Transformação digital na educação: tendências para o setor
Promover a transformação digital na educação se tornou um dos principais objetivos das instituições de ensino, frente à necessidade de otimizar rotinas e engajar os alunos no processo de aprendizagem.
Isso ocorre porque a forma de ver o mundo e até mesmo de buscar conhecimento teve modificações com a tecnologia. Hoje, os estudantes estão cada vez mais conectados e pesquisam sobre seus assuntos de interesse a qualquer momento por meio de seus celulares, notebooks, computadores ou tablets.
Nesse sentido, introduzir tecnologias nas rotinas escolares pode ser de grande ajuda para chamar a atenção dos alunos e possibilitar que eles aprendam mais. Sem falar que os professores se beneficiam também, ao dinamizar as aulas e potencializar o desenvolvimento cognitivo dos discentes.
Então, nada melhor do que apostar nesse desafio, não é? Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre transformação digital no setor educacional. Acompanhe a leitura!
O que é transformação digital?
A transformação digital é um movimento que consiste no aperfeiçoamento de determinados processos a partir da introdução da tecnologia. Sua aplicação pode ser feita em qualquer área, desde indústria e comércio até saúde e educação.
Trata-se de uma mudança estrutural na forma de realizar algumas atividades. Afinal, diante de um cenário onde as rotinas estão mais rápidas, captar a atenção das pessoas está mais difícil e o volume de informações é cada vez maior.
Quando aplicamos a transformação digital à educação, temos resultados muito positivos para alunos, professores e escolas, como por exemplo:
- aceleração do processo de aprendizagem com aulas mais dinâmicas e atrativas;
- maior autonomia e engajamento dos estudantes;
- aumento da satisfação dos profissionais;
- flexibilização do ensino;
- diferencial competitivo para a instituição;
As opções de tecnologias que podem ser implementadas no ambiente educacional são diversas e vão desde plataformas colaborativas, até inteligência artificial com foco em personalização, impressão 3D, M-learning, gamificação e muito mais.
De acordo com uma pesquisa realizada pela D2L, empresa global de aprendizagem, 90% das instituições relatam que a inserção da tecnologia melhorou a qualidade do ensino significativamente. No estudo, 62% das escolas brasileiras ainda afirmaram a necessidade de introduzir novas tecnologias para oferecer uma experiência mais envolvente aos alunos.
Desafios da transformação digital na educação
Ao mesmo tempo em que a educação pode obter muitas vantagens com a digitalização, ela também enfrenta alguns desafios para a inserção da tecnologia em seus processos.
Resistência dos professores
É muito comum haver resistência do corpo docente em adotar novas tecnologias no plano pedagógico. Isso pode ocorrer por vários motivos, como não estar habituado com os recursos tecnológicos e não achar necessária a aplicação, ter a falsa ideia de que a tecnologia vai substituí-los ou, mesmo, existir vontade, mas enfrentar dificuldades para desenvolver as competências.
Por isso, é muito importante mostrar como a transformação digital vai trazer melhorias não somente para o aluno, mas também para a rotina desses profissionais.
Dificuldade para conscientizar a gestão da escola
Muitos gestores escolares desconhecem as oportunidades que a transformação digital pode trazer, logo não vêem como prioridade a implementação de tecnologias.
Aqui, novamente, se faz necessário investir em treinamentos e demonstração dos benefícios que o ambiente de ensino poderá usufruir ao adotar a tecnologia em seus processos.
Dificuldade de inserir metodologias ativas no processo de ensino
Além da resistência cultural e do desafio de desenvolver habilidades, pode existir uma dificuldade de trabalhar com metodologias ativas, como ensino híbrido e gamificação.
As metodologias ativas colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem, fazendo com que ele desenvolva competências para a absorção dos conteúdos de forma autônoma e proativa.
Outros desafios enfrentados pelas instituições são a falta de recursos financeiros para implementar soluções tecnológicas e, até mesmo, a falta de acesso dos alunos à internet ou equipamentos.
6 tendências de transformação digital na educação
Conheça algumas tendências de transformação digital na educação:
1- Personalização do ensino
Adotar estratégias de personalização do ensino é uma das principais tendências de transformação digital no ambiente educacional. Essas estratégias consideram as características individuais do aluno no que diz respeito à aprendizagem, de modo a trabalhar com tecnologias educacionais alinhadas.
Essa tendência parte do princípio de que muitos alunos não vão aprender como os demais. Logo, é fundamental conhecer as lacunas na aprendizagem e trazer novas possibilidades para garantir que eles absorvam conhecimentos.
A partir de softwares educacionais, por exemplo, torna-se possível coletar dados sobre o desempenho e o perfil de cada estudante para entender quais metodologias adotar.
