Automação inteligente: entenda a relação entre RPA, BPM e AI

Automação inteligente: entenda a relação entre RPA, BPM e AI

Já ouviu falar em automação inteligente? Esse conceito ganha cada vez mais espaço nas empresas e pode ser aplicado também na sua. Confira!

A automação inteligente descreve o processo de transformação digital por meio do uso de análises e inteligência artificial para sistematizar a tomada de decisões. Dessa maneira, empresas conseguem tornar seus processos ainda mais claros e independentes.

Um relatório da consultoria PWC, intitulado “Intelligent automation: The future of digitalisation in organisations”, aponta o peso que a automação inteligente terá na digitalização das empresas, aliada à análise de dados, pode ajudar as organizações a oferecer resultados mais rápidos graças à maior precisão e eficiência operacional. 

Os avanços na análise estão permitindo que as empresas melhorem o desempenho e a produtividade, reformulam a estrutura organizacional, atualizem continuamente as formas de trabalho e tenham um impacto significativo na economia.

Ou seja, empresas que estão aderindo à automação inteligente estão conseguindo colher resultados em seus processos de forma muito mais rápida e assertiva. Quer saber mais sobre o tema, e como a Selbetti pode te ajudar? Confira o artigo que compartilhamos abaixo!

O que é a Automação Inteligente?

Automação inteligente é um termo que vem para descrever uma solução holística para a transformação digital, baseada principalmente no gerenciamento de processos (BPM) para orquestrar usuários, tarefas, sistemas e robôs (RPA) com base na necessidade de cada momento.

Por outro lado, também contempla o uso de analytics e inteligência artificial (especialmente machine learning) para tomar decisões de forma automatizada e inteligente, bem como a incorporação de case management para dotar os processos com flexibilidade suficiente para que cumpram e terminem o que começaram.

Por fim, vale ressaltar que outra característica fundamental dessa tendência é a integração entre os diversos sistemas da empresa, evitando a interação do usuário com cada um deles e a duplicação de dados. Para isso, está apoiada em quatro pilares: 

Robotic Process Automation (RPA)

Esse tipo de automação tecnológica utiliza robôs de software – que podem ser instalados em um PC, servidor físico ou máquina virtual – para automatizar o gerenciamento de tarefas anteriormente realizadas por humanos. 

Inteligência Artificial (IA) 

Algoritmos avançados de IA permitem que máquinas, robôs e software tomem decisões de forma inteligente e sem a necessidade de interagir com humanos. 

Gestão de processos de negócios (BPM)

Essa prática, conhecida como BPM por sua sigla em inglês, refere-se à operação de analisar e otimizar qualquer processo de negócios, ou seja, o conjunto de atividades que são realizadas em uma empresa. Um software BPM é responsável por automatizar a execução desses processos para evitar erros decorrentes da gestão manual.

Integração 

A automação inteligente deve garantir que os diferentes robôs de software estejam sincronizados para ter uma operação integrada, ágil e confiável. Na conexão entre sistemas, as APIs, ou seja, as interfaces de programação de aplicativos, desempenham um papel importante. 

Leia também::: 5 vantagens de fazer gestão de processos na sua empresa

Quais são as vantagens de usar a automação inteligente?

A automação inteligente aumenta o desempenho dos processos robóticos de software, permitindo que máquinas, robôs e aplicativos tomem decisões automatizadas graças ao aprendizado de máquina. 

As principais vantagens de implementar um sistema de automação inteligente são: 

  • Aumente a eficiência do processo: acelere os processos, garantindo que sejam concluídos com um alto nível de qualidade.
  • Aproveite ao máximo os bots: em vez de permitir que os bots executem tarefas individuais isoladamente, integre-os a outras tecnologias para automação inteligente.
  • Reduza as tarefas repetitivas dos funcionários: você pode ter certeza de que as tarefas rotineiras são realizadas de forma completa, eficiente e sem erros, graças às tecnologias inteligentes que ajudam a tomar decisões informadas.
  • Interprete o Big Data: a automação inteligente pode manipular e interpretar grandes quantidades de dados que levariam muito tempo para os humanos manipularem.
  • Reduza custos: a automação de tarefas pode realizar tarefas de trabalhadores, que podem então usar o tempo para realizar tarefas de maior valor agregado ou serem implantados em outro local da empresa.
  • Melhore a detecção e o gerenciamento de fraudes: tarefas automatizadas permitem garantir que a administração seja seguida ao pé da letra, e sistemas inteligentes podem identificar atividades suspeitas para detectar e prevenir fraudes.

Leia também::: Quais são as fases de implantação do BPM e como funcionam?

Como a Selbetti pode ajudar sua empresa

Automação inteligente é a introdução de inteligência artificial ou aprendizado de máquina em diferentes processos de negócios. Os softwares mais avançados utilizam essas tecnologias para minimizar o risco de erro na tomada de decisões, bem como para obter processos mais ágeis.

Além disso, saiba que adotar um sistema de automação inteligente é muito mais fácil do que se imagina. Aqui na Selbetti contamos com nossa plataforma Satelitti, que é a maior integradora cloud do mercado e que permite o gerenciamento das diversas tecnologias em um mesmo lugar.

Agora que você já sabe o que é a automação inteligente e suas vantagens para a empresa, confira também como a Selbetti pode te ajudar clicando aqui e vendo tudo o que a plataforma Satelitti pode oferecer ao seu negócio!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *