RPA na indústria: o que é + benefícios da tecnologia

Saiba como o uso de um software RPA na indústria pode acelerar processos e melhorar a competitividade no mercado!

Você já ouviu falar em software RPA na indústria? Essa tecnologia consiste na criação de robôs de software para automatizar tarefas repetitivas e rotineiras normalmente executadas pelos colaboradores.

Em cenários cada vez mais competitivos, as indústrias veem na automação de tarefas demoradas e repetitivas uma oportunidade de ganhar escala e melhorar a eficiência operacional. 

Se você quer entender melhor a definição e quais os benefícios do RPA no setor industrial, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é tecnologia RPA?

RPA é a sigla para Robotic Process Automation, que em português significa Automação de Processos Robóticos. É uma tecnologia que permite a automação de tarefas rotineiras e repetitivas através da utilização de robôs de software.

Esses robôs de software são programados para executar tarefas repetitivas, seguindo uma sequência lógica de ações e interagindo com sistemas. Dessa forma, é possível automatizar processos de negócios em diferentes áreas, como a industrial, de finanças, recursos humanos, entre outras.

Com a tecnologia RPA, as empresas podem aumentar a eficiência, reduzir erros, melhorar a qualidade do trabalho, reduzir custos e liberar a equipe para se concentrar em tarefas mais estratégicas e de maior valor agregado. 

Ou seja, o objetivo do RPA não é substituir pessoas, mas garantir mais produtividade, para que elas se concentrem em atividades importantes para o core business.

Qual é a importância de utilizar um software RPA na indústria?

A indústria pode se beneficiar significativamente com o uso de um software de automação de processos RPA. Sobretudo, porque muitos dos processos nesse setor são rotineiros e repetitivos, envolvendo muita entrada de dados manual e processamento de informações. 

Além disso, a indústria lida frequentemente com grandes volumes de dados, o que pode aumentar a probabilidade de erros humanos. Dessa maneira, ao implementar uma tecnologia RPA na indústria, é possível: 

  • aumentar a eficiência operacional;
  • reduzir custos;
  • melhorar a qualidade do trabalho;
  • aumentar a satisfação do cliente;
  • diminuir a chance de erros;
  • entre outros.

Leia também::: Automação: Tudo sobre Robotic Process Automation (RPA)

Exemplos da tecnologia RPA na indústria

Confira a seguir alguns exemplos de aplicação do RPA na indústria!

Recursos Humanos

Um dos departamentos mais automatizados é o de Recursos Humanos. Isso porque são muitos os procedimentos que eles precisam realizar no dia a dia, alguns deles repetitivos e baseados em regras muito específicas.

Por exemplo, os cadastros e desligamentos de pessoal, requerem documentação específica e cuja gestão se baseia em preenchimento de informações e lançamentos. A tecnologia RPA é capaz de robotizar grande parte desses processos, agilizando os procedimentos, principalmente em períodos de pico de demanda.

Cadeia de suprimentos

Outra área que se beneficia com a implementação do RPA é a cadeia de suprimentos. Trata-se de um setor onde muitos perfis intervêm, ou seja, depende de fornecedores, transportadores e pessoal próprio do negócio.

Também costuma ser uma das áreas mais complicadas de gerenciar, devido à quantidade de dados e informações que são trocadas por meio de diferentes sistemas e formatos.

Nesse sentido, a automação de processos melhora a velocidade do ciclo de vida da cadeia de suprimentos, economizando custos, principalmente nas tarefas de: 

  • Gestão de estoque (controla o estoque de ativos);
  • Faturamento (recebimento de faturas por diferentes mídias, padronização e inclusão no banco de dados correspondente);
  • Fornecedores (comparação de catálogos de produtos de diferentes fornecedores, escolha da melhor opção e elaboração de relatórios) 
  • Devoluções;

Além desses exemplos acima, a tecnologia RPA também pode ser utilizada em diversos outros setores da indústria. Isso porque um software RPA pode ser programado para aplicar regras e tomar decisões com base em cenários pré-determinados. Assim, executa tarefas como realizar cálculos, conectar interfaces de aplicativos, preencher formulários e  muito mais.

Outras possibilidades são programá-lo para abrir e-mails com anexos,  ler e incluir informações em bancos de dados, extrair dados estruturados de documentos e coletar informações da internet. 

A tecnologia RPA veio para transformar o setor industrial!

Sem dúvidas, o RPA é uma tecnologia que veio para transformar as rotinas do setor industrial com mais produtividade, eficiência e agilidade. 

Agora que você já conhece alguns benefícios da tecnologia RPA na indústria, que tal continuar se aprofundando no tema? Leia também nosso artigo  Potencialize seus resultados com a automação de processos – RPA.

E caso esteja procurando por um software de automação de processos, conheça o RPA da Selbetti e alavanque os seus resultados com a melhor ferramenta do mercado para a indústria!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *