5 vantagens da gestão de ativos de TI para a sua empresa

A gestão de ativos de TI permite que as empresas maximizem o valor dos equipamentos ao longo dos diferentes estágios do ciclo de vida de cada item. Ela ajuda a reduzir ativos redundantes ou não utilizados, manter e reparar ativos adequadamente e comprar novos conforme necessário para ajudar a melhorar as operações. 

Segundo o Gartner, 30% dos negócios não sabem os ativos que possuem, onde eles estão localizados ou quem os opera. Isso dificulta o controle e implica na falta de otimização dos custos com TI. 

Daí a importância de mudar esse cenário e começar a fazer gestão de ativos de TI da empresa. Organizações que executam o ITAM alcançam 30% de economia de custos com TI (em hardware e software) no primeiro ano e 5% em cada um dos 5 anos subsequentes. 

Para falar mais sobre a gestão de ativos de TI, quais as vantagens para as empresas, e como a Selbetti pode ser a solução ideal para o seu negócio, preparamos o artigo abaixo. Confira e tire suas dúvidas!

O que é gestão de ativos de TI?

A gestão de ativos de TI, também conhecida como ITAM, é um conjunto de processos de negócios que foram criados para gerenciar o ciclo de vida e o inventário dos ativos de TI em uma empresa. 

O ITAM possibilita a contabilização, implementação, manutenção e atualização de informações. O ativo de TI consiste em software e equipamentos, incluindo notebooks, computadores, servidores, smartphones, tablets, roteadores, switches e telefones. 

As organizações devem ter pleno conhecimento de todos os seus ativos e a implementação de um sistema adequado em que seja possível gerenciá-los com eficiência só as ajudará nisso.

Leia também::: 6 dicas de como fazer a gestão de ativos de TI na sua empresa

Vantagens da gestão de ativos de TI

O ITAM faz muito mais do que simplesmente identificar seus ativos. Aqui estão os benefícios da gestão de ativos de TI que você provavelmente não conhecia.

1.Redução de Custos

Sua organização tem vários computadores armazenados acumulando poeira? E uma máquina que está sendo muito usada na fábrica? Com a gestão de ativos de TI, você pode otimizar o uso de cada um de seus recursos. 

Ao otimizar os recursos, você não fará compras redundantes e poderá usar os ativos corretamente para não precisar retirar um ativo antes da data de depreciação esperada. Como resultado, você pode evitar fazer reparos ou compras inesperadas e parar de perder dinheiro em investimentos que não estão agregando valor ao seu negócio.

2. Prever com precisão

Como qualquer iniciativa estratégica, a gestão de ativos de TI pode ajudá-lo a planejar o futuro da empresa. A gestão de ativos não se trata apenas de supervisionar os ativos atuais, mas também de prever o estoque futuro da empresa.

Por exemplo, quantos novos computadores e licenças de software você precisará adquirir à medida que sua empresa crescer, ou quando você precisará substituir o equipamento na linha de produção? A gestão de ativos pode responder com precisão a essas perguntas e muito mais. 

3. Livre-se dos ativos que você não está usando

Com tantos funcionários trabalhando remotamente, é mais desafiador do que nunca acompanhar todos os seus ativos. Mas é aqui que o ITAM pode realmente ajudar.

Usando a gestão de ativos você poderá acompanhar como seus ativos estão sendo usados, quantos usuários os estão utilizando e com que frequência. 

Dessa forma, você pode finalmente ver quais ativos valem a pena manter e quais podem ser simplificados ou removidos completamente.

4. Mais visibilidade

Como mencionamos no início, 30% de todas as empresas não sabem o que possuem, onde estão localizados seus ativos e quem os está usando.

Um software de gestão de ativos de TI pode identificar, rastrear e classificar com precisão os ativos. Outro estudo do Gartner sugere que 70% das organizações têm uma discrepância de 30% entre o estoque planejado e o estoque real. 

Uma solução ITAM oferece às empresas uma visão mais clara do volume e do tipo de ativos que possuem, o que facilita o planejamento para o futuro.

Esse nível de visibilidade de todos os ativos de TI existentes no cenário de TI organizacional ajuda as empresas a melhorarem a eficiência e o desempenho da infraestrutura e minimizarem as despesas gerais relacionadas.

5. Maior segurança

À medida que as empresas se expandem, os custos em que incorrem também aumentam. Uma solução de gestão de ativos de TI permite que os gestores mantenham um registro atualizado e preciso das atribuições de ativos. Isso permite que eles localizem qualquer item ausente que não tenha sido relatado ou verificado pelo usuário.

Com o software ITAM adequado, é possível gerenciar logins e logouts, atribuições de funcionários, reservas de ativos e muito mais de forma muito fácil. A rastreabilidade dos ativos em toda a sua empresa melhora a administração e a responsabilidade.

Leia também::: Quais são os tipos de gestão de ativos de TI?

Conheça o software ITAM da Selbetti

Como vimos, um sistema de gerenciamento de ativos de TI pode ajudá-lo a otimizar suas operações, alcançar conformidade, fornecer responsabilidade financeira, obter visibilidade da utilização de ativos, estabelecer melhor controle sobre sua infraestrutura de TI e economizar custos.

Agora que você percebeu o valor de empregar um sistema de gestão de ativos de TI, a próxima coisa a fazer é identificar qual software ITAM é adequado para o seu negócio. Aqui na Selbetti temos uma solução completa para sua empresa, permitindo que você gerencie e monitore todos os seus ativos a partir de uma única plataforma e obtenha maior visibilidade da sua utilização.

Quer saber mais e ver como a plataforma de gestão de ativos de TI da Selbetti pode ajudar sua empresa? Clique aqui e conheça nossa solução completa e já converse com um dos nossos consultores para saber como fazer a contratação!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *