5 dicas para implementar uma cultura digital na empresa

A tecnologia está revolucionando todos os setores da sociedade, trazendo à luz novos comportamentos e maneiras de ver o mundo. Nesse cenário, é indispensável pensar em implementar uma cultura digital dentro da empresa.

Isso porque investir na digitalização do negócio é fundamental não apenas para agilizar as rotinas e aumentar a eficiência, como também para ganhar competitividade no mercado e melhorar a experiência do cliente.

Apenas para você ter uma ideia, um estudo da McKinsey revelou que as empresas líderes em maturidade digital no Brasil atingem uma taxa de crescimento do EBITA – métrica de lucratividade utilizada pelos investidores – até 3 vezes maior do que as demais. Além disso, globalmente, as líderes digitais crescem 5 vezes mais do que o restante das concorrentes. 

Já deu para ver a importância de adotar um mindset digital para acelerar resultados, não é? Para te ajudar, neste artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o que é cultura digital e como implementá-la. Acompanhe a leitura!

O que é cultura digital?

A cultura digital consiste em um conjunto de práticas inovadoras e tecnológicas implementadas em uma empresa com o objetivo de transformar as atividades e departamentos. 

Ou seja, não é apenas utilizar tecnologias, antes trata-se de uma mudança estrutural cujo foco é atribuir mais agilidade, eficiência e inteligência às rotinas de uma organização, desde o modelo de negócio e as tomadas de decisão até os processos e cultura de dados.

Em suma, recursos digitais são integrados no cotidiano empresarial, tarefas manuais podem ser automatizadas e os efeitