Sistema de assinatura digital: o que é e como funciona?

Assinaturas digitais são como “impressões digitais” eletrônicas. Na forma de uma mensagem codificada, um sistema de assinatura digital associa de forma segura um signatário a um documento.

Em um mundo cada vez mais acelerado e global, não é necessário que documentos sejam assinados exclusivamente de forma manuscrita. Por isso, migrar para um sistema de assinatura digital é a melhor opção para as empresas que desejam economizar tempo e otimizar sua gestão.

No Brasil, a Assinatura Digital e Eletrônica tem validade jurídica desde 2001, quando foi publicada a Medida Provisória nº 2.200-2. Ela regulamenta a certificação digital no país e institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, instituição conhecida como ICP Brasil.

Em 2006, foi aprovada a Lei 11.419, em que o uso de assinaturas eletrônicas e digitais passou a ser aceito pelo Poder Judiciário. E, em 2020, foi aprovada a Lei 14.063, que dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos.

Para entender o que é e como funciona um sistema de assinatura digital, confira o artigo que preparamos abaixo!

O papel das assinaturas digitais

No Brasil, e em diversos países da América do Norte e da União Europeia, as assinaturas digitais são consideradas juridicamente válidas e têm o mesmo valor que as assinaturas de documentos tradicionais.

Além da utilização para assinatura de documentos, elas também são usadas ​​para transações financeiras, médicas, entre outras áreas em que a autenticação e a segurança são cruciais.

A tecnologia padrão do setor, chamada infraestrutura de chave pública, garante a autenticidade e integridade dos dados de um sistema de assinatura digital.

Qual a diferença entre assinatura eletrônica e digital?

A Assinatura Eletrônica é usada para acessar e aprovar informações no meio digital e tem sua validade garantida pelo acordo entre as partes.

Além disso, é uma soma de evidências que atesta a sua veracidade: login, senha, token, desenho de assinatura, coleta de informações como IP, geolocalização. Todas essas informações são formas de evidenciar que, de fato, o documento foi assinado.

A Assinatura Digital também é uma forma de Assinatura Eletrônica, porém é realizada utilizando um Certificado Digital emitido por uma agência certificadora autorizada pelo ICP-Brasil. Deste modo, ela tem a validade jurídica assegurada pela legislação brasileira. 

Leia também::: A importância de implementar a Assinatura Digital no setor da saúde

Como funciona um sistema de assinatura digital

Um Sistema de Assinatura Digital, como o S-Sign da Selbetti, une as funções de Assinatura Eletrônica e Digital em um mesmo local, garantindo que tudo ocorra de forma prática, rápida e segura com todos os documentos que precisam ser autenticados.

O software proporciona ganho de performance, já que reduz o tempo total necessário para concluir a assinatura em um documento.

Além disso, o Sistema de Assinatura Digital permite o controle completo do fluxo de assinatura e a integração com outros sistemas via API.

Como funciona o S-SIGN?

No sistema de assinatura digital S-Sign, você carrega os documentos a serem assinados e informa os dados dos signatários. Os signatários recebem por e-mail um link seguro para visualizar e assinar o documento. Assinado, o processo estará concluído e a assinatura armazenada eletronicamente, com total segurança.

Com a Assinatura Eletrônica e Digital da Selbetti, você garante a validade jurídica de seus documentos sem a necessidade de impressão. A solução ainda permite rastrear o reconhecimento eletrônico por meio de certificados digitais, atribuindo autenticidade e proteção após a autorização.

Entre as principais vantagens do sistema, temos:

100% Cloud

A plataforma está disponível no formato cloud, sem necessidade de instalações e infraestrutura.

Multi Dispositivos

O sistema pode ser acessado pela web através de qualquer dispositivo.

Carimbo do Tempo

Todas as assinaturas recebem um carimbo do tempo padrão ICP-Brasil, aumentando a segurança.

Se você deseja agilizar processos e tornar a autenticação de documentos mais eficiente na sua empresa, conte com a Selbetti. Com o sistema de Assinatura Digital e Eletrônica S-SIGN, sua empresa estará preparada para o futuro!

Para saber mais sobre o S-SIGN da Selbetti, entre em contato e converse com nossos consultores!

Comentários

2 respostas em “Sistema de assinatura digital: o que é e como funciona?”

Edson

Boa noite , me interessa saber sobre assinatura digital. quais planos vc tem e valores?

Selbetti

Edson, tudo bem?
Você pode solicitar um orçamento personalizado para o seu negócio diretamente na página https://selbetti.com.br/solucoes/ssign-assinatura-eletronica-e-digital-de-documentos/ e conhecer mais da solução 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *