Quem vê uma pilha de documentos impressos para assinar já deve ter se perguntado: como assinar digitalmente um documento? Afinal, tudo poderia ser resolvido mais facilmente por meio da assinatura digital.
A boa notícia é que essa tecnologia já existe e segue todas as normas e regulamentações no Brasil. A assinatura digital é uma tecnologia usada para assinar documentos eletrônicos, como arquivos em PDF, por exemplo.
Para garantir toda a segurança necessária, são utilizadas chaves criptografadas, garantindo que cada assinatura seja única e não possa ser copiada ou adulterada.
No artigo abaixo explicamos como assinar digitalmente um documento e as diferenças entre a autenticação digital e a eletrônica. Boa leitura!
O que é assinatura digital?
A assinatura digital é uma técnica que utiliza criptografia para conferir segurança e integridade aos documentos eletrônicos.
Ela deu lugar às assinaturas manuscritas que validavam os mais variados tipos de documento. Seu surgimento remonta ao ano de 2001, quando foi criada a ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).
Desde então, essa tecnologia começou a ser desenvolvida e autorizada no Brasil, permitindo que documentos pudessem ser assinados digitalmente, com toda a validade legal.
Porém, para contar com a assinatura digital é necessário ter o Certificado Digital, que é uma espécie de CPF ou CNPJ digital. Trata-se de um documento único e intransferível, que visa garantir a identidade do seu proprietário no ambiente virtual, também chamado de e-CPF ou e-CNPJ.
Para obter o certificado digital, é necessário procurar uma Autoridade Certificadora e fazer a solicitação.
Existem vários tipos de certificado digital, cada um com níveis de segurança, prazos de validade e finalidades diferentes. O modelo mais comum é o A1, que tem validade de um ano. Há também os modelos A3/S3/T3, que podem ter validade de até cinco anos e outros contam com recursos de segurança extra, como o carimbo de tempo.
Leia também::: A importância de implementar a Assinatura Digital no setor da saúde
Qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica?
Algo que precisa ficar claro é que assinatura digital é diferente de assinatura eletrônica. Ambas são realizadas no meio virtual, mas possuem diferenças fundamentais.
A assinatura digital, como mencionamos acima, só pode ser feita por meio do certificado digital. Ela conta com protocolos rígidos de segurança, que impedem sua cópia e tem amparo legal na validação de documentos eletrônicos.
Já a assinatura eletrônica não exige um certificado digital. Mas ela também conta com um sistema de segurança, como geolocalização, endereço IP do equipamento utilizado, fotografia, assinatura manuscrita e outros recursos.
A importância de um bom software de Assinatura Digital
Além do certificado digital, é de fundamental importância que o software utilizado para a assinatura digital proporcione segurança. Isso permite que a transferência de arquivos a serem assinados seja feita com agilidade e proteção.
Na Selbetti, você encontra essa tecnologia, com documentos assinados com um simples clique, com toda a segurança necessária. No software S-SIGN, a assinatura digital é armazenada no Blockchain AWS e possui segurança com validade jurídica.
Nosso sistema possibilita carregar os documentos a serem assinados e informar os dados dos signatários. Os signatários informados recebem por e-mail um link seguro para visualizar e assinar o documento.
Pronto! Com as assinaturas realizadas, o documento eletrônico está assinado e armazenado eletronicamente, com total segurança.
Com a Assinatura Eletrônica e Digital da Selbetti, sua empresa garante a validade jurídica de seus documentos sem a necessidade de impressão.
A nossa solução ainda permite rastrear o reconhecimento eletrônico por meio de certificados digitais, atribuindo autenticidade aos seus documentos e proteção após a autorização.
Então, não sofra mais com pilhas de papéis para serem assinados, ou com o deslocamento de pessoas para assinar Contratos, Termos de Responsabilidade, Acordos, Formulários ou Prescrições Médicas.
Embarque na tecnologia e faça tudo isso com apenas alguns cliques e total segurança! Sem papel, sem transporte e sem burocracia. Entre em contato com nossos consultores e descubra como assinar digitalmente um documento na sua empresa!
Caso queira se aprofundar ainda mais no assunto, confira nosso artigo: Conheça os benefícios da Assinatura Eletrônica.
Deixe um comentário