Segurança de dados: 5 práticas para proteger a sua empresa

Quando se fala em segurança de dados para empresas, todo detalhe é importante. E isso vale para empresas de todos os tamanhos.

Não é nenhum segredo que, embora os cibercriminosos geralmente tenham como alvo grandes empresas, organizações menores também são atraentes para eles. A lógica é simples: as pequenas empresas geralmente seguem uma mentalidade comum de “não há muito o que roubar”, usando menos controle e, consequentemente, estratégias de proteção de dados fáceis de violar.

E os hackers buscam informações das empresas e seus clientes com a clara intenção de abusar financeiramente de organizações e consumidores em geral. Na verdade, de acordo com o relatório de violação da Verizon, 71% dos ataques hackers geralmente são motivados por questões financeiras.

Foi por isso que preparamos o artigo abaixo, com as melhores práticas que você pode usar em segurança de dados na sua empresa, e onde também apresentamos como a Selbetti pode lhe ajudar. Siga a leitura e descubra!

Conheça seus dados

É impossível proteger algo que você não sabe que existe. Portanto, o primeiro passo quando se fala em segurança de dados é reconhecer seus dados e sua sensibilidade com um alto grau de precisão.

Você deve saber exatamente como seus dados são usados, quem os está usando e onde eles são compartilhados. Extraia dados de todos os lugares, incluindo vários dispositivos e serviços em nuvem, e categorize-os de acordo com sua sensibilidade e acessibilidade.

Em seguida, crie as melhores práticas, programas e protocolos de segurança de dados em torno dele.

Leia também::: Como fazer uma boa Gestão de Documentos?

1. Identifique dados confidenciais e classifique-os.

Você precisa saber exatamente quais tipos de dados você possui para protegê-los de forma eficaz. 

Para começar, deixe sua equipe de segurança verificar seus arquivos de dados e preparar relatórios sobre as descobertas. Posteriormente, eles podem organizar as informações em categorias com base em seu valor para sua organização.

A classificação pode ser atualizada à medida que os dados são criados, alterados, processados ​​ou transmitidos. Ajudaria se você também criasse políticas para impedir que os usuários falsifiquem o grau de classificação. Apenas usuários privilegiados devem, por exemplo, ter permissão para fazer upgrade ou downgrade da classificação de dados.

2. Tenha uma política de uso de dados 

É claro que a classificação dos dados por si só não é suficiente. Você precisa desenvolver uma política que defina os tipos de acesso, os critérios baseados em classificação para acesso aos dados, quem tem acesso, o que constitui o uso adequado dos dados e assim por diante. 

Restrinja o acesso do usuário a determinadas áreas e desative quando terminar o trabalho. Não se esqueça de que deve haver fortes repercussões para todas as violações de política.

3. Monitore o acesso a dados confidenciais.

Você precisa oferecer o controle de acesso certo para o usuário certo. Limite o acesso às informações com base no conceito de privilégio mínimo. 

Isso significa que apenas os privilégios necessários para realizar a finalidade pretendida devem ser oferecidos. Isso garantirá que o usuário certo esteja usando os dados. Veja algumas permissões necessárias que você pode definir:

  • Controle total: O usuário pode assumir a propriedade total dos dados. Isso inclui armazenar, acessar, modificar, excluir dados, atribuir permissões e muito mais.
  • Modificar: O usuário pode acessar, modificar e excluir dados.
  • Acesso: O usuário pode acessar, mas não pode modificar ou excluir dados.
  • Acessar e modificar: O usuário pode acessar e modificar os dados, mas não pode excluí-los.

4. Proteja os dados fisicamente

A segurança física geralmente é negligenciada ao discutir as melhores práticas de segurança de dados. 

Você pode começar bloqueando suas estações de trabalho quando não estiverem em uso para que nenhum dispositivo seja removido fisicamente de seu local. Isso protegerá seus discos rígidos ou outros componentes sensíveis onde você armazena dados.

Outra prática útil de segurança de dados é configurar uma senha do BIOS para impedir que os cibercriminosos inicializem em seus sistemas operacionais. 

Dispositivos como unidades flash USB, dispositivos Bluetooth, smartphones, tablets e laptops também requerem atenção.

5. Utilize um software de gestão de documentos

Falamos acima sobre a importância de saber quais são suas informações, para que você possa implementar ações de segurança de dados para protegê-las. E quando se fala em documentos, ter um sistema de gestão é essencial.

A gestão de documentos é um conjunto de métodos criados com o objetivo de garantir o arquivamento correto, seguro e organizado de qualquer documento, levando em consideração aspectos como natureza, regras de descarte, autorização de acesso e frequência de uso.

Com o passar do tempo, o volume de arquivos produzidos por um negócio pode aumentar bastante e, se não houver um bom gerenciamento, esse ponto pode desencadear problemas de lentidão processual, extravios de documentos importantes, sem falar na falta de espaço físico e os riscos de vazamentos. 

Logo, a gestão documental assume grande importância para preservar as informações empresariais, otimizar rotinas e auxiliar na competitividade, garantindo um funcionamento sustentável das operações. 

Leia também::: Conheça o software para Gestão de Documentos – ECM da Selbetti

Conte com a Selbetti

E aí? Das práticas recomendadas que listamos acima, qual delas você já implantou na sua empresa para garantir sua segurança de dados? Se mais de uma, ótimo!

Mas se ainda não implantou nenhuma, não perca mais tempo! Deixar seus dados expostos a ataques, ou mesmo mal uso, pode trazer sérias consequências à imagem da sua empresa, e mesmo render multas de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

E em relação à gestão de documentos, saiba que a Selbetti é referência na área, com um dos melhores softwares de gestão de documentos do mercado.

O módulo ECM do Satelitti veio para facilitar seu gerenciamento de documentos, oferecendo funcionalidades como organização e padronização dos documentos, monitoramento de versões, controle de temporalidade, além de captura, indexação, distribuição e recuperação. 

Ele ainda pode ser integrado com outras soluções da plataforma Satelitti, como o S-SIGN, módulo de assinatura digital e eletrônica, e o BPMS, módulo de gestão de processos de workflow.

Por fim, esperamos que o artigo sobre as melhores práticas para segurança de dados seja útil para sua empresa e, para contar com nosso sistema, clique aqui e converse com nossos consultores!


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