Como otimizar o ciclo de vida de produtos de TI?

Como otimizar o ciclo de vida de um produto de TI?

Empresas que querem ter um parque tecnológico robusto precisam otimizar o ciclo de vida de produtos de TI. Entenda!

O parque de TI se tornou um dos pontos mais críticos e estratégicos dentro do ambiente empresarial, porque concentra todos os aparelhos tecnológicos que viabilizam as operações de negócio.

Otimizar o ciclo de vida desses produtos de TI é, portanto, uma das ações mais necessárias para assegurar a performance ao longo do tempo. Do contrário, gastos desenfreados com manutenção, aquisição frequente de novos ativos e até mesmo aumento dos riscos operacionais se tornam frequentes.

No artigo de hoje vamos conversar um pouco mais sobre esse assunto, mostrando na prática como a sua empresa pode melhorar a gestão de TI e, assim, conquistar um parque tecnológico eficiente, sustentável e alinhado aos objetivos empresariais

Acompanhe!

Como fazer uma gestão eficiente do ciclo de vida de equipamentos de TI

O primeiro passo para fazer uma boa gestão envolve escolher equipamentos e softwares que realmente agreguem valor às operações empresariais. Ou seja, evitar qualquer tecnologia que, embora seja tecnicamente avançada, contribui pouco ou não traz benefícios mensuráveis para os processos internos ou objetivos estratégicos.

Aquele software caro, mas subutilizado, usado a cada dois meses, um computador obsoleto que não suporta mais atualizações, um sistema desnecessariamente complexo que consome recursos. Esses são alguns exemplos de produtos de TI que podem ser substituídos ou descartados, caso a empresa adote uma política de avaliação periódica de ativos.

O trabalho de gerenciamento, no entanto, não termina aí. Existem outras duas medidas que o time aqui da Selbetti recomenda fortemente: manutenção preventiva e monitoramento proativo.

Abaixo vamos entender melhor como cada um deles funciona. 

Manutenção preventiva: a chave para prolongar a vida útil

A manutenção preventiva é uma prática que consiste em realizar inspeções regulares e ajustes nos ativos para assegurar que eles continuarão operando de forma confiável.

Funciona da seguinte forma:

  1. Cria-se um cronograma detalhado de inspeções e intervenções técnicas;
  2. São executados reparos e substituição de componentes antes que apresentem falhas.
  3. É feita uma documentação completa das ações realizadas, gerando um histórico dos equipamentos.

Embora existam outros tipos de manutenção, como a manutenção preditiva e a corretiva, a manutenção preventiva ainda é uma das mais econômicas e acessíveis, justamente por ser de fácil implementação e não depender de tecnologias avançadas ou análises complexas.

Monitoramento proativo para otimização contínua

O monitoramento proativo é uma estratégia que envolve o uso de ferramentas e processos para acompanhar o desempenho dos ativos em tempo real. 

Ou seja, o time de TI interno ou profissionais terceirizados são encarregados de analisar indicadores e realizar intervenções antecipadas, de modo a identificar qualquer anomalia ou falha que possa prejudicar a performance dos aparatos tecnológicos.

Como funciona esse monitoramento? Da seguinte forma:

  • Primeiramente, configuram-se ferramentas de monitoramento para capturar dados de desempenho.
  • Em seguida, são coletadas métricas relacionadas à performance, como uso de CPU, memória e energia.
  • Depois, é feita uma análise em tempo real para identificar padrões anormais ou possíveis falhas.
  • E por último, são aplicadas correções, ajustes ou alertas para evitar interrupções.

Como saber se o meu parque de TI precisa melhorar a gestão?

A percepção de que o parque de TI precisa de um melhor gerenciamento parte da premissa de que a empresa não está conseguindo mais atingir sua performance desejada ou justificar os custos operacionais.

Ela sente que não está mais tirando o melhor proveito de seus recursos tecnológicos, que os funcionários estão sofrendo com atrasos e ineficiências, ou até mesmo que os sistemas e produtos estão mais vulneráveis para sofrer ataques cibernéticos ou falhas críticas.

Para ajudar nessa etapa de descoberta, considere avaliar:

  • Os equipamentos atendem às demandas atuais da minha empresa?
  • O custo de manutenção dos ativos é proporcional ao valor que eles entregam?
  • Os sistemas e hardwares estão atualizados e em conformidade com os padrões de segurança?
  • Há um plano bem definido para a substituição de ativos obsoletos?
  • A minha equipe de TI consegue identificar e corrigir falhas rapidamente?

Microexato by Selbetti: parceira para otimizar o ciclo de vida de produtos de TI

A Microexato By Selbetti trabalha com a oferta de notebooks, computadores, monitores, servidores e outros hardwares seminovos, das linhas corporativas das marcas Dell, Lenovo e HP.

Com as soluções é possível promover ainda mais a qualidade e a eficiência dos projetos de TI, a partir de ativos de altíssima qualidade. E, também, contribuir para a otimização do ciclo de vida dos produtos de TI, por meio de soluções como compra de lotes corporativos – em que os empresários podem vender os equipamentos que não condizem mais com sua operação atual.

Se a sua empresa busca impulsionar os negócios, reduzir custos operacionais e ainda contribuir com práticas mais sustentáveis, as soluções da Selbetti são ideais. Conheça as ofertas da Microexato by Selbetti e descubra como integrar tecnologia de qualidade ao seu negócio. Clique aqui e saiba mais

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *