6 tendências em tecnologia para 2023, segundo a Gartner

O ano de 2022 está chegando ao fim e a Gartner, referência mundial em TI, anunciou quais são as principais tendências em tecnologia para 2023. Segundo Frances Karagounis, chefe de pesquisa do grupo de TI, em 2023, os eixos centrais para a construção da estratégia tecnológica do Gartner são: otimizar, dimensionar e ser pioneiro.

Essas informações são importantes, principalmente, para gestores que buscam manter suas instituições a par do mercado tecnológico. Pensando nisso, trouxemos neste post as 6 principais tendências em TI para ficar de olho em 2023. Confira! 

1- Inteligência Artificial adaptável

Você já recebeu a ligação de um robô oferecendo serviços em nome de uma marca? A Inteligência Artificial, ou IA, já faz parte de diversos aspectos da vida moderna. Em 2023, esse cenário deve se acentuar com a IA presente no dia a dia da maioria das organizações. 

No entanto, interações robóticas e generalizadas criam estranhamento e afetam a relação das empresas com seus clientes. Nesse sentido, é necessário que essa tecnologia seja adaptável para a experiência do consumidor, de forma que aprenda e se adapte ao comportamento humano. 

Em outras palavras, a IA adaptável pode aprimorar suas respostas diante das interações com consumidores. Esse tipo de IA usa o feedback em tempo real para aprender e se adaptar ao mundo real e à interação humana. Dessa forma, é uma tecnologia com alto poder de adaptação às mudanças rápidas e contínuas do ambiente.   

2- RPA (Automação Robótica de Processos)

A automação robótica de processos, ou RPA, é uma tecnologia que permite automatizar tarefas de negócios. Com essa solução, é possível criar bots que emulam o comportamento humano, apenas mostrando a eles o que deve ser feito. 

Essa é uma tecnologia que pode aumentar a produtividade e reduzir custos, uma vez que é possível automatizar os processos repetitivos que fazem parte da rotina de uma empresa. O Gartner afirma que, até 2024, o mercado de RPA expandirá expressivamente.  

3- Mundo híbrido (união do físico e digital)

O mundo híbrido é uma das mais promissoras tendências em tecnologia para 2023. Nesse cenário, dois agentes serão protagonistas. A  primeira é a tecnologia gêmea digital, que pode ser traduzida como simulações virtuais para testes de novos produtos e objetos em ambiente digital. 

O outro elemento fundamental dessa integração de mundos é a tecnologia de impressão 3D, que possibilitará a materialização do produto testado no meio virtual. 

Em 2023, essas duas tecnologias aliadas serão usadas em diversos setores, como fábricas de peças, por exemplo.

4- Metaverso

O metaverso é uma experiência virtual que mescla os ambientes de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e outras tecnologias para criar interações imersivas. 

Com essa tecnologia, é possível socializar, se divertir e até mesmo trabalhar. Por mais que isso possa parecer uma realidade muito distante do que vivemos agora, essa é uma tendência forte para os próximos anos.

Segundo a Forbes, dados da  Boston Consulting Group mostram que o Metaverso deve movimentar mais de R$2 trilhões até 2025. Atualmente, esse número já está na casa de R$1,3 trilhão. 

Em 2023, espera-se que essa realidade caminhe em passos acelerados para atingir as projeções dos grandes indicadores de mercado, que estimam que, até 2027, 40% das grandes organizações mundiais tenham projetos no Metaverso.

5- Tecnologia sustentável 

Sustentabilidade está entre os temas em alta nas tendências em tecnologia para 2023. Nesse sentido, cada vez mais, os avanços tecnológicos serão comparados com o seu impacto ambiental, na tentativa de criar métodos de minimização de dano ao ecossistema terrestre.

Entre os principais desafios estão o controle das emissões de carbono, frenagem do aquecimento global, entre outros. Em 2023, a tendência é que isso faça com que os líderes de organizações de diversos setores busquem por soluções tecnológicas que consigam aliar desenvolvimento e sustentabilidade, como é o caso das fontes de energia renováveis.

6- Cloud Computing

Cloud Computing, ou computação em nuvem, é um termo que serve para designar a tecnologia que permite armazenamento e acesso remoto a dados e arquivos por meio da internet. Esse tipo de serviço proporciona praticidade e flexibilidade, uma vez que qualquer pessoa com autorização pode acessar um arquivo remotamente. 

A computação em nuvem possui diferentes modelos de serviço, sendo eles: Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS). Em 2023, essa tecnologia, que não é novidade e já faz parte da realidade para grande parte das empresas, terá um crescimento acentuado. Segundo a própria Gartner, mais de 50% das empresas usarão um Cloud Computing até 2027. 

Acompanhe as tendências em tecnologia

Nem todas essas tendências são novidades no mercado, mas todas elas terão uma curva de crescimento acentuada em 2023. Elas se fortalecem como uma resposta às necessidades do mercado, que só podem ser supridas de forma eficiente através da tecnologia.

Gostou deste conteúdo e gostaria de aprender mais sobre o universo da tecnologia? Então aproveite o momento para ler nosso artigo Cloud computing: tudo o que você precisa saber (+ dica extra). Dessa forma, você pode aperfeiçoar seus conhecimentos e conhecer soluções que podem tornar a gestão de sua empresa ágil, produtiva e econômica. Aproveite!

Comentários

1 resposta em “6 tendências em tecnologia para 2023, segundo a Gartner”

A inteligência artificial está em constante evolução, do jeito que as coisas estão como será daqui a alguns anos? Apesar de suas capacidades impressionantes, ainda há muitos desafios a serem enfrentados, como a transparência e ética no uso dessas tecnologias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *