Utilizar tecnologia para varejo é uma das melhores formas de ganhar eficiência e produtividade. Afinal, adotar ferramentas possibilita aperfeiçoar estratégias e alavancar processos.
Nesse sentido, as empresas estão implementando iniciativas de transformação digital para ganhar tempo de lançamento no mercado, permanecer competitivas e otimizar a experiência do cliente. A demanda é tanta que, estima-se, o mercado de transformação digital deverá atingir US$ 3,2 trilhões até 2025, de acordo com um relatório recente da Meticulous Research.
Mas, afinal, quais são as melhores tecnologias para varejo? Quais ferramentas valem a pena implementar? Para responder a essas dúvidas, preparamos o artigo abaixo com 5 tendências para acelerar os seus resultados no varejo. Acompanhe a leitura!
1. Solução para automação de processos
A automação de processos é vista como um ganho operacional nos mais diversos setores, e no varejo não é diferente.
Ferramentas de gestão de processos de negócios (BPM, na sigla em inglês) são utilizadas para modelar, implementar e automatizar fluxos de trabalho, com o objetivo de melhorar o desempenho operacional nas empresas.
Por meio de um software BPMS, é possível acelerar os processos internos e reduzir custos, obtendo melhores resultados.
O iBPMS Selbetti, por exemplo, é um software 100% cloud, que tem como principal objetivo automatizar processos.
Esse sistema garante benefícios como ganho de performance, além de facilidades na busca de informações, mensuração de resultados, identificação de falhas e configuração de regras de negócios.
Ele também possibilita um controle efetivo de responsabilidades, prazos de SLA, documentos envolvidos no processo e de todo o ciclo da cadeia produtiva.
O iBPMS se destaca, ainda, por oferecer diversas funcionalidades, como:
- Customização de processos;
- Criação de formulários online;
- Acompanhamento de processos em tempo real;
- Identificação de pontos de melhoria;
- Configuração de documentos padrão;
- Padronização e automatização das solicitações;
- Controle de prazos das principais atividades do processo;
- Integração com os sistemas da empresa;
- Realização de tarefas pelo smartphone;
- Sistema de alerta para manter controle de prazos e tarefas agendadas;
- Entre outras funcionalidades.
2. Melhores campanhas de marketing
O marketing digital também é considerado quando se fala em tecnologia para varejo, e tende a produzir resultados mais rápidos – e mensuráveis – do que os métodos tradicionais.
Isso porque você pode realizar campanhas de marketing direcionadas a um público específico, pois são estudados os interesses, comportamento nas mídias sociais e características demográficas mais específicas do público.
Além desse fator, o marketing digital tende a ter um maior alcance nas ações, o que potencializa o aumento da taxa de conversão.
E, nesse sentido, o uso de algumas ferramentas podem ajudar no processo, como é o caso da Pricefy by Selbetti. Entre suas várias aplicações, ela permite simplificar a produção de criativos, através da ferramenta arrasta e solta para a construção de peças com informações e imagens corretas.
Desta forma, é possível atrair muito mais clientes com publicação nas redes sociais como Facebook e Instagram, além de permitir campanhas segmentadas no WhatsApp.
Leia também::: Tendências tecnológicas para 2022: conheça 6 para aplicar na sua empresa
3. Precificação inteligente
Quem quer perder dinheiro e tempo? Ninguém, não é mesmo? Por isso, a precificação inteligente tem um papel fundamental para acelerar seus resultados, ao mesmo tempo que valoriza o seu PDV e reduz os custos.
Por meio da solução Pricefy, as etiquetas de preços são geradas de forma automatizada, utilizando um visual customizado. Assim, é possível ganhar agilidade no processo e diminuir os gastos com impressões erradas.
Além disso, essa tecnologia permite manter o controle das etiquetas que já foram impressas, notificando o usuário quando os produtos precisam ter seus preços substituídos nas etiquetas.
Esse processo de etiquetagem inteligente ainda permite o acompanhamento dos indicadores de cada PDV, através de dashboard e relatórios gerenciais.
4. Gestão de Documentos e Conteúdos Corporativos
A Gestão de Documentos é um conjunto de métodos criados com o objetivo de garantir o arquivamento correto, seguro e organizado de qualquer documento. Para isso, se consideram aspectos como natureza, regras de descarte, autorização de acesso e frequência de uso.
Essa é uma forma de possibilitar que o setor varejista otimize seu tempo e espaço.
Afinal, com o passar do tempo, o volume de arquivos produzidos por um negócio pode aumentar bastante e, se não houver um bom gerenciamento, esse ponto pode desencadear problemas de lentidão processual, extravios de documentos importantes
Isso sem falar na falta de espaço físico e os riscos de vazamentos.
Logo, um software para gestão de documentos no varejo é de grande importância para preservar as informações, otimizar rotinas e alavancar a competitividade, garantindo um funcionamento sustentável das operações.
Leia também::: O que é Gestão de Documentos e como funciona?
5. Automação de tarefas repetitivas
A automação de tarefas é outra forma de usar a tecnologia ao seu favor no varejo.
Por meio do RPA (Robotic Process Automation), um bot (robô de software) é desenvolvido para automatizar tarefas repetitivas dos usuários.
Esse robô vai desenvolver todas as tarefas do fluxo de automação, buscando no seu sistema as informações necessárias para cada etapa. Ele é capaz de adaptar-se às circunstâncias de mudanças, exceções e entender interações e regras de negócio.
Isso garante maior praticidade para o dia a dia, ao mesmo tempo em que otimiza o tempo da equipe.
Tecnologia para varejo é na Selbetti!
Como você viu, a tecnologia tem um enorme potencial para o varejo. Ela pode ajudá-lo a conhecer melhor o cliente, aumentar as vendas, reduzir ou eliminar filas, tornar a cadeia de suprimentos mais eficiente, entre outras possibilidades.
Com mais de 4 décadas no mercado e o título de Maior Integradora de Outsourcing em TI do Brasil, a Selbetti reúne mais de 7 soluções para o varejo:
- Outsourcing de impressão de cartões;
- Impressão de etiquetas térmicas;
- Outsourcing e gestão de impressão;
- Outsourcing de Ativos de TI (locação de equipamentos de TI);
- Software de Gestão de Documentos (ECM);
- Software de Gestão de Processos (iBPMS);
- Software de Automação de Processos (RPA);
Para conhecer mais sobre nossas tecnologias para varejo, clique aqui e fale com nossos consultores!
Deixe um comentário