A importância da ética na IA: desafios e oportunidades

A importância da ética na IA: desafios e oportunidades

Ética na IA: será que a sua empresa está garantindo o uso responsável dessa tecnologia?

A McKinsey realizou uma pesquisa recentemente chamada “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, que mostra que a inteligência artificial foi destaque em meio às tecnologias mais aclamadas dos últimos anos.

Só em 2024, 72% das empresas globais disseram já ter adotado a IA, um número muito maior do que os 55% registrados em 2023.

Não há como negar que a IA revolucionou a nossa forma de trabalho e a forma com que enxergamos as coisas – e ela ainda está fazendo isso. Porém, sua ascensão levanta questões urgentes, como governança e ética na IA, que precisam ser debatidas. 

Sua empresa faz parte do grupo que já utiliza inteligência artificial ou que está cogitando investir nessas soluções em 2025? Então prepare-se porque o artigo de hoje é para você! 

Ética na IA: o que ela representa?

A ética na inteligência artificial é um termo que está relacionado ao uso responsável da tecnologia, considerando todos os impactos que ela causa, sejam eles sociais, econômicos ou culturais.

Seu objetivo é certificar que a IA não discrimine, manipule ou tome decisões prejudiciais a grupos ou indivíduos, o que ocasionaria consequências graves tanto para a confiança nas tecnologias como para a sociedade como um todo.

Além da conscientização, a ética e IA também envolve outro aspecto: transparência. 

Empresas que estão dispostas a usar inteligência artificial precisam se comprometer a explicar a atuação da tecnologia no ambiente corporativo, e esclarecer quais dados são usados para treinar suas ferramentas. 

LEIA TAMBÉM | IA generativa no atendimento ao cliente: desafios e boas práticas

Quais são os desafios para garantir a ética na IA

Um dos desafios mais críticos para garantir a ética no uso de inteligência artificial é, sem dúvida, o viés nos algoritmos. 

Quando falamos em IA, precisamos compreender que ela é treinada com base em dados humanos e informações historicamente coletadas. Ou seja, se os dados utilizados nesses treinamentos forem enviesados, os resultados gerados pela IA, consequentemente, também serão. 

Corrigir e monitorar esses vieses é, portanto, uma das ações mais necessárias. E isso exige não só o uso de tecnologias de ponta, encarregadas de identificar e mitigar esses preconceitos nos dados, como também um olhar crítico dos profissionais que desenvolvem e usam os sistemas.

Outro obstáculo para se tornar verdadeiramente ético é a falta de uma regulamentação padrão. Como todos sabem, as leis e diretrizes atuais variam de país para país, e a ausência de uma uniformidade dificulta a implementação e o cumprimento regular das práticas éticas. 

Além disso, temos outro ponto que exige nossa atenção: muitas empresas têm priorizado a inovação acelerada, privilegiando esse avanço em detrimento da ética. Resultado? Isso tem gerado dilemas entre lucro e responsabilidade social.

Como garantir a ética na IA

Para as empresas que estão preocupadas em garantir a ética no uso da IA, o trabalho deve começar agora! 

Implementar políticas internas robustas, com base em princípios de transparência, justiça e privacidade, é o primeiro passo a ser dado. Em seguida, é preciso assegurar que essas políticas não fiquem apenas no papel, mas sejam aplicadas diariamente em todo o contexto corporativo.

Após isso, deve-se também estudar investimentos em capacitação e treinamentos, de modo a instruir todos os colaboradores e times sobre os riscos associados ao uso da IA e como mitigá-los. 

E o trabalho não para por aí…

A realização de auditorias em sistemas de IA, que integram o parque tecnológico da empresa, bem como nos processos envolvendo seu uso, também precisa fazer parte da rotina para identificar possíveis falhas, como vieses nos dados ou comportamentos inadequados por parte dos operadores.

LEIA TAMBÉM | 6 Vantagens da Inteligência Artificial no Varejo

Selbetti: o compromisso com a ética na IA é um dos nossos lemas!

Maior provedora de soluções em tecnologia do Brasil, a Selbetti entende a importância de seguir princípios éticos no universo tecnológico.

Por isso, além de desenvolver soluções com inteligência artificial integrada, a empresa fortaleceu seu portfólio por meio de uma aliança estratégica com a InterCompany.

Com a parceria, a Selbetti amplia sua atuação em TI como estratégia de negócio, oferecendo um conjunto completo de tecnologias, incluindo computação em nuvem, cibersegurança, inteligência artificial, automação de processos e consultorias especializadas.

Com a abordagem one-stop-tech, a Selbetti se posiciona como parceira ideal para empresas que buscam integração total de soluções tecnológicas, garantindo inovação e eficiência para a operação.

O futuro é IA, e você precisa de soluções inteligentes para levar sua empresa ao topo. Conte com a Selbetti nessa caminhada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *