Principais ferramentas tecnológicas na educação

O uso de ferramentas tecnológicas na educação nunca se mostrou tão necessário. Afinal, elas permitem dar um novo rumo à aprendizagem e promovem experiências ainda mais enriquecedoras em sala de aula.

Sem falar que as tecnologias já estão nas mãos dos próprios alunos: seus aparelhos celulares. Esses dispositivos e muitos outros podem ser utilizados de forma didática para ajudar os estudantes a completarem as tarefas.

Independente do tipo de atividade educacional, seja ensaio de pesquisa, apresentação, projeto de ciências ou relatório de matemática, existem várias ferramentas disponíveis para tornar o processo mais envolvente para os alunos.

Abaixo, apresentamos uma lista com as principais ferramentas tecnológicas que podem transformar a sua sala de aula. Vamos lá? Boa leitura!

Formulários Google

Uma das melhores maneiras de envolver os alunos em sala de aula é oferecer a eles uma maneira fácil (e até anônima) de fazer perguntas, receber feedback ou, até mesmo, entrar em contato com o professor. 

Embora existam muitas maneiras de fazer isso, um dos métodos universalmente acessíveis e gratuitos é o Formulários Google.

Fazer perguntas e solicitações específicas para os alunos pode ser útil para detectar algumas dificuldades e entender as expectativas de todos. Pergunte, por exemplo, se houve algum momento durante a lição em que o aluno ficou confuso, e ofereça a opção de responder anonimamente para que ele não hesite na resposta.

Isso permite melhor participação dos alunos, ao mesmo tempo que o professor compreende de forma mais clara o desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula.

Leia também::: Locação de Impressoras: principais tipos de impressoras que você pode alugar

Gamificação

As escolas estão adotando com mais frequência currículos baseados em jogos — ou a chamada “gamificação” — como um meio de captar a atenção dos estudantes de forma criativa e interessante. 

Muitas crianças apreciam o conceito de desafio-recompensa dos videogames, e essas plataformas digitais podem incorporar uma grande variedade de habilidades sociais e de solução de problemas já vistas antes.

Lousa digital 

As lousas digitais são uma tecnologia que cada vez mais ganha espaço nas salas de aula. Elas estão substituindo gradativamente os quadros negros de giz, e permitindo que a inovação transforme a maneira de ensinar. 

Nas lousas digitais, alunos e professores podem fazer apresentações e buscar informações em tempo real, ampliando o conhecimento. Além disso, os alunos não precisam se preocupar em copiar o conteúdo transmitido pelos professores, já que tudo pode ser compartilhado por e-mail.

Realidade aumentada

A realidade aumentada possibilita que muitos conteúdos possam ser melhor explorados pelos alunos em sala de aula. Para isso, algumas editoras educacionais já estão inserindo essa tecnologia em seus materiais didáticos, permitindo que o aluno consiga aperfeiçoar conhecimentos sobre determinado assunto.

Na realidade aumentada, o aluno aponta o celular ou tablet para um QR Code e uma imagem tridimensional é exibida na tela. Essa imagem pode, então, ser explorada de forma ainda mais detalhada do que uma mera figura na página de um livro estático.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é considerada uma das tendências tecnológicas na educação mais discutidas do mundo. Devido à sua abordagem inteligente para vários sistemas, o mundo passou a confiar em sua tecnologia e em seu potencial de desenvolvimento. 

Em mais detalhes, a existência da inteligência artificial ajudou o mundo a evoluir e, felizmente, em 2021, a educação vem experimentando maiores níveis de evolução a partir dela. 

A IA já contribui em momentos em que os alunos precisam trabalhar em ensaios, trabalhos de conclusão de curso ou trabalhos de pesquisa.

Por exemplo, com o uso de celulares ou tablets, é possível ter acesso a conteúdo interativo e de realidade aumentada, que maximiza a absorção do conteúdo ao mesmo tempo que o aluno vivencia aquilo que está aprendendo.

A utilização de IA também otimiza o trabalho dos professores. Por meio dessa tecnologia, eles conseguem avaliar facilmente os conhecimentos dos alunos e identificar suas dificuldades. Desse modo, o planejamento das aulas é facilitado, tornando cada abordagem mais eficiente.

Aprendizagem invertida

Apresentada como uma nova abordagem de educação, a “aprendizagem invertida” , como o nome sugere, envolve virar os métodos tradicionais de ensino de cabeça para baixo. 

Em uma sala de aula “invertida”, os alunos aproveitam as novas tecnologias para absorver o conteúdo em casa por meio de vídeos e outros conteúdos digitais e, em seguida, concluem seu “dever de casa” na escola em pequenos grupos sob a supervisão do professor.

Leia também::: O que é Gestão Eletrônica de Documentos e como fazer na prática?

Educação além da sala de aula

Acredita-se que, no futuro, a educação não ficará mais restrita a institutos formalizados, como escolas e salas de aula. E muitas das ferramentas tecnológicas na educação já estão em fase de implantação em várias escolas brasileiras.

Isso permite um ambiente de ensino cada vez mais completo e adaptado ao novo cenário tecnológico que vivemos no mundo atual. Por isso, vale estudar a implementação dessas tecnologias para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos e motivar ainda mais os professores.
Esperamos que tenham gostado do artigo sobre as principais ferramentas tecnológicas na educação. Para mais dicas e informações, siga a Selbetti nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Comentários

2 respostas em “Principais ferramentas tecnológicas na educação”

Que legal…!!
Fiz uma visita gratificante, gostei muito, voltarei em breve..!
Bom trabalho..!!

Que legal…!!
Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
que puder… Boa sorte..!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *