Devido ao cenário atual, muitos serviços que antes eram realizados de forma presencial, foram suspensos ou tiveram que se adequar a novas formas de atendimento.
Muitas especialidades clinicas precisaram utilizar a tecnologia a seu favor para atender e não interromper o acompanhamento de pacientes que já estavam em tratamento.
Também pensando em evitar ao máximo o deslocamento e a aglomeração de pacientes em busca por atendimento, a portaria nº 467, de 20 de março de 2020, em caráter excepcional, autorizou o atendimento médico à distância por meio do uso da tecnologia.
O Artigo 5º da mesma Portaria, permite emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico nos atendimentos por Telemedicina.
Já o Artigo 6º afirma que essas receitas e atestados médicos emitidos por meio eletrônico só terão validade mediante o uso de assinatura eletrônica, por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil. Sendo assim, a assinatura digital passa a ter papel fundamental na validação e garantia da segurança das informações em trocas virtuais.
Vale ressaltar que a Telemedicina não substitui a figura presencial do médico, mas oferece acesso e evita que pacientes viagem 400km para buscar uma receita, afirma o 1º vice-presidente do CFM e coordenador da Comissão Especial, Donizetti Giamberardino Filho.
Com a aceleração da transformação digital, muitas empresas, dos mais diversos segmentos estão utilizando a tecnologia a seu favor para facilitar processos, agilizar demandas e claro, reduzir custos.
Com o setor da saúde, esse movimento não poderia ser diferente. Utilizar a Assinatura digital permite autenticar arquivos no meio digital, permitindo que hospitais e clinicas médicas emitam atestados, receitas e prontuários médicos de forma digital e com segurança, por que o certificado digital ICP-Brasil possui validade jurídica.
Por que hospitais e clínicas devem aderir a Assinatura Digital
Redução de custos – Fazendo o processo de forma eletrônica e realizando a assinatura de forma digital não há a necessidade de fazer a impressão dos documentos, reduzindo assim os gastos com papel, impressão e espaço físico.
Agilidade nos processos – Permite que o médico assine as documentações de forma rápida e evita que os pacientes precisem se deslocar até espaço físico para buscar receitas médicas, laudos e etc.
Segurança das informações – Diferente de uma assinatura manuscrita que pode facilmente ser falsificada, a assinatura digital é protegida por tecnologia criptográfica, garantindo a autenticidade das informações e a segurança dados.
Melhora a experiência – Permite que os pacientes peguem a documentação (receita, prontuário, laudo, etc), sem precisar sair de casa. Além disso, a forma de escrita é padronizada, evitando a dificuldade de leitura, muito comum em receitas manuscritas.
Inovação – Apostar em novas tecnologias a afim de tornar os processos mais eficientes, reduz os custos operacionais e injeta mais competitividade ao setor.
Sustentabilidade – Com a redução de papel, os danos ao meio ambiente também diminuem, tornando sua empresa mais sustentável. Isso transforma positivamente a forma como as pessoas passam a enxergar o seu negócio. Quer saber mais ou deseja implementar a Assinatura Eletrônica e Digital de documentos na sua empresa? clique aqui!
Deixe um comentário