Selbetti e a economia circular

Selbetti e a economia circular: estudo comprova baixo impacto ambiental de seminovos de TI

Estudo realizado pela Bureau Veritas – organização internacional – comprova o baixo impacto ambiental do uso de equipamentos seminovos da Microexato – empresa do Grupo Selbetti – e fortalece o compromisso com o meio ambiente

A relevância da economia circular associada aos equipamentos seminovos tem sido reafirmada com frequência, tanto pela própria legislação – por intermédio da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) -, quanto pela comunidade científica, além da divulgação pelos meios de comunicação. E, alinhada às práticas sustentáveis, a Selbetti a apostou no estudo independente intitulado “Avaliação e rastreabilidade para sustentabilidade” – realizado pela Bureau Veritas – organização internacional de certificação em normas – que apresenta dados representativos de que a locação e compra dos notebooks e computadores seminovos da Microexato, empresa do grupo Selbetti, resultam em considerável baixo impacto ambiental, reforçando o engajamento enquanto empresa que busca se consolidar no âmbito das práticas sustentáveis.

Muito além de uma tendência passageira, a economia circular proposta pela Microexato by Selbetti se apresenta como uma ferramenta estratégica em políticas ESG e um diferencial competitivo em relação ao mercado com potenciais de reduzir a quantidade de resíduos eletrônicos despejados, proporcionar a economia de recursos, além de oferecer soluções tecnológicas de alta qualidade. Segundo dados do Gartner, divulgados no início deste ano, a sustentabilidade ambiental é hoje uma das dez prioridades dos líderes empresariais e CEOs, exigindo que fornecedores de serviços de tecnologia também se adaptem às metas de desempenho ambiental definidas pelas organizações. Neste sentido, o estudo realizado pela Selbetti corrobora com esse posicionamento, levando em consideração que foi estruturado de acordo com a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), capaz de mensurar os possíveis impactos associados aos produtos e serviços ao longo de seu ciclo de vida, ou seja, inclui processos desde a extração de matérias-primas até o consumo e fim de vida. A ACV foi utilizada como ferramenta norteadora da pesquisa para avaliar o desempenho ambiental da remanufatura de notebooks e computadores pós-consumo pela Selbetti, numa perspectiva de ciclo de vida para compará-la ao desempenho ambiental da produção de notebooks e computadores novos, considerando a implementação prática da economia circular.

Ao todo, o estudo avaliou três índices principais: aquecimento global, depleção de recursos fósseis e consumo de água,afim de cumprir escopos ligados à sustentabilidade que são a rastreabilidade dos produtos da Selbetti e a definição de indicadores de sustentabilidade que possibilitem avanço na coleta de informações a respeito do tema. Para o CEO da Selbetti, José Nauro Selbach Junior, essas premissas estão diretamente vinculadas ao progresso da empresa e à economia circular.

“Entendemos que nós só conseguiremos progredir enquanto empresa se considerarmos nossa responsabilidade com a sustentabilidade, construindo práticas que não ficam apenas na esfera do discurso e contribuem para superarmos os desafios relacionados ao tema”, comenta o CEO.

O impacto positivo em números

Como resultado, o estudo apresentou efeitos ambientalmente positivos e muito significativos em termos de impactos eliminados durante a fabricação (economizando recursos) e fim de vida (evitando o descarte). Os indicadores revelam que notebooks remanufaturados representam, em relação aos novos, considerando um escopo de berço ao portão, uma redução potencial do impacto de – 64,10% para potencial de aquecimento global (PAG), – 63,77% para potencial de depleção de recursos fósseis (PDR) e – 60,30% para potencial de consumo de água (PCA). Já os computadores remanufaturados representam, em relação aos novos, considerando o mesmo escopo anterior, uma redução potencial do impacto de: – 78,60% para potencial de aquecimento global (PAG), – 79,05% para potencial de depleção de recursos fósseis (PDR) e – 76,08% para potencial de consumo de água (PCA). Todas essas reduções de impacto são estatisticamente significativas.

Fazendo um comparativo em números, podemos relacionar que para cada 37 notebooks seminovos Microexato by Selbetti que retornam ao mercado, preservarmos 1 tonelada de recursos fósseis da natureza, e a cada 100 notebooks seminovos economizamos água para atender 47 mil pessoas por dia. No caso dos computadores, para cada 20 CPUs seminovas da Microexato by Selbetti, é possível reduzir a emissão de CO₂ equivalente a 1 automóvel popular por ano e preservar cerca de 1 tonelada de recursos fósseis da natureza. Além disso, a economia de água pode atender até 73 mil pessoas por dia para cada 100 CPUs seminovas da Microexato que retornam ao mercado.

Nossos esforços estão constantemente voltados para estruturar e mensurar as boas práticas associadas ao meio ambiente e, dessa forma, reduzir os impactos ambientais, além de escrever novos capítulos para um futuro melhor e mais sustentável. Nosso lema está pautado em fazer hoje para colher mais adiante”, finaliza Junior Selbach.

Saiba mais:

Em 2022, a Microexato passou a ser uma unidade do Grupo Selbetti. Com isso, os clientes de ambas passaram a contar com a qualidade dos oferecer notebooks, computadores, monitores, servidores e outros hardwares seminovos da Microexato com toda a estrutura Selbetti, além de contabilizar mais de 140.000 equipamentos em operação no país.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *