Em cenários cada vez mais competitivos, as empresas vêm demonstrando muito interesse nas novas tecnologias que aparecem para o comércio varejista. Softwares de automação comercial para varejo, por exemplo, estão em alta, já que essas soluções trazem uma série de benefícios.
Afinal, automatizar processos pode economizar horas de trabalho todos os dias para os proprietários de lojas e milhares de reais em despesas.
Mas a automação faz muito mais do que ajudá-lo a realizar tarefas mais rapidamente. Na verdade, seus benefícios são tão profundos que afetam praticamente todas as áreas do seu negócio.
No artigo abaixo, apresentamos soluções para varejo e equipamentos essenciais que não podem faltar no seu empreendimento. Acompanhe a leitura!
O que é automação de varejo?
Automação é o conceito e a prática de usar computadores e tecnologia para configurar sistemas, processos e fluxos de trabalho, de modo a trabalhar de forma independente, sem ou com o mínimo envolvimento humano. Ou seja, a equipe ganha produtividade para focar nas atividades estratégicas, enquanto robôs em forma de software realizam tarefas repetitivas e demoradas.
A automação usa tecnologia como aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA) para executar tarefas e prever cenários futuros. Mas é importante destacar, também, que a automação do varejo pode significar várias coisas, dependendo de para quem você pergunta.
Pode referir-se a:
- Automatização de processos manuais de varejo: isso inclui pontos como gerenciamento de estoque, contabilidade e escrituração, relatórios analíticos, compras e outras tarefas semelhantes e repetitivas;
- Comércio automatizado: aqui, estamos falando sobre compras automáticas, assinaturas, pagamentos recorrentes e conceitos semelhantes;
- Automação de marketing: a tecnologia torna possível definir e disparar sequências de e-mail, campanhas de redirecionamento e outras táticas de marketing para promover constantemente seu negócio sem sobrecarregar a manutenção;
Embora a automação comercial exija tempo e orçamento, especialmente no início, ela compensa como um investimento. Depois de investir em soluções para varejo, sua empresa e funcionários colherão os benefícios — de forma semelhante aos seus resultados financeiros.
Incorporando automação em seu negócio
A automação comercial para varejo já existe há um certo tempo. Isso significa que há uma ampla gama de opções disponíveis para o seu negócio. Tudo se resume a determinar seus objetivos e mapear suas necessidades para escolher a melhor tecnologia.
Para te ajudar, listamos algumas soluções de automação para varejo abaixo:
#1. Self-checkout
O self-checkout é um dos usos mais simples e comuns da automação de varejo. Ele consiste em uma alternativa de autoatendimento com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, dando-lhe maior autonomia.
Essencialmente, os clientes podem entrar e sair, enquanto a automação do varejo lida com a digitalização, preços e processamento de pagamentos.
#2. Robôs na loja
Os robôs também estão encontrando lugar nas lojas, estocando prateleiras, auxiliando os clientes e monitorando roubos.
Por exemplo, o Walmart tem até 1.000 lojas que usam robôs para escanear as prateleiras e alertar a equipe sobre estoque baixo, bem como embalar pedidos para agilizar o processo de atendimento de pedidos online.
Especialmente importante no contexto da COVID-19, os robôs automatizados também lidam com a limpeza e desinfecção, incluindo a coleta de sujeira junto ao meio-fio.
#3. Gestão de inventário
O gerenciamento de inventário automatizado é outro grande termo abrangente, pois pode significar uma série de coisas:
- Previsão de demanda;
- Relatório de inventário;
- Compra automatizada;
- Contagem de estoque;
- Alertas de estoque baixo;
- Alertas de estoque envelhecido;
Tudo isso pode ser controlado de forma automatizada por meio de soluções RFID, que permitem um levantamento de inventário mais rápido, prático e preciso.
Leia também::: Impressora para código de barras: Como escolher?
#4. Otimização da gestão
Utilizar sistemas de gestão de documentos e processos também é uma forma de levar a automação comercial para varejo ao seu negócio. E a Selbetti conta com uma solução completa neste quesito.
Os softwares de Gestão de Documentos ECM e de Gestão de Processos iBPMS da Selbetti garantem controle total dos conteúdos do seu varejo através de um moderno portal via web 100% integrável. Com informações centralizadas e consulta rápida, sua equipe contará com mais eficiência no desenvolvimento das atividades, diminuindo custos e potencializando as vendas.
Com o ECM e o iBPMS da Selbetti seu varejo obtém uma série de vantagens:
Centralização das informações
Controle de estoque, pedidos, compras, margens, lucros, entre outros, garantindo maior controle nos processos da sua loja.
Integração omnichannel
Nosso sistema permite integração entre sua loja física e loja online, alinhando as operações de ambos os canais para garantir decisões mais assertivas.
Automatização de processos
Além de gerenciar documentos, nossos softwares permitem também automatizar processos para que sua equipe possa focar nas vendas.
Acompanhamento em tempo real
Acompanhamento do andamento de cada processo do seu negócio, assim você garante que tudo esteja sob controle.
Personalização de acesso
Maior segurança da informação, uma vez que os conteúdos serão distribuídos somente às áreas que podem acessá-los.
Gestão das suas NF-es
Por meio da leitura do XML, o sistema indexa, armazena e disponibiliza notas de entrada, saída, importação, exportação, entre outros.
Leia também::: Automação: Tudo sobre robotic process automation (RPA)
Uma solução completa para varejo!
Como viu, usar soluções para varejo é uma das melhores formas de otimizar o tempo no seu negócio, reduzir custos e ter maior rentabilidade. E a Selbetti é o parceiro ideal para você.
Portanto, se é a otimização de resultados e o controle que você estava precisando para alcançar novas posições no mercado, entre em contato com a Selbetti e conheça nossa solução para varejo!
Deixe um comentário