Glossário do RPA: principais termos da automação de processos

Com este glossário de termos queremos ajudar você a compreender os elementos de valor que a tecnologia RPA pode agregar à sua empresa. 

Muitos deles você pode já conhecer, mas ao entender o significado de outros pouco usados, podemos ter uma visão mais ampla do que essa etapa da transformação digital da empresa implica.

Antes de tudo, é preciso entender que, com o RPA, os usuários criam robôs de software, ou “bots”, que podem aprender, imitar e executar processos de negócios baseados em regras. 

Os bots de RPA podem interagir com qualquer aplicativo ou sistema, 24 horas por dia, agilizando tarefas com maior precisão.

E, para você entender mais a fundo sobre RPA e todos os termos técnicos usados, preparamos abaixo um glossário completo para você já salvar aí nos favoritos do seu computador. Confira!

Ambiente Virtual

O sistema é criado por software e programas de automação que gerenciam os processos de uma organização dentro da configuração de TI existente de uma empresa. A empresa controla esse ambiente e cria um hub de software central para administradores e usuários.

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Business Intelligence

Um sistema de tecnologias, práticas e aplicativos que ajudam as empresas a coletar, analisar e apresentar informações relacionadas às operações de negócios.

Business Process Management (BPM)

A prática de usar modelagem, automação, insights de dados para otimizar atividades de negócios, objetivos de negócios e operações de funcionários.

BPMS

O BPMS, ou Business Process Management Software, é a plataforma tecnológica utilizada para aplicar os conceitos do BPM. Trata-se, basicamente, de um software que tem como principal função automatizar processos, elaborando o mapeamento, a execução e o monitoramento dos processos da empresa.

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Controle de acesso baseado em função (RBAC)

Parâmetros de segurança que restringem os funcionários a acessar apenas as informações necessárias para realizar seus trabalhos exclusivos, impedindo-os de ler documentos ou materiais confidenciais que não sejam relevantes para seu trabalho diário.

Dados não estruturados

Informações que não são organizadas de forma definida e muitas vezes são preenchidas com texto, datas e números em um sistema desorganizado.

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Design de automação

Um plano de como o RPA será implementado em uma empresa. Como parte desse plano, as empresas identificam uma lista de processos que são os melhores candidatos para automação. O projeto pode ser um plano de curto ou longo prazo.

Deep Learning

Um método de processamento baseado em padrões que é um tipo de aprendizado de máquina. O aprendizado profundo permite que robôs de automação imitem tarefas humanas, como identificar imagens em uma tela, reconhecer linguagem ou prever resultados.

Hiper Automação

A aplicação de tecnologias avançadas, como RPA, IA, aprendizado de máquina (ML) e mineração de processos para automatizar processos de maneira significativamente mais impactante do que os recursos de automação tradicionais.

Interface de linha de comando (CLI)

Uma maneira de interagir com um programa de computador acionando ações com linhas de texto (linhas de comando) diretamente para o programa.

Interface gráfica do usuário

Diz respeito à interação dos usuários com o computador, através de representações gráficas, como ícones, menus e janelas.

Machine Learning (ML)

Aprendizado de Máquina, ou Machine Learning (ML), é o processo que permite que robôs de software e IA aprendam novos processos reconhecendo padrões em vez de precisarem ser programados individualmente e com precisão para cada nova situação.

Modelo Operacional de RPA

Um plano de como o RPA será projetado e implantado. Esse modelo geralmente envolve arquitetos de processos, especialistas/consultores de tecnologia e equipe de manutenção e suporte contínuo. O modelo muda um pouco de acordo com a empresa e o setor para melhor atender às suas metas de automação.

Processamento de linguagem natural (PLN)

Parte da inteligência artificial, a PLN permite que os computadores entendam, interpretem e imitem linguagens humanas.

Programa Piloto 

Um teste da automação que segue a fase inicial de prova de conceito para ver se o robô funcionará conforme o esperado em condições mais avançadas e complicadas.

Prova de conceito (POC)

Um teste da automação para descobrir suas limitações e ajudar a garantir que o robô funcione conforme o esperado.

Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR)

Software que reconhece caracteres, letras e símbolos em arquivos PDF, imagens e documentos em papel, permitindo que os usuários editem digitalmente o conteúdo dos documentos.

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Roteiro de RPA 

Um plano que vem após a fase de projeto de automação, fornecendo às empresas diretrizes para atingir suas metas de RPA. Isso inclui uma análise de custo-benefício dos processos selecionados para automação.

Robôs de software

Os bots de software liberam os funcionários humanos do trabalho manual repetitivo e da entrada de dados. Esses robôs interagem com aplicativos e sistemas por meio de uma interface gráfica de usuário ou interface de linha de comando para executar tarefas de rotina.

RPA autônomo

Robôs de software que requerem pouca ou nenhuma intervenção humana para realizar ações 24/7/365 quando ativados. Esses robôs completam o trabalho continuamente em um modelo de modo de lote que permite automação 24 horas por dia. Esses robôs podem ser acessados ​​remotamente a partir de diferentes interfaces e plataformas, e os administradores podem visualizar, analisar e implementar funções de agendamento, relatórios, auditoria, monitoramento e modificação em tempo real a partir de um hub centralizado.

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RPA assistido

O RPA assistido inclui cenários em que a tomada de decisão do usuário é necessária. Os robôs de software funcionam no computador de um funcionário e são ativados por duas situações: comando direto do usuário e instâncias de um usuário em que os robôs precisam de entrada do usuário para continuar uma tarefa. O acesso é limitado a funcionários de um departamento ou computador específico.

RPA Center of Excellence (CoE)

Um departamento dentro de uma empresa, criado no início do lançamento do RPA para dar suporte à implementação do RPA. Essa equipe usa ferramentas de RPA e conhecimento técnico para identificar e gerenciar a implementação contínua do software. Essa equipe deve incluir membros de vários departamentos de uma empresa.

Visão Computacional

A tecnologia que permite que o software de automação reconheça e interaja com informações de imagens ou fontes multidimensionais que podem ser usadas para inteligência artificial, aprendizado de máquina e reconhecimento de padrões.

VDI (Virtual Desktop Infrastructure)

Uma infraestrutura genérica de área de trabalho virtual que não salva atalhos ou configurações de arquivo feitas pelo usuário, mas retorna a uma área de trabalho uniforme sempre que um usuário faz logoff.

Escolha o melhor RPA para sua empresa

Agora que você já conhece os principais termos usados no RPA, é hora de escolher o software mais completo para sua empresa. E nesse e em outros quesitos, o RPA da Selbetti se destaca.

Ele é um software que tem como principal objetivo automatizar tarefas rotineiras e repetitivas de usuários, principalmente em sistemas que não tenham integração nativa de TI (sem conexão entre si). 

O ciclo de automação do RPA parte da análise volume x complexidade para que as atividades a serem automatizadas sejam escolhidas de forma assertiva e contundente para a empresa. Entre seus benefícios estão:

Atuação nas 24h do dia

O robô trabalha 24h por dia, nos 7 dias da semana e nos 365 dias do ano, baseando-se em configurações e parâmetros prontos.

Redução de custos

A equipe da sua empresa ganha mais tempo para focar em atividades-chave e, de quebra, você reduz custos operacionais.

Portanto, se deseja automatizar processos na sua empresa com confiança e credibilidade, o RPA da Selbetti é sua melhor escolha. E para saber mais sobre o tema, confira ainda o artigo “4 dicas para escolher um software RPA para o seu negócio”.

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