Por que investir em automação de processos com o RPA?

Com o avanço da tecnologia, buscar formas de melhorar e automatizar processos  se tornou cada vez mais frequente. Nas indústrias, nas linhas de produção e na  fabricação de diversos itens já é uma prática extremamente comum. 

Porém, quando falamos em automatizar atividades administrativas, ainda é uma  prática pouco conhecida. O RPA é uma dessas soluções que veio para otimizar  tempo, reduzir custos e trazer mais produtividade as empresas. 

Segundo o Gartner, instituto de pesquisa e consultoria na área tecnologia da  informação, o mercado para automação de processos por robótica crescerá 41% de  ano em ano até 2022. O RPA veio para promover a transformação digital e mudar a  maneira como sua empresa enxerga e interage com a tecnologia. 

O que é o RPA? 

De madeira bem simplificada, o RPA – Robotic Process Automation, ou em  português, Automação Robótica de Processos, é uma tecnologia que tem como  função promover a eficiência operacional.  

De forma simplificada, o RPA é um robô em forma de software que realiza tarefas administrativas, capturando e interpretando comandos a fim de processar uma  transação e se comunicar com outros sistemas, automatizando todas as atividades  humanas rotineiras com o objetivo de otimizar a execução das ações dentro de um  processo. 

As formas de usar o RPA são as mais variadas possíveis, desde algo simples  quanto gerar uma resposta automática, até implantar milhares de bots, programados para automatizar tarefas em um sistema, capturando e interpretando aplicativos  para processar uma transação, manipular dados, disparar respostas e se comunicar  com outros sistemas digitais. 

Essa implementação apesar de parecer complexa, é bem simples e traz a empresa, agilidade nas operações e reduzi custos, realizando um ciclo de produtividade muito  maior, com robôs programados para realizar atividades vinte e quatro horas por dia,  sete dias por semana. 

Além disso, permite que os profissionais dediquem mais tempo as atividades  estratégicas, atendimento aos clientes ou a outras atividades com alto valor  agregado. Desta forma, o capital intelectual dos profissionais pode ser usado em  atividades estratégicas e criativas.  

Atividades que podem ser automatizadas com o RPA 

As possibilidades são infinitas, mas pontuamos aqui algumas atividades possíveis  de automatizar com o RPA: 

• Envio de cobranças e notificações;

• Cálculos complexos; 

• Encerramento de contas; 

• Processamento de pedidos; 

• Monitoramento de tarefas automatizadas; 

• Geração de relatórios de conformidade; 

• Atualização de perfis de clientes e funcionários; 

• Gerenciamento do banco de talentos – departamento de RH; • Registro, modificação, validação e análise dos dados da empresa. 

Benefícios do RPA 

São inúmeros ganhos alcançados com a implementação do RPA, além de poder ser  utilizado em qualquer setor, mas vamos listar aqui alguns benefícios gerados a partir da automatização das tarefas. 

Ganho em tempo 

O RPA contribui na produtividade e nos resultados da empresa, aumentando a  eficiência, independente do porte e segmento de mercado, até 5x mais rápido, com  menos erros e com total rastreabilidade das ações. 

Redução de custos operacionais 

O RPA tem entre seus muitos benefícios, o fato de ser uma solução com a  implementação rápida, simples, de baixo custo, se tornando atraente para as  organizações com altíssimo poder de transformação e geração de valor para os  negócios. 

Elimina erros e duplicidades 

Quando a entrada em dados em um sistema de forma manual, é muito comum  deixar alguns erros pelo caminho – adição de letras e números, ou até mesmo  esquecer de algum dado. Com os padrões e regras do RPA bem definidas, o risco  de erros e duplicidade é eliminado. 

Experiência do cliente  

Os bots são capazes de resolver problemas sem a interrupção das atividades, pois  tudo funciona de forma automática e sem a necessidade de ter uma pessoa  controlando ou acompanhando as atividades, assim, os profissionais tem mais  tempo para atender os clientes, prestando um serviço com alto valor agregado. 

Integração entre sistemas e plataformas 

Um dos principais diferenciais do RPA em relação às outras ferramentas de  automação é a flexibilidade e adaptação a diversos tipos de processos. 

O RPA se integra a diferentes sistemas e plataformas sem precisar de  customização, uma vez que os bots usam interfaces já existentes, desta forma,  permite o uso das informações de forma ampla e completa para diversas funções e 

finalidades. E o melhor é que o retorno sobre esse investimento pode ser  conseguido em até seis meses.  

Vale a pena lembrar que para ter sucesso na implementação do RPA, você precisa  se atento a três aspectos importantes: 

Processos: é extremamente necessário entender todos os processos para que  estejam preparados para receber os bots. Caso algum processo fique para trás,  muito provavelmente, haverá uma sequência de erros no fim da atividade.  

Governança: é necessário avaliar como fazer a expansão de maneira governada e  controlada dessa tecnologia na organização, de forma que seja possível potencializar os ganhos e diminuir os riscos. 

Automação: também é necessário identificar as melhores técnicas para o  desenvolvimento e como treinar seu time para fazer o gerenciamento e a  programação desses bots em ciclos ágeis. 

A Selbetti oferece uma solução completa de RPA, desde a sua implementação e  programação, até o suporte após todo o processo finalizado.  

Para saber mais, acesse a nossa página exclusiva de RPA clicando aqui!

Compartilhe:

Comentários

4 respostas em “Por que investir em automação de processos com o RPA?”

Excelente artigo e poucos conseguem ter essa informação
correta e relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu
facebook.

Selbetti

Agradecemos o seu feedback e compartilhamento Claudio! Procuramos imprimir esse sentimento na criação dos conteúdos sobre as nossas soluções, que sejam relevantes e que a leitura agregue conhecimento. Abraços 🙂

Muito bom e útil este site.
Gostei muito!
Parabéns!

Selbetti

Ficamos felizes com o seu comentário Marcos! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *