



O processo bancário de emissão de boletos é lento e caro. Descubra como ferramentas digitais podem reduzir custos e trazer mais agilidade para instituições financeiras.
O processo de emissão de boletos sempre foi burocrático por causa de suas limitações: altas taxas, dependência de intermediários e falta de flexibilidade.
Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025, a estimativa é que o investimento dos bancos em tecnologia cresça 13% ainda neste ano, e a automação de emissão de boletos está na lista de prioridades desses investimentos.
Por quê? No artigo de hoje, vamos entender por que a automação se tornou crucial para instituições financeiras e como a sua instituição pode ter acesso a essa transformação.
O modelo tradicional de emissão de boletos sempre se traduz em uma operação lenta e cara para as instituições financeiras, porque a cada registro solicitado há custos elevados de processamento e tarifas, pouca flexibilidade para adaptar processos e riscos de retrabalho em caso de inconsistências.
Além disso, as instituições ainda precisam lidar com outro vilão: a burocracia que envolve toda a gestão de cobranças. Esse desafio vai além da simples emissão, incluindo tarefas complexas como o envio automatizado de títulos para protesto em cartório, o que não só dificulta a agilidade, mas também compromete a previsibilidade do fluxo de caixa.
Não podemos esquecer, também, dos erros cadastrais, atrasos na validação dos boletos e falhas na comunicação com os sistemas internos que resultam em clientes insatisfeitos e em instituições financeiras que ficam sobrecarregadas com ajustes manuais.
Não é de agora que a automação vem transformando a forma como as instituições financeiras lidam com suas operações, mas ainda existem dúvidas sobre como a tecnologia age para trazer ganhos “palpáveis”.
No caso do processo de emissão de boletos, o processo de automação significa integrar sistemas que geram cobranças de forma instantânea, validada e, mais importante, sem intervenção manual.
Na prática, o que isso significa? Que o cliente recebe a cobrança digital correta, e a instituição ganha uma gestão de cobrança de ponta a ponta. Ela deixa de ser refém de etapas repetitivas e passa a contar com integrações para protesto de títulos em cartório, tanto para o envio quanto para a baixa, centralizando todo o controle.
Isso, por si só, já traz para a operação muitos efeitos positivos:
No mercado atual, cheio de soluções tecnológicas diga-se de passagem, existem ferramentas pensadas especialmente para ajudar as instituições financeiras a modernizar a emissão de boletos.
Uma dessas soluções são as plataformas integradas de gestão financeira, que reúnem toda a operação de cobrança em um único ambiente digital. Com elas, é possível emitir boletos, acompanhar recebimentos e conciliar dados de forma muito prática e organizada.
Outra alternativa são os sistemas de conciliação e relatórios inteligentes, que permitem acompanhar, em tempo real, todos os boletos emitidos e pagos. Esses sistemas fornecem indicadores sobre volume de cobrança, inadimplência e tempo médio de recebimento.
E, claro, existem soluções desenvolvidas exclusivamente para instituições financeiras, como a da Selbetti, por exemplo, que integra tudo o que compõe a operação de cobrança, desde a emissão até o controle e gestão de boletos.
Sabendo como os processos de cobrança dentro das instituições financeiras sempre foram complexos, demorados e onerosos, a Selbetti decidiu agir para desenvolver uma plataforma voltada exclusivamente para solucionar esses gargalos.
A solução foi construída em cima de módulos específicos para que as instituições financeiras que trabalham com grande volume de cobranças possam obter ganhos reais no que abrange economia, gestão e experiência do cliente.
Como? É o que vamos entender!
O resultado é obtido por meio da eliminação de intermediários e da automação no processo de emissão de boletos. Com menos etapas manuais, as instituições financeiras conseguem diminuir custos que antes impactavam diretamente a sua rentabilidade.
Além disso, a plataforma permite uma comparação detalhada de tarifas entre diferentes bancos, o que contribui para que a instituição identifique as melhores oportunidades de redução de custos adicionais.
Os boletos são emitidos com a marca da própria instituição financeira, o que não só fortalece sua identidade institucional com a carteira de clientes, mas também reforça a confiança e o profissionalismo.
Esse modelo também garante que a instituição financeira mantenha autonomia sobre a apresentação e a comunicação das suas cobranças, tornando todo o processo mais transparente.
Somado a isso, a plataforma da Selbetti também permite que a gestão dos boletos seja totalmente centralizada, possibilitando à instituição um controle amplo de toda sua operação de cobrança.
O que significa que a instituição financeira XpodeX é capaz, por exemplo, de realizar o monitoramento completo de indicadores financeiros, performance das cobranças e inadimplência.
Manter os processos manuais na emissão de boletos parece seguro no curto prazo, mas a verdade é que cria vulnerabilidades ocultas que se acumulam ao longo do tempo. Cada conferência extra, cada ajuste manual, cada atraso na validação… tudo isso representa esforço desperdiçado e aumenta a complexidade da operação.
Enquanto isso, a pressão por eficiência e rapidez não diminui. Os clientes, cada vez mais exigentes e ávidos por serviços ágeis, estão tornando-se mais propensos a migrar para instituições que entregam esses diferenciais.
Para manter a operação da instituição viável, sustentável e competitiva, não há outro caminho a ser percorrido. Elas precisam contar com ferramentas de emissão e gestão centralizada de boletos, pois é por meio dessas soluções que elas vão conseguir reduzir erros, otimizar processos e aumentar o controle sobre suas finanças.
Não perca mais tempo e leve a automação para dentro da sua operação financeira. Conheça a Selbetti
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