2- Plataformas de colaboração
Com o fácil acesso à informação, os alunos fazem pesquisas sobre seus temas de interesse a qualquer momento na internet. Nesse cenário, o professor deixa de ser o único detentor da informação e pode aproveitar para estimular a turma a complementar o estudo fora da sala de aula por meio de plataformas online de colaboração.
Essas plataformas possibilitam a colaboração entre os alunos, que, junto com os professores, aprendem, ensinam e compartilham ideias e conteúdos interessantes com os demais colegas em um ambiente virtual.
3- Ensino híbrido
O ensino híbrido vem se fortalecendo como uma forte tendência de transformação digital na educação. Essa modalidade de ensino prevê um cronograma com aulas presenciais e aulas online, integrando o convívio social do espaço físico com a exploração contínua do espaço virtual.
Entre os benefícios do ensino híbrido estão:
- experiência de aprendizado flexível;
- maior autonomia do estudante;
- obtenção de conhecimento dentro e fora da sala de aula;
Desse modo, quando existe um planejamento bem estruturado e plena análise do perfil dos estudantes, essa modalidade pode impactar de forma muito positiva o desempenho escolar.
4- M-Learning
M-learning vem de “mobile learning” (aprendizado móvel) e consiste em utilizar os dispositivos móveis como plataformas auxiliares nos estudos.
Apostilas digitais, e-books e aplicativos são algumas propostas que podem ser exploradas a partir do M-learning. A gamificação, que utiliza jogos para criar estratégias de ensino, também pode ser adaptada para o mobile.
O mobile learning considera o novo comportamento das pessoas, que estão sempre conectadas a celulares e tablets, e viabiliza uma cultura de aprendizado contínuo.
5- Ensino à distância
Além do ensino híbrido, o ensino à distância ou EAD vem se popularizando no âmbito educacional pela dinamicidade e facilidade que pode trazer para alunos e professores.
Uma das maiores vantagens para o aluno é poder assistir às aulas quando e onde quiser. Para os professores, é a possibilidade de trabalhar com múltiplos formatos para transmitir o conhecimento, como podcasts, vídeos, slides, animações e muito mais.
O foco é proporcionar uma experiência educacional mais envolvente e prática, trabalhando a autonomia do aluno e novas linguagens através da internet.
Com a pandemia de Covid-19, a transformação digital foi impulsionada nos ambientes de ensino, já que o fechamento das escolas foi necessário e o cronograma passou a contemplar aulas à distância. Nesse sentido, observamos escolas, alunos e professores sendo desafiados a se adaptarem rapidamente às novas tecnologias.
E quando falamos de ensino à distância, o planejamento e o treinamento também são muito importantes. Primeiro, para que professores estejam capacitados para trabalhar com essa modalidade de ensino sem grandes dificuldades e haja uma boa plataforma de aprendizagem. Segundo, para que os alunos consigam aprender a aproveitar os benefícios de estudar de forma síncrona e assíncrona.
6- Softwares de gestão de documentos e processos
Assim como em outras áreas, é cada vez mais comum a educação abandonar formas manuais de gerenciamento e implementar sistemas para auxiliar nas rotinas e otimizar tempo.
Esse é o caso dos softwares de gestão de documentos e processos, que possibilitam organizar as informações, agilizar buscas, garantir plena segurança e ainda automatizar tarefas.
Na Selbetti, os softwares ECM (Gestão de documentos) e BPMS (Gestão de Processos) trazem diversos benefícios para área educacional, permitindo que alunos, professores e gestores possam realizar processos por meio de uma plataforma 100% online:
- Disponibilização de provas
- Matrícula online
- Requisições e solicitações
- Manuais de procedimentos e políticas
- Assistente virtual (orientações)
- E muito mais
Conheça mais sobre as soluções da Selbetti para educação.
Tecnologia no ambiente de ensino: um caminho desafiador, mas necessário
Vimos, neste artigo, o quanto a transformação digital na educação pode melhorar o ambiente de ensino a partir da introdução de novas tecnologias e linguagens.
Não se trata de substituir processos ou o papel do professor, mas de trazer mais praticidade e diversidade, com aulas mais envolventes, professores confiantes e alunos mais interessados em aprender.
Nesse cenário, é fundamental que gestores escolares estejam sempre atentos às tendências da transformação digital e entendam o que pode ser implementado na escola para proporcionar melhorias. Também se faz necessário investir na preparação do corpo docente para que essa transição ocorra de forma planejada e sem dificuldades.
Alinhar-se a um mindset digital pode ser um caminho desafiador, mas que tende a trazer muitas vantagens para todos os atores envolvidos.
Gostou do artigo? Então confira também nosso post Planilha Excel para Gestão de Documentos: será que ainda vale a pena.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais para acompanhar novidades sobre o mundo da tecnologia. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!
Deixe um comentário