Com o avanço da tecnologia, buscar formas de melhorar e automatizar processos se tornou cada vez mais frequente. Nas indústrias, nas linhas de produção e na fabricação de diversos itens já é uma prática extremamente comum.
Porém, quando falamos em automatizar atividades administrativas, ainda é uma prática pouco conhecida. O RPA é uma dessas soluções que veio para otimizar tempo, reduzir custos e trazer mais produtividade as empresas.
Segundo o Gartner, instituto de pesquisa e consultoria na área tecnologia da informação, o mercado para automação de processos por robótica crescerá 41% de ano em ano até 2022. O RPA veio para promover a transformação digital e mudar a maneira como sua empresa enxerga e interage com a tecnologia.
O que é o RPA?
De madeira bem simplificada, o RPA – Robotic Process Automation, ou em português, Automação Robótica de Processos, é uma tecnologia que tem como função promover a eficiência operacional.
De forma simplificada, o RPA é um robô em forma de software que realiza tarefas administrativas, capturando e interpretando comandos a fim de processar uma transação e se comunicar com outros sistemas, automatizando todas as atividades humanas rotineiras com o objetivo de otimizar a execução das ações dentro de um processo.
As formas de usar o RPA são as mais variadas possíveis, desde algo simples quanto gerar uma resposta automática, até implantar milhares de bots, programados para automatizar tarefas em um sistema, capturando e interpretando aplicativos para processar uma transação, manipular dados, disparar respostas e se comunicar com outros sistemas digitais.
Essa implementação apesar de parecer complexa, é bem simples e traz a empresa, agilidade nas operações e reduzi custos, realizando um ciclo de produtividade muito maior, com robôs programados para realizar atividades vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.
Além disso, permite que os profissionais dediquem mais tempo as atividades estratégicas, atendimento aos clientes ou a outras atividades com alto valor agregado. Desta forma, o capital intelectual dos profissionais pode ser usado em atividades estratégicas e criativas.
Atividades que podem ser automatizadas com o RPA
As possibilidades são infinitas, mas pontuamos aqui algumas atividades possíveis de automatizar com o RPA:
• Envio de cobranças e notificações;
• Cálculos complexos;
• Encerramento de contas;
• Processamento de pedidos;
• Monitoramento de tarefas automatizadas;
• Geração de relatórios de conformidade;
• Atualização de perfis de clientes e funcionários;
• Gerenciamento do banco de talentos – departamento de RH; • Registro, modificação, validação e análise dos dados da empresa.
Benefícios do RPA
São inúmeros ganhos alcançados com a implementação do RPA, além de poder ser utilizado em qualquer setor, mas vamos listar aqui alguns benefícios gerados a partir da automatização das tarefas.
Ganho em tempo
O RPA contribui na produtividade e nos resultados da empresa, aumentando a eficiência, independente do porte e segmento de mercado, até 5x mais rápido, com menos erros e com total rastreabilidade das ações.
Redução de custos operacionais
O RPA tem entre seus muitos benefícios, o fato de ser uma solução com a implementação rápida, simples, de baixo custo, se tornando atraente para as organizações com altíssimo poder de transformação e geração de valor para os negócios.
Elimina erros e duplicidades
Quando a entrada em dados em um sistema de forma manual, é muito comum deixar alguns erros pelo caminho – adição de letras e números, ou até mesmo esquecer de algum dado. Com os padrões e regras do RPA bem definidas, o risco de erros e duplicidade é eliminado.
Experiência do cliente
Os bots são capazes de resolver problemas sem a interrupção das atividades, pois tudo funciona de forma automática e sem a necessidade de ter uma pessoa controlando ou acompanhando as atividades, assim, os profissionais tem mais tempo para atender os clientes, prestando um serviço com alto valor agregado.
Integração entre sistemas e plataformas
Um dos principais diferenciais do RPA em relação às outras ferramentas de automação é a flexibilidade e adaptação a diversos tipos de processos.
O RPA se integra a diferentes sistemas e plataformas sem precisar de customização, uma vez que os bots usam interfaces já existentes, desta forma, permite o uso das informações de forma ampla e completa para diversas funções e
finalidades. E o melhor é que o retorno sobre esse investimento pode ser conseguido em até seis meses.
Vale a pena lembrar que para ter sucesso na implementação do RPA, você precisa se atento a três aspectos importantes:
Processos: é extremamente necessário entender todos os processos para que estejam preparados para receber os bots. Caso algum processo fique para trás, muito provavelmente, haverá uma sequência de erros no fim da atividade.
Governança: é necessário avaliar como fazer a expansão de maneira governada e controlada dessa tecnologia na organização, de forma que seja possível potencializar os ganhos e diminuir os riscos.
Automação: também é necessário identificar as melhores técnicas para o desenvolvimento e como treinar seu time para fazer o gerenciamento e a programação desses bots em ciclos ágeis.
A Selbetti oferece uma solução completa de RPA, desde a sua implementação e programação, até o suporte após todo o processo finalizado.
Para saber mais, acesse a nossa página exclusiva de RPA clicando aqui!
Deixe um comentário