se esgotar. E as lacunas em seus processos de negócios aumentam e os clientes caem nas rachaduras à medida que essas ineficiências se expõem.

Como resultado, os clientes sentem que você está aquém do que prometeu. E eles vão reclamar ou vão embora. Nenhum dos dois é bom para os negócios.

Os sistemas automatizados podem ajudar a atender às demandas dos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Soluções como chatbots ou integrações entre vários aplicativos e seu CRM principal podem ajudar a garantir que você não perca oportunidades de entrega.

5. Você sente que poderia estar fazendo mais

Os empreendedores têm instintos sobre o que funciona. Como alguém imerso em sua empresa, você sabe onde estão os gargalos, as ineficiências e os desperdícios.

E se você estiver olhando em sua empresa e sentir que não está onde deveria estar, como se algo o impedisse, provavelmente é uma indicação de que seus processos de negócios podem estar impedindo você. Confiar nesses instintos pode ajudar a levar sua empresa para o próximo nível.

O objetivo de qualquer melhoria de processo é dar ao seu negócio mais tempo para focar no que realmente importa. Afinal, você começou um negócio para fazer o que faz de melhor, não para passar horas intermináveis ​​trabalhando em algo repetitivo, ao invés de trabalhar para sua empresa crescer. E a chave para fazer isso acontecer é substituir seus processos ineficientes por algo melhor.

Como começar a automatizar processos?

Seus funcionários merecem passar mais tempo em tarefas envolventes e de alto nível. E eles precisam se sentir conectados ao trabalho que estão fazendo para que se sintam capacitados para inovar.

Mas sua empresa também tem demandas que merecem ser atendidas: redução de custos, aumento de transparência e eficiência e manutenção da competitividade ao atender às demandas dos clientes. Automatizar processos é a sua solução.

Ao automatizar tarefas, você remove redundâncias, reduz gargalos e elimina tarefas internas que consomem tempo e dinheiro. Com tempo e recursos adicionais, sua equipe pode se concentrar em assuntos muito mais urgentes e tarefas complexas.

Como resultado, sua empresa terá mais espaço e tempo para crescer. Afinal, seus funcionários estarão atuando de forma mais estratégica, buscando novos resultados e oportunidades. 

Mas não basta simplesmente automatizar os processos existentes. Tudo o que isso fará é automatizar os processos ineficientes existentes. É preciso pensar de forma estratégica e usar a tecnologia naquilo que realmente trará resultados. 

Em vez disso, você precisa repensar como sua empresa opera e implantar soluções de fluxo de trabalho simplificadas que otimizam processos ineficientes. E a melhor maneira de começar isso é por meio de um RPA.

Leia também: Automação: Tudo sobre robotic process automation (RPA)

Implante um RPA na sua empresa

Um sistema de automação robótica de processos, ou RPA (Robotic Process Automation) é um excelente primeiro passo para automatizar processos na sua empresa. Por meio dessa ferramenta, é possível criar “bots” (robôs de software) para aprender, imitar e executar processos de negócios baseados em regras.

A boa notícia é que você encontra essa tecnologia aqui na Selbetti. Com nossa solução, inicialmente, serão mapeados e validados os processos que são automatizados por meio da plataforma RPA. Em seguida, é desenvolvido um bot capaz de adaptar-se às circunstâncias de mudanças, exceções e entender interações e regras de negócio.

Esse robô vai desenvolver todas as tarefas do fluxo de automação, buscando no seu sistema as informações necessárias para cada etapa.

Esperamos, por fim, que os sinais que listamos acima te ajudem a identificar que é hora de automatizar processos. E para saber mais sobre RPA, confira também nosso artigo “Como implantar a automação robótica de processos (RPA) na empresa?”.


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