Inteligência Artificial e Machine Learning: entenda a diferença

As tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning estão mudando a maneira como os processos são executados no setor de TI. 

À medida que essas tecnologias crescem e avançam, aumenta também a forma como nos relacionamos com negócios, empresas e pessoas.

Os benefícios que essas tecnologias trouxeram além do potencial que representam são inquestionáveis, pois têm inúmeras aplicações como em processos produtivos, no diagnóstico de doenças, no processamento de linguagem natural (chatbots), na educação, em serviços financeiros, entre outros. 

É verdade que Inteligência Artificial e Machine Learning são conceitos que andam de mãos dadas e que têm muitas coisas em comum, porém, uma distinção deve ser feita para nos ajudar a esclarecer algumas dúvidas e esclarecer suas diferenças. 

A seguir explicaremos a relação entre inteligência artificial e machine learning e suas principais características. Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é Inteligência Artificial?

De acordo com a empresa de tecnologia IBM, o termo inteligência artificial (IA) refere-se a qualquer inteligência semelhante à humana exibida por um computador, robô ou outra máquina. No uso popular, IA refere-se à capacidade de um computador ou máquina de imitar a mente humana.

Isso significa aprender com exemplos e experiências, reconhecer objetos, entender e responder à linguagem, tomar decisões, resolver problemas e combinar essas e outras habilidades para executar funções que um ser humano pode fazer, como cumprimentar um hóspede de hotel ou dirigir. 

Depois de ter tido um papel de destaque na ficção científica, a IA está sendo usada em muitas áreas de nossas vidas hoje. A inteligência artificial surge da existência de uma grande quantidade de dados e do desenvolvimento de novos sistemas informáticos capazes de processar essas informações de forma mais rápida e precisa do que as pessoas. 

Hoje é possível ver como a IA completa o que queremos dizer quando escrevemos em nossos dispositivos móveis, fornece direções de ruas quando dirigimos, limpa nossas casas e sugere o que devemos comprar ou assistir em plataformas eletrônicas. 

Leia também::: Como o ECM e o BPMS estão transformando as empresas?

O que é Machine Learning?

De acordo com a empresa de tecnologia Expert.ai, Machine Learning é uma aplicação de inteligência artificial que dá aos sistemas a capacidade de aprender e melhorar automaticamente com a experiência, sem exigir programação. 

O Machine Learning, ou aprendizado de máquina, se concentra no desenvolvimento de programas de computador que podem acessar dados e usá-los para aprender por si mesmos.

O processo de aprendizagem começa com observações e experiência direta ou instrução, a fim de procurar padrões nos dados e tomar melhores decisões no futuro. 

O objetivo principal é permitir que os computadores aprendam automaticamente sem intervenção ou assistência humana e sejam capazes de adaptar suas ações de acordo.

Da mesma forma, o machine learning é usado para processar rapidamente grandes quantidades de dados usando algoritmos que mudam com o tempo e melhoram o que pretendem fazer. 

Por exemplo, uma fábrica pode coletar dados de máquinas e sensores em sua rede em quantidades muito além do que qualquer ser humano é capaz de processar. Nesse sentido, o aprendizado de máquina é utilizado para detectar padrões e identificar anomalias, que podem indicar um problema que o ser humano precisa corrigir.

Da mesma forma, está contribuindo com aplicações como a análise de imagens do corpo humano no setor de saúde. Isso representa um benefício para os profissionais competentes nessa área, pois poderão realizar trabalhos complexos com mais rapidez e sucesso.

Principais diferenças entre Inteligência Artificial e Machine Learning 

Como vimos, a inteligência artificial é uma tecnologia que permite a uma máquina simular o comportamento humano. Por sua vez, o Machine Learnig é um ramo da IA ​​que permite que uma máquina aprenda mecanicamente a partir do processamento de dados. 

O objetivo da IA ​​é criar um sistema de computação inteligente semelhante ao humano para resolver problemas complexos, enquanto o aprendizado de máquina é permitir que as máquinas aprendam com os dados para que possam fornecer resultados precisos.

A IA está trabalhando para criar um sistema inteligente que pode executar várias tarefas complexas. Por sua vez, machine learning busca criar máquinas que possam realizar apenas as tarefas específicas para as quais foram treinadas.

As principais aplicações da IA ​​são Siri e o Google Assistent, suporte ao cliente através de chatbots, jogos online, robôs humanóides inteligentes, entre outros. Pelo contrário, as principais aplicações da machine learning são os sistemas de recomendação online, os algoritmos de pesquisa do Google, as sugestões automáticas de marcação de amigos no Facebook, etc.

Leia também::: 5 dicas para implementar uma cultura digital na empresa

Tecnologias complementares

Até aqui, vimos as diferenças entre inteligência artificial e machine learning. Como você pode ver, são duas tecnologias diferentes, mas complementares. 

Portanto, não devem ser usados ​​como sinônimos. Esperamos que você tenha achado esta informação interessante e útil e, para aprofundar ainda mais seu conhecimento, confira também nosso artigo “Como o OCR e a inteligência artificial estão revolucionando a digitalização de documentos”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *