Gestão de ativos de TI: Tudo o que você precisa saber

Gestão de ativos de TI: Tudo o que você precisa saber

Hoje, não existe uma só empresa que não dependa de alguma tecnologia. Existem aquelas que possuem uma área de TI modesta porque suas operações não exigem tantas soluções tecnológicas, mas outras, possuem um parque de TI robusto e cheio de novidades.

Independentemente de qual for o tamanho da empresa e suas atividades, uma coisa é certa: todas precisam gerenciar esses ativos para assegurar que funcionem 100% do tempo. 

No artigo veremos tudo que é preciso saber para fazer uma boa gestão de ativos de TI, e como a Selbetti pode ajudar. 

O que é gestão de ativos de TI

A gestão de ativos de TI é uma prática que envolve administrar e controlar todos os recursos de tecnologia da nossa empresa. Esses recursos podem incluir hardwares, softwares, redes ou qualquer outro componente tecnológico utilizado pela nossa organização. 

O objetivo desse gerenciamento é garantir que os nossos ativos sejam utilizados de forma eficiente por todos os usuários, mas não só isso, assegurar que estejam sempre em bom estado de funcionamento e alinhados às necessidades e objetivos estratégicos da nossa empresa.

Qual a importância da gestão de ativos de TI

Como mencionamos acima, todas as empresas dependem, hoje, de alguma solução tecnológica. Notebooks, impressoras, roteadores, servidores, softwares de gestão, sistemas de comunicação, enfim. 

Sem uma gestão adequada desses ativos, as empresas correm o risco de enfrentar, em algum momento, problemas sérios que resultam em falhas das soluções, e que, consequentemente, comprometem a sua performance.

Porém, ao fazer a gestão de ativos de TI, elas são capazes de minimizar esse risco. Afinal, elas podem:

Benefícios de fazer a gestão de ativos de TI

As empresas podem ser beneficiadas de inúmeras formas com a gestão de ativos de TI, mas para não nos estendermos tanto nesse material, separamos os benefícios que consideramos mais importantes. Confira!

Redução de custos

A gestão eficaz de ativos de TI nos permite identificar os recursos subutilizados ou redundantes, que ou podem ser redistribuídos ou então desativados para reduzir gastos desnecessários. 

Além disso, conseguimos também prever necessidades de manutenção e atualizações com antecedência, evitando custos vindos de falhas inesperadas e prolongando a vida útil dos nossos recursos.

Melhora na segurança

O controle sobre os ativos de TI também nos ajuda a garantir que todos os dispositivos e softwares estejam atualizados com as últimas medidas de segurança. Isso minimiza vulnerabilidades e protege melhor a nossa empresa contra ameaças cibernéticas. 

Fora isso, a gestão também facilita o trabalho dos profissionais da área de TI em manter a conformidade com as regulamentações e normas de segurança, evitando que a nossa empresa arque com multas e penalidades.

Eficiência operacional

Com uma visão clara e consolidada dos ativos de TI, também podemos melhorar a eficiência operacional do nosso time. Afinal, com as tecnologias funcionando corretamente, conseguimos simplificar processos internos, reduzir tempo de inatividade e garantir que os recursos estejam disponíveis no momento que precisamos. 

Vale lembrar, ainda, que a gestão de ativos também facilita o planejamento e a execução de projetos de TI, garantindo que os recursos da nossa empresa sejam melhor alocados e distribuídos.

LEIA TAMBÉM | 5 principais erros cometidos na gestão de ativos de TI

Estratégias e ferramentas para executar uma gestão eficaz

A gestão de ativos de TI não é uma prática necessariamente difícil, mas requer a adoção de algumas estratégias e ferramentas para executá-la da melhor forma possível.

Quais são essas estratégias e soluções?

1- Fazer um inventário de ativos

Esse inventário deve incluir informações como localização, estado, proprietário e histórico de manutenção dos ativos. 

O tempo ideal para fazer o levantamento das informações vai variar muito da frequência com que a empresa adquire novas tecnologias e soluções, mas o recomendado é que a prática seja realizada mensalmente para assegurar que tudo está em ordem e nada foi extraviado. 

2- Recorrer à automação de processos

Muitas empresas podem optar por fazer a gestão de ativos de TI manualmente, mas isso pode acabar resultando em inconsistências nos registros, aumento do tempo e esforço necessário para atualizações, e maior probabilidade de erros humanos.

Atualmente, existem muitas ferramentas de software que podem ajudar automatizando processos, sendo uma alternativa bem interessante para reduzir a carga de trabalho manual e minimizar erros. 

3- Aplicar o monitoramento contínuo

Implementar um sistema de monitoramento permite que as empresas acompanhem o desempenho e a saúde dos ativos de TI em tempo real. 

Essas soluções podem alertar, por exemplo, sobre possíveis problemas antes que eles se tornem críticos, ou até mesmo identificar padrões de uso que indiquem a necessidade de upgrades ou ajustes preventivos.

4- Planejar o ciclo de vida dos ativos

O planejamento do ciclo de vida dos ativos de TI envolve a gestão desde a aquisição até a desativação das tecnologias. Nesse plano prevemos quando as atualizações serão necessárias, quando será preciso substituir os ativos, e qual será o momento mais adequado para as desativações. 

Uma estratégia de ciclo de vida bem definida nos ajuda a evitar surpresas desagradáveis, como falhas repentinas de equipamentos, e a manter os custos sob controle.

5- Investir em treinamento e capacitação

Os profissionais precisam estar atualizados sobre as melhores práticas de uso dos ativos, do contrário será impossível garantir que as tecnologias serão utilizadas adequadamente. 

Portanto, a última dica que podemos compartilhar é investir em treinamento e capacitações para manter a equipe alinhada com as políticas e procedimentos da empresa, e também para saber como usar e desbloquear o verdadeiro potencial das soluções.

Como otimizar a gestão com a Selbetti

A Selbetti é a maior integradora de outsourcing de tecnologia do Brasil e pode ajudar a sua empresa a otimizar a gestão de ativos de TI a partir de duas soluções: 

  • Locação de ativos de TI: você pode manter um parque tecnológico sempre atualizado sem a necessidade de fazer novas aquisições. 
  • Outsourcing de impressão: você pode ter acesso a diversos modelos de equipamentos de impressão, além de um software exclusivo para gerenciar esses ativos.

Otimize o controle de ativos de TI da sua empresa com o parceiro certo de tecnologia. Para mais informações, visite a Selbetti e fale com os nossos especialistas!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *