Gamificação na educação: saiba o que é e como ela pode ajudar

Existem diferentes técnicas de aprendizagem, uma delas é a gamificação na educação. Ela se tornou amplamente conhecida entre os professores devido à boa aceitação em seus alunos.

Nesse modelo, seu caráter lúdico facilita o aprendizado de forma divertida, gerando neles uma experiência positiva.

Mas é fundamental que os alunos assimilem previamente as dinâmicas de jogos que serão realizadas para realizar a gamificação em sala de aula. Com isso, alcança-se maior envolvimento e, consequentemente, os objetivos propostos são alcançados.

É uma área que apresenta cada vez mais sucesso, e vem sendo implementado também em programas de formação de adultos. De acordo com um estudo da P&S Market Research, em 2022 o mercado de gamificação atingirá um volume de mais de US$ 20.000 milhões em todo o mundo.

No artigo que compartilhamos abaixo, detalhamos o que é a gamificação na educação, e como ela pode ajudar na melhora do conhecimento por parte dos alunos. Confira!

O que é a gamificação na educação?

A gamificação é uma técnica de aprendizagem baseada em jogos. Seu objetivo é alcançar melhores resultados entre os alunos por meio de dinâmicas que os envolvam e os motivem a progredir. 

As ferramentas de gamificação buscam criar um conceito dinâmico e personalizado de aprendizagem, com a qual os alunos se tornam protagonistas de sua própria evolução acadêmica.

Ganhar vidas, obter pontos ou passar de nível são algumas das recompensas que levam os alunos a se envolverem em seu próprio aprendizado por meio da gamificação. 

É uma prática educativa que entrou em cena em 2008, graças à evolução dos meios digitais. No entanto, cabe destacar que a questão do que é gamificação e o que ela pode contribuir para as salas de aula começou a ser investigada no início da década de 1980. 

Desde então, diversos estudos abordaram a possibilidade de inclusão de jogos ou videogames em sala de aula.

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De que forma a gamificação pode potencializar a aprendizagem?

A gamificação na educação está cada vez mais difundida nas diferentes fases de ensino: desde a fase Infantil, passando pelo Fundamental até aos níveis de ensino Médio. 

Isso porque permite gerar uma aprendizagem significativa no aluno, facilitando a internalização do conteúdo e aumentando sua motivação e participação utilizando os sistemas pontuação-recompensa-objetivo dos jogos.

É um sistema que contribui para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais atrativo. Para isso, utiliza a dinâmica do jogo em ambientes que, a priori, não são concebidos como lúdicos, como o aprendizado da matemática. 

Ao introduzir as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na sala de aula é muito importante fazê-lo a partir desta premissa básica: você sempre se conectará melhor com os alunos se fizer isso enquanto estiver jogando.

Uma das principais vantagens das TIC é que a grande variedade de recursos permite a sua adaptação a níveis de ensino e disciplinas muito diferentes. Por esta razão, eles podem ser usados ​​desde o estágio Infantil. 

O papel dos professores será fundamental para selecionar as aplicações, programas ou plataformas de aprendizagem que melhor se adequam a cada aluno. 

Além disso, a gamificação na educação é uma técnica que nos permite utilizar diversos recursos e ferramentas em sala de aula que ajudarão os professores a motivar os alunos, personalizar atividades e conteúdos com base nas necessidades de cada estudante, favorecer a aquisição de conhecimento e melhorar a atenção.

Como aplicar a gamificação na educação?

Nos últimos anos, diversas plataformas surgiram com o objetivo de promover a gamificação na educação. Algumas delas já estão sendo utilizados em instituições de ensino ao redor do mundo com excelentes resultados:

  • Edmodo: Esta é uma plataforma gratuita que permite a criação de salas de aula particulares que só podem ser acessadas por convite. Neles você pode ministrar uma aula com conteúdo em tempo real, avaliações e questionários que podem se tornar um jogo para incentivar os alunos. Além disso, está disponível em vários idiomas.
  • Kahoot: é uma das ferramentas de gamificação por excelência, onde é possível criar jogos competitivos de uma forma muito intuitiva para incentivar a aprendizagem: desde os típicos triviais aos jogos de recompensa. O Kahoot se tornou um dos recursos online mais usados ​​para fins educacionais.
  • Habitica: é a demonstração de que a gamificação na sala de aula não tem limites. Consiste em um jogo de role-playing em que recompensas são obtidas ou perdidas pelo cumprimento ou não das obrigações diárias. Esta ferramenta pode levar a gamificação a todas as áreas que você possa imaginar.
  • Quizizz: Mencionamos anteriormente que a competitividade é uma das vantagens dessa metodologia, e a Quizizz aproveita ao máximo esse conceito. Neste aplicativo é possível criar jogos de quiz competitivos e aqui eles podem ser desenvolvidos em diversos formatos.
  • Socrative: Perguntas de múltipla escolha retornam à gamificação. Neste caso, com o valor agregado de que podem ser realizados em tempo real, o que parece ainda mais interessante em seu modo Space Race, uma corrida espacial em que os participantes competem pelos melhores resultados.

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Aplique em sua instituição de ensino

Como foi possível acompanhar, a gamificação na educação é uma técnica que vem apresentando excelentes resultados no processo de ensino-aprendizagem. E com as ferramentas online disponíveis, fica fácil aplicar jogos educativos em sala de aula.

Dessa forma o aluno consegue assimilar o conteúdo mais rapidamente, ao mesmo tempo que desenvolve outras competências essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é a gamificação na educação e como ela pode ajudar. E para seguir ampliando seu conhecimento, confira também nosso artigo “Tecnologias digitais na educação: 5 formas de aumentar a produtividade no ensino”.


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