Em um mundo cada vez mais baseado na tecnologia, é quase uma questão de sobrevivência se adaptar. Por isso, muitas empresas vêm investindo em Outsourcing de TI para ter acesso aos melhores hardwares e softwares por um ótimo custo-benefício.
Essa tendência é evidenciada em um estudo da IDC Brasil, que prevê uma alta de 11% do mercado de TI em 2021. Segundo a pesquisa, serão contemplados investimentos em segurança, inteligência artificial, nuvem pública, modernização de sistemas de gestão (ERPs) e experiência do usuário.
E o Outsourcing de TI consegue unir tudo isso em suas soluções, sem que a empresa contratante precise gastar uma fortuna na aquisição de equipamentos ou realização de manutenção e suporte.
Quer entender um pouco mais sobre o tema? Então acompanhe a leitura do nosso artigo, vamos explicar o que é e como funciona o serviço.
O que é Outsourcing de TI e como funciona?
Outsourcing de TI é a contratação de empresas externas especializadas para executar serviços relacionados ao setor de Tecnologia da Informação de um negócio.
Entre os serviços que podem ser oferecidos no modelo de outsourcing estão:
- Locação de equipamentos de TI;
- Locação de impressoras;
- Softwares e opções de gerenciamento;
- Suporte técnico;
- Manutenção;
- Atualização;
- Reposição de peças;
O grande diferencial da terceirização de TI é que a partir dela se torna possível reduzir custos, alavancar a produtividade, modernizar a organização e ainda melhorar a conversão e retenção de clientes.
Isso porque a empresa de Outsourcing de TI fornece softwares e hardwares modernos e sempre atualizados, não sendo necessário que a contratante se preocupe com a compra, manutenção ou atualização.
Existem diversos tipos de outsourcing no mercado, desde o Outsourcing de Impressão e o Outsourcing de Ativos de TI até o Outsourcing de Infraestrutura de TI e o Full Outsourcing de TI.
A seguir, você pode conferir mais detalhes sobre os benefícios que a sua empresa terá ao optar por essa solução.
Benefícios do Outsourcing de TI
1- Customização e flexibilidade
Um dos grandes benefícios que o Outsourcing de TI pode proporcionar é a customização e a flexibilidade. Como o foco do serviço é suprir as necessidades da organização, são fornecidas soluções personalizadas e sob demanda.
Se o seu negócio for contratar o Outsourcing e Gestão de Ativos de TI, por exemplo, a empresa terceirizada começará o trabalho fazendo um levantamento para entender seus objetivos e necessidades empresariais. Dessa forma, fornecerá os equipamentos que mais se enquadram nas características identificadas.
Além disso, em caso de surgir a necessidade de gerenciar os hardwares, a empresa de outsourcing também poderá oferecer softwares de gestão, garantindo mais eficiência às rotinas operacionais.
2- Redução de custos
Muito além da compra de equipamentos e máquinas, é necessário também estar sempre realizando manutenção, atualização e reposição de determinadas peças. Nesse sentido, os custos com gestão de TI acabam sendo muito altos para as empresas.
Mas a notícia boa é que, com o Outsourcing de TI, é possível reduzir custos consideravelmente. Primeiro, porque ao invés de adquirir os equipamentos, é feita a locação. Segundo, porque os serviços de outsourcing são sob demanda, contratados conforme as necessidades do negócio e as soluções de manutenção e suporte estão inclusas.
Aqui na Selbetti, contamos também com plantão de atendimento, já que nunca se sabe quando o cliente vai precisar de suporte técnico.
3- Foco no core business
As empresas que implementam o serviço podem focar exclusivamente no desenvolvimento do negócio, sem perder tempo com interrupções por problemas no equipamento ou correndo atrás de fornecedores para suprir necessidades de atualização de sistemas e manutenção corretiva das máquinas.
Uma boa fornecedora de Outsourcing de TI vai realizar o controle remoto dos hardwares e softwares, entendendo quando deve realizar manutenção preventiva, atualização ou troca de peças para que a contratante possa continuar operando sem qualquer transtorno.
Soma-se a isso, a possibilidade de oferecer treinamento aos usuários após a instalação, atribuindo ainda mais agilidade às atividades.
4- Ganho de autoridade no mercado
A implementação de algumas tecnologias são muito importantes para otimizar processos, estar a um passo da concorrência e garantir a continuidade da empresa no mercado.
O problema é que nem sempre é possível adquirir esses recursos por um bom preço. Aí entra o Outsourcing: com o serviço, seu negócio tem acesso às melhores tecnologias de hardware e software disponíveis por um ótimo custo-benefício.
Além disso, todas as tecnologias oferecidas são desenvolvidas com base em normas e padrões, bem como na LGPD. Assim, a empresa poderá atuar com a tranquilidade de saber que as informações estão protegidas.
5- Acesso a tecnologias e equipamentos atualizados
Todos os anos são lançadas novas tecnologias e atualizações relevantes. Isso faz com que softwares e hardwares se tornem desatualizados em uma velocidade cada vez maior, demandando atenção dos gestores das empresas.
Ao optar pela terceirização dos serviços de TI, essa necessidade será resolvida, já que a empresa poderá ter acesso a equipamentos e sistemas sempre atualizados.
Como saber se a minha empresa precisa de Outsourcing de TI?
Alguns fatores podem ser avaliados para decidir se o Outsourcing de TI é a melhor opção para a sua empresa como:
- Necessidade de reduzir custos;
- Demanda por atualização;
- Expectativa de maior eficiência nas rotinas;
- Falhas no gerenciamento;
- Dificuldades em realizar a manutenção ou escolher um fornecedor confiável;
- Dificuldades para selecionar os equipamentos e tecnologias mais adequados às necessidades;
Caso você se identifique com alguma das características acima, o Outsourcing de TI pode vir a somar muito para o seu negócio, trazendo as vantagens que mencionamos anteriormente.
A dica é buscar por empresas de outsourcing consolidadas no mercado, que tenham certificações para demonstrar a qualidade dos serviços e estabeleçam uma relação transparente com os clientes.
A tecnologia vai determinar o futuro dos negócios
Investir em tecnologia se tornou fundamental nos negócios, principalmente em um contexto onde o consumidor é cada vez mais conectado e pandemias mundiais sacodem a economia.
Segundo a Gartner, até 2024 as empresas deverão planejar a transformação digital em pelo menos cinco anos para garantir a sobrevivência no mundo pós-covid-19.
Nesse ponto, o Outsourcing de TI pode ser o caminho para levar as melhores tecnologias à sua empresa de forma muito mais fácil, produtiva e por um bom custo.
Gostou do artigo e quer continuar se aprofundando? Então confira também nosso post Quais os principais tipos de Outsourcing de TI.
Deixe um comentário