Low-code: Como estas plataformas otimizam processos

Low-code: Como estas plataformas otimizam processos?

Plataformas low-code estão otimizando processos de desenvolvimento e acelerando iniciativas de transformação digital. Entenda! 

A demanda por inovação nunca foi tão intensa e o mercado respondeu com uma solução prática que está revolucionando processos e projetos de TI: plataformas low-code

Segundo o instituto Research and Markets, o mercado global de low-code está projetado para crescer até 2030, alcançando a impressionante marca de US$ 190 milhões. Mais próximo de 2024, o cenário é de que mais de 65% dos desenvolvimentos de aplicativos empresariais já estejam sendo realizados com pouco ou nenhum código, segundo o Gartner

Essa explosão e popularidade do low-code se deve à necessidade das empresas acelerarem a criação de soluções digitais sem depender exclusivamente de desenvolvedores especializados. 

Vamos explorar como a tecnologia está mudando o “jogo” dentro das empresas, e como você também pode se beneficiar dela?

O que é low-code e como ele simplifica o dia a dia

Low-code é uma abordagem que transforma o desenvolvimento de software ao substituir a codificação manual por interfaces gráficas e fluxos pré-configurados. 

No núcleo dessa abordagem, temos a automação de processos complexos na área de desenvolvimento, permitindo que qualquer profissional — mesmo sem grande expertise técnica —, consiga criar, testar e implementar soluções como se fosse um perito.

Essa capacidade é um dos fatores que tornam o low-code tão desejado atualmente.

As plataformas low-code são voltadas para:

  • Otimizar processos;
  • Reduzir o tempo de lançamento de novos sistemas;
  • Minimizar erros humanos que seriam comuns em processos manuais de codificação.

Como o low-code funciona?

O low-code funciona a partir de plataformas de baixo código com uma interface intuitiva, que permite que as pessoas arrastem componentes e criem funcionalidades sem necessidade de reestruturar completamente o ambiente de TI. 

Essa funcionalidade permite que profissionais de outras áreas, que entendem as dores específicas da operação, atuem diretamente no processo de criação das soluções.

LEIA TAMBÉM | Plataforma Low-Code: o que é e por que faz a diferença?

Principais benefícios do low-code para as empresas

Quando falamos nas vantagens das plataformas low-code, imediatamente pensamos na redução de tempo no desenvolvimento. Porém, seus benefícios não se resumem a isso e vão muito além.

Uma das suas maiores contribuições da abordagem está na capacidade que as empresas passam a obter para alinhar a TI com as demandas estratégicas do negócio. 

Se antes elas ficavam presas a longos ciclos de desenvolvimento, por exemplo, agora podem prototipar, testar e ajustar aplicativos de forma quase instantânea.

Redução da dependência de desenvolvedores especializados

A escassez de desenvolvedores qualificados é um desafio que impacta todas empresas modernas que buscam digitalizar e automatizar seus processos. Segundo um relatório do Google, a demanda por profissionais de TI no Brasil tem superado a oferta em um ritmo assustador, e os dados indicam que a lacuna de talentos na área pode chegar a 530 mil profissionais até 2025.

Nesse cenário onde a escassez de profissionais só cresce, não existe outro caminho a não ser o desenvolvimento low-code. É essa abordagem que permitirá que as empresas criem e mantenham suas soluções digitais sem depender tanto de desenvolvedores especializados. 

Outro ponto que vale a ser mencionado é a manutenção dos sistemas criados a partir de plataformas low-code. As equipes podem fazer todos os ajustes necessários, sem precisar que especialistas estejam envolvidos. Isso proporciona uma autonomia e agilidade jamais vistas antes.

Conte com a Selbetti!

A Selbetti, maior provedora de tecnologia do Brasil, entende que a transformação digital não pode esperar. Por isso, trabalha com o desenvolvimento de sistemas low-code, permitindo que o cliente configure e prepare soluções conforme suas demandas específicas.

No caso do módulo Satelitti iBPMS, por exemplo, solução voltada para gestão empresarial, o cliente pode criar e alterar fluxogramas, formulários e fazer integrações, sem precisar conhecer linguagem de programação ou depender de consultores externos.

Tudo é fácil, sem código;  é só arrastar, soltar e pronto! 

A agilidade que o low-code trouxe para as empresas é impressionante, e todas aquelas que decidirem investir nessa abordagem — a partir de soluções de baixo-código, como o Satelitti — serão capazes de agilizar a configuração, o uso e a implementação de tecnologias em sua rotina.

Conte com a Selbetti para escalar suas operações com agilidade. Conheça nossas soluções e saiba mais!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *