Impressão 3D na educação: como aplicar e quais são os benefícios

A impressão 3D na educação chegou para oferecer uma nova oportunidade de aprimorar e desenvolver a bagagem de conhecimento em sala de aula.

Isso porque, com a impressora 3D, os alunos conseguem manusear e visualizar com mais facilidade o que os professores ensinam, na medida em que experimentam enquanto constroem. 

Em suma, a aplicação dessa tecnologia estimula o envolvimento no processo, a adaptação à mudança e a resolução de problemas por parte dos estudantes. 

Quer saber como implementar a impressão 3D na sua instituição de ensino e quais são os principais benefícios? Então confira o artigo que preparamos para você. Boa leitura!

O que é a impressão 3D?

A impressão 3D é uma tecnologia inovadora que consiste em imprimir objetos tridimensionais previamente desenhados em um computador. 

Uma impressora 3D possibilita criar qualquer tipo de objeto. Na área educacional, por exemplo, é possível fazer diversos modelos em 3D de itens que são estudados nas mais variadas disciplinas, como Biologia, Geografia, Artes, entre outras.

Em outras palavras, trata-se de uma forma de fortalecer o conhecimento e ao mesmo tempo imprimir peças necessárias, como é o caso das próteses na medicina. 

Como funciona uma impressora 3D?

Para realizar uma impressão 3D precisaremos, primeiro, de um arquivo criado em um software de modelagem 3D, para então dar o comando de imprimir. Esses arquivos contêm as instruções sobre as coordenadas a seguir para criar o objeto. 

Uma vez escolhido o arquivo a ser reproduzido, é carregado o material de impressão para imprimir a peça, que varia de acordo com o tipo de tecnologia de impressão 3D utilizada. Normalmente, se trabalha com a chamada Fusion Deposition Modeling (FDM) ou Plastic Material Deposition Technology, que é um método que permite a modelagem de peças em plásticos ABS ou PLA. 

Essa modelagem é feita alimentando a impressora com um rolo desse material, que ao passar pela extrusora do equipamento, aquece, derrete e é depositado camada por camada, formando o objeto.

Por fim, é dada a ordem de impressão e a impressora 3D começa a fazer seu trabalho. Ao final, basta retirar o item para que esfrie.

Embora a operação de uma impressora 3D pareça simples, a verdade é que a tecnologia por trás desses dispositivos é realmente complexa. Afinal, é preciso garantir que as peças que enviamos para impressão nessas máquinas sejam moldadas exatamente como estão definidas no arquivo.

Nesse sentido, são utilizados equipamentos e softwares sofisticados. Isso tudo permite o controle perfeito de todos os movimentos feitos pelos motores e pelas peças da impressora 3D.

Leia também::: Tecnologia e educação: Principais impactos no ensino

Como usar impressora 3D na educação?

O uso de impressoras 3D está cada vez mais difundido e já é comum ter essas máquinas não só em empresas, mas também em centros educacionais. Sem dúvida, o uso dessa tecnologia na educação oferece um grande potencial para alunos e professores. 

Imagine crianças usando uma impressora 3D para fazer as partes que compõem uma célula ao invés de somente desenhá-la, ou lendo arquivos 3D para imprimir os segmentos de uma balança para fazê-la funcionar. Trata-se de uma inovação que fortalece o aprendizado.

Desta forma, a assimilação do conhecimento surgirá naturalmente, incentivando e apoiando a criatividade que a impressão 3D proporciona, que emerge dos estudantes de forma intuitiva.

5 benefícios de utilizar a impressora 3D na educação

São muitas as possibilidades e os benefícios em relação à impressão 3D na educação, mas podemos citar como principais benefícios:

1. Alunos mais participativos

Os estudantes participam mais em sala de aula, já que o aprendizado se transforma em uma experiência diferente e interessante, além de divertida e, acima de tudo, tangível. 

É comum que os centros educacionais organizem grupos para experimentar a máquina ou realizar uma aula prática em que os alunos podem debater e contribuir com suas próprias ideias. 

Por exemplo: se a disciplina de História da arte estiver sendo explicada, o tema será mais atraente e interativo se os alunos puderem imprimir alguma obra do período em 3D.

2. Incentivam o aprendizado interdisciplinar e o trabalho em equipe

Para fazer um mapa topográfico, você não só precisa saber Geografia, mas também Ciências e Matemática. 

O aluno terá que pesquisar e estudar sobre diversos temas para fazer sua impressão 3D, o que incentiva a colaboração entre as disciplinas. 

Além disso, a abordagem de trabalho costuma ser em grupo. Isso implica saber colaborar com os outros e respeitar outras opiniões.

3. Capta a atenção dos estudantes

As impressoras 3D são um recurso que se conectam com os estudantes do mundo de hoje – que já são nativos digitais, isto é, nasceram em um contexto onde as tecnologias digitais estão presentes em sua vivência. 

Nesse sentido, eles terão maior interesse em experiências de ensino que tragam tais ferramentas para o centro. E o fato de ser uma  aula prática com resultados reais e rápidos faz com que levem mais a sério e prestem atenção nas explicações do professor para confeccionar suas próprias peças. 

Além disso, a impressão 3D na educação é um bom recurso para tornar certos temas mais leves e dinâmicos.

4. Aprimora o ensino e ajuda a esclarecer conceitos

Os aplicativos educacionais dessas impressoras facilitam o trabalho do professor, potencializando uma maior qualidade de ensino. 

Entre algumas disciplinas em que a impressão 3D é mais utilizada estão a Matemática, Ciência, Tecnologia e Engenharia, estas se caracterizam por fazer uso de conceitos muitas vezes abstratos e termos ambíguos. Nesse sentido, se uma aplicação real for alcançada, será mais fácil para os discentes assimilá-los. 

Mas é importante enfatizar que a impressora 3D não precisa se limitar exclusivamente a disciplinas de Ciências. Também é possível aplicá-la no ensino de Geografia e História — para fazer mapas topográficos, paisagens, edifícios históricos, por exemplo — ou em Música, para criar um instrumento musical.

5. Aumentam a criatividade do aluno

Graças à impressão 3D na educação, ideias e projetos podem ser transformados em objetos reais. Isso ajuda na mudança de mentalidade do aluno, pois o estimula a pensar, discernir e resolver possíveis contratempos. 

Em muitas ocasiões, o estudante é chamado a usar a criatividade e encontrar suas próprias soluções para atingir o objetivo proposto. Portanto, as impressoras 3D servem para visualizar cenários e aprender com eles, pois é comum que o aluno desconheça uma falha em determinado projeto até vê-lo ‘reificado’.

Leia também::: Transformação digital na educação: tendências para o setor

Faça a locação da impressora 3D com a Selbetti 

Como vimos, a impressão 3D é uma ferramenta não apenas para ser usada em assuntos como tecnologia ou ciência. Também pode atuar de forma interdisciplinar, agregando valor a todas as áreas da educação, proporcionando aos docentes e discentes novas formas de transmitir e compreender conceitos.

A boa notícia é que ter este tipo de equipamento na sua escola é mais fácil do que você imagina! Ao invés de gastar uma fortuna na compra, você pode fazer a locação da impressora 3D com a Selbetti — empresa líder no segmento de Outsourcing de Impressão no Brasil.

Além de ter as melhores máquinas 3D do mercado na sua instituição de ensino, você poderá contar, ainda, com manutenção, atualização e suporte técnico da Selbetti sem custo adicional. 

Se você gostou deste artigo e está pensando em incorporar a impressão 3D na educação, entre em contato com nossa equipe e conheça todas as vantagens que podemos oferecer para você!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *