Quais são os principais tipos de Outsourcing de TI?

Existem vários tipos de outsourcing de TI no mercado atualmente. Esses serviços consistem na contratação de empresas terceirizadas com o objetivo de fornecer recursos para o setor de tecnologia da informação.

Mas sabemos que nem todos os negócios conhecem quais são os modelos de Outsourcing de TI e os benefícios da prática, por isso neste artigo vamos abordar essa questão. Acompanhe a leitura!

O que é Outsourcing de TI?

Outsourcing de TI é a terceirização de serviços do setor de Tecnologia da Informação de um negócio. 

Essa prática consiste na contratação de uma empresa especializada em outsourcing, que fica responsável por atividades como gestão de ativos, fornecimento de recursos de impressão, treinamento e suporte aos usuários, bem como locação de equipamentos, manutenção e reposição de peças.

Como a área de TI é indispensável para o crescimento empresarial e requer contínua atualização, o Outsourcing vem crescendo cada vez mais no mundo corporativo pelo alto valor agregado. 

Essa solução pode ser um grande diferencial quando o assunto é reduzir custos e aumentar a produtividade. Isso ocorre porque a empresa contratante não precisará comprar equipamentos ou fazer a manutenção e gestão dos mesmos. 

Nesse sentido, entre alguns benefícios do Outsourcing de TI, temos:

  • redução de custos;
  • foco no core business;
  • maior segurança operacional;
  • acesso às melhores tecnologias e equipamentos;
  • soluções personalizadas e alinhadas às necessidades;
  • mão de obra especializada à disposição;
  • manutenções e atualizações em dia;

No próximo tópico, é hora de conhecer os tipos de outsourcing de TI e entender quais mais se adequam às necessidades atuais da sua empresa.

Tipos de Outsourcing de TI

É possível terceirizar apenas algumas funções da operação de TI ou todo o setor. Mas, geralmente, é mais comum ver empresas terceirizando atividades secundárias, como locação e gestão de ativos.

Para conhecer todas as possibilidades, confira a seguir quais são os modelos de Outsourcing de TI disponíveis no mercado.

1- Outsourcing de Impressão

O Outsourcing de Impressão é um serviço que pode ser de grande valor às empresas que desejam ter equipamentos atualizados e plenamente gerenciados no dia a dia. 

Ao contratar esse serviço, uma empresa especializada ficará responsável pelo fornecimento de impressoras e soluções de gestão de impressões e cópias.

Além disso, os profissionais contratados ficam encarregados de instalações, treinamentos dos usuários, suporte técnico, atualizações, manutenções, bem como o transporte de suprimentos.

2- Outsourcing de Ativos de TI

Uma vez que os equipamentos de TI podem ter um valor muito elevado e exigem constante manutenção, a prática de Outsourcing de Ativos de TI é uma opção a ser considerada.

Com o serviço, é possível fazer a locação de itens como:

  • desktops;
  • lousas;
  • telas interativas;
  • scanners;
  • notebooks;
  • totens;
  • smartphones;
  • tablets;
  • leitores e coletores;
  • e muito mais;

A empresa de outsourcing também pode oferecer soluções para fazer a gestão de ativos, ou seja, sistemas para controlar os hardwares, acompanhando os ciclos de vida e quando devem ser feitas novas manutenções e atualizações.

A empresa contratante pode, ainda, solicitar configurações, softwares ou produtos específicos no equipamento locado, desde uma licença SQL ou algum tipo de processador.

3- Outsourcing de infraestrutura 

Esse tipo de serviço de outsourcing consiste na terceirização da infraestrutura de TI da empresa. 

Isso significa que a empresa de outsourcing de infraestrutura de TI atuará no gerenciamento de servidores e sistemas, garantindo disponibilidade, segurança e privacidade.

A depender do nível de suporte contratado, o pacote de serviços pode incluir atividades como configuração da infraestrutura local (hardwares e softwares), infraestrutura de nuvem (plataformas baseadas em nuvem/em tempo real), backup de armazenamento, soluções de impressão monitoradas remotamente, rede móvel, entre outras. 

Dessa forma, a empresa contratante delega a parte técnica desse gerenciamento e a equipe interna pode focar em tarefas estratégicas importantes.

4- Full Outsourcing de TI

Já no Full Outsourcing de TI, é realizada a terceirização completa do setor de Tecnologia da Informação de uma companhia. O objetivo é desenvolver, testar, otimizar e monitorar as operações, garantindo maior eficiência e produtividade.

Para isso, a empresa terceirizada não apenas oferece hardwares e softwares, como também auxilia na gestão estratégica da equipe de TI e nas atividades a serem desenvolvidas.

Uma vez que requer muito alinhamento e conhecimento de processos e cultura organizacional, a empresa de outsourcing pode deslocar colaboradores para atuar dentro da empresa contratante e atender as solicitações de forma mais assertiva.

Como escolher uma empresa de Outsourcing de TI?

Como qualquer serviço, o outsourcing de TI conta com uma ampla variedade de fornecedores. Por isso, é essencial prestar atenção em alguns pontos para que a experiência seja boa e a contratação beneficie a empresa de fato.

Então, no momento de decidir pelo Outsourcing de TI, considere empresas que possuem alguns requisitos como:

  • Possui tradição de mercado com larga experiência na prestação do serviço;
  • Conta com clientes consolidados e satisfeitos (isso pode ser descoberto ao entrar em contato com algum case de sucesso);
  • Tem técnicos com bom currículo e certificações;
  • Estabelece em contrato o tempo limite para a assistência técnica e pode atender potenciais demandas com agilidade;
  • Oferece uma ampla linha de equipamentos e softwares para gestão de impressões;
  • Menciona com clareza as condições de serviço e como tudo irá funcionar;
  • Controla de forma remota os níveis de suprimento de cada equipamento e envia os novos suprimentos com antecedência;

Preparado (a) para iniciar uma história de sucesso com os serviços de TI?

Agora que você sabe quais são os tipos de Outsourcing de TI existentes no mercado e as vantagens deste serviço, esperamos que possa decidir de forma certeira a opção certa para o seu negócio.

A Selbetti é uma empresa de tecnologia que oferece soluções como Outsourcing de Impressão, Outsourcing e Gestão de Ativos de TI, Gestão de Documentos, Automação de Processos e muito mais.
Entre em contato para saber como podemos alavancar seus resultados com tecnologias modernas e uma equipe altamente qualificada!

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *