Independente da área da sua empresa, economizar custos com impressão é algo benéfico e que fará toda a diferença na otimização dos recursos. Saiba mais como fazer isso!
Já se perguntou como gastar menos tinta na impressão? Essa é uma dúvida que costuma aparecer sempre quando chega a hora de substituir os cartuchos de tinta ou toner da impressora. Afinal, esses insumos podem pesar no bolso, ainda mais quando você utiliza a impressão diariamente.
A boa notícia é que você não precisa abrir mão da impressão. Existem várias dicas e configurações que você pode aplicar no seu dia a dia para ajudar a reduzir o consumo e prolongar o tempo até a próxima recarga ou compra de cartuchos.
E, para explicar como gastar menos tinta da impressora, preparamos o artigo abaixo com alguns passos que você pode seguir. Confira!
1. Revise o texto para evitar re-impressões
Antes de enviar um documento para impressão, o primeiro passo é verificar se tudo está correto. Dessa forma, você evita ter que imprimir novamente (com o consequente gasto extra de papel e tinta), porque houve um erro no texto ou o layout não está adequado.
A função Preview, ou pré-impressão, presente em editores de texto e outros softwares, permite rever o texto, o design, o layout, entre outros, antes de enviá-lo para impressão, para verificar se está tudo correto.
2. Use qualidade de rascunho
Uma função muito interessante que pode ser encontrada nas opções de configuração da impressora é a possibilidade de imprimir em qualidade “rascunho” ou “baixa”.
Se for algo importante (como um documento profissional), e que exige melhor qualidade, basta ajustar manualmente a configuração no momento da impressão.
Mas, muitas outras coisas que são impressas podem ser feitas em qualidade de rascunho sem problemas, economizando tinta para impressão.
3. Aproveite ao máximo o papel
No menu de impressão, é possível encontrar opções para imprimir em uma única página em ambos os lados ou, se o tamanho da fonte permitir, ajustar o texto para incluir duas páginas em uma única folha. Essas configurações podem ajudar a otimizar o uso do papel.
4- Utilize o modo preto e branco
Ao imprimir documentos que não requerem cores específicas, opte pelo modo de impressão em preto e branco. Assim, você economiza os cartuchos de cores e não vai gastar tinta colorida de forma desnecessária.
5- Mantenha a impressora ligada
Você sabia que a impressora gasta um pouco de tinta sempre quando é ligada? Então, se você tende a usar o equipamento muitas vezes durante o dia, procure deixá-la ligada. Dessa maneira, você consegue gastar menos tinta.
6- Utilize um software de gestão de impressão
Por fim, vale a pena usar um software de gestão de impressão na empresa. Com ele, é possível saber quem imprimiu, em que quantidade e, com isso, ter um relatório completo sobre o uso das impressoras.
Também é possível reduzir — ou mesmo eliminar totalmente — que documentos pessoais sejam impressos na empresa, possibilitando gastar menos tinta da impressora.
Tracker: conheça o software de gestão de impressão da Selbetti
A Selbetti desenvolveu um dos melhores sistemas de gestão de impressões do mercado: o Tracker. Ele proporciona total controle e gestão das impressões e cópias no parque de impressões.
Com o Tracker, é possível identificar quem imprimiu determinado arquivo, quando fez isso, em qual equipamento, a quantidade de documentos impressos e até seu conteúdo.
Além do software, a Selbetti se destaca por seu Outsourcing de Impressão, fazendo a locação de impressoras e outros equipamentos para modernizar seu parque de impressão.
Com equipamentos modernos e com novas tecnologias, também é possível gastar menos tinta da impressora.
Para conhecer nossa solução completa Tracker e, com isso, gastar menos tinta da impressora, entre em contato e converse com nossos consultores!
E se você quiser continuar se aprofundando, leia nosso artigo O que é gerenciamento de impressão e qual sua importância.
Deixe um comentário