9 Vantagens do totem de autoatendimento no varejo

O totem de autoatendimento é uma solução de software de automação amplamente adotada atualmente no varejo. De fato, com ele é possível que sejam realizadas diversas operações de forma autônoma, dispensando a necessidade de funcionários em determinadas funções e interações com o público.

Geralmente, o totem possui formato de terminal interativo, com uma interface amigável de fácil utilização. Existem diversas funções do totem que podem ser realizadas, como por exemplo, o pagamento de compras, a consulta de preços, emissão de cupons, recargas de celular, entre várias outras possíveis tarefas.

Tendo em vista tantas possibilidades com o totem de autoatendimento no varejo, entenda a seguir como é possível adotá-lo e quais as principais vantagens que esta solução pode trazer ao seu negócio.

Conheça as 9 vantagens que o totem de autoatendimento proporciona ao seu comércio

Implementar um totem de autoatendimento pode trazer diversas vantagens no varejo. Conheça os principais benefícios:

1 Agilidade e eficiência no atendimento

Com o totem, os clientes realizam operações de forma muito rápida e prática. Dessa forma, eles podem ser configurados para desempenhar determinadas tarefas e auxiliar diferentes áreas da empresa (como RH, comercial, marketing, entre outros). Como resultado, há a redução de filas e melhoria da experiência do consumidor.

2 Gestão de custos e redução de erros

Com o totem de autoatendimento no varejo, é possível reduzir erros com pedidos e além disso, diminuir o quadro de funcionários em determinadas tarefas, enxugando consideravelmente os custos com mão de obra.

3 Otimização do espaço físico  

Estes dispositivos podem ser instalados em áreas estratégicas da sua loja, dessa forma otimizam o espaço e incentivam a circulação de clientes.

4 Aumento das vendas  

Por facilitar e tornar mais rápidas as compras, os totens reduzem filas e incentivam ainda mais os clientes a comprarem, impactando positivamente o faturamento do negócio.

5 Aumenta base de clientes  

O totem de autoatendimento no varejo aumenta o alcance de clientes, gerando mais oportunidades de vendas.

6 Atendimento 24 horas

Eles podem funcionar 24 horas por dia, garantindo disponibilidade de atendimento até mesmo em horários alternativos ou em períodos de grande movimento.

7 Coleta de dados e informações

Os totens de autoatendimento podem ser configurados para coletar informações sobre as preferências e comportamentos dos clientes, ajudando na tomada de decisões e na elaboração de estratégias de marketing mais eficientes para o negócio.

8 Inclusão digital  

A adoção de totens de autoatendimento pode contribuir para a inclusão digital de clientes, especialmente aqueles que não possuem acesso à internet ou dispositivos móveis. Além disso, podem implementar uma cultura digital para o negócio, podendo obter mais destaque na área de atuação.

9 Aumenta a satisfação da equipe

Quando os totens ajudam com autoatendimento, a equipe se mantém mais focada e motivada. Assim, os funcionários atuam auxiliando os clientes apenas quando há necessidade e assim desempenham menos tarefas monótonas.

Funções e negócios varejistas que podem adotar o totem de autoatendimento

O totem de autoatendimento pode ser empregado em diversas funções e diferentes tipos de comércio varejista. Entre elas, destacamos as principais:

  • Supermercados e hipermercados: adotados para consulta de preços, pesagem de produtos, recarga de celular. Também podem realizar pagamento de compras (caixa rápido) e encomenda de produtos não disponíveis na loja física;
  • Restaurantes e fast-food: adotados para realizar pedidos, efetuar pagamentos e emitir cupons promocionais, agilizando o atendimento e reduzindo filas;
  • Lojas de roupas, calçados e acessórios: empregados para consulta de preços, encomenda de tamanhos e cores específicas, visualização de produtos com realidade aumentada e integração com programas de fidelidade;
  • Farmácias e drogarias: disponibilizados para consulta de preços, encomenda de medicamentos, pagamento de compras e coleta de informações para programas de fidelidade. Quando adotados para pedidos, eles podem gerar maior liberdade de clientes, sendo assim evitam constrangimentos;
  • Postos de combustível e lojas de conveniência: facilitam o pagamento de combustível e produtos da loja, além de recarga de celular e consulta de preços;
  • Eletrônicos e eletrodomésticos: exibem informações detalhadas sobre os produtos, além disso, permitem encomendas de itens específicos e facilitam o pagamento de compras;
  • Cinemas, teatros e casas de eventos: adotam os totens para a compra e retirada de ingressos, consulta de horários e promoções;
  • Agências de viagem e turismo: não só empregados para consulta de informações sobre destinos, como também podem reservar e receber pagamento de pacotes de viagem, passagens aéreas e hospedagem;
  • Bancos e instituições financeiras: realizam operações bancárias, como consulta de saldo, transferências e pagamentos de contas, além de fornecer informações sobre produtos e serviços financeiros;
  • Shoppings e centros comerciais: quando instalados em áreas comuns, fornecem informações sobre lojas, eventos e promoções. Além disso, eles podem oferecer serviços como recarga de celular e consulta de saldo de cartões-presente.

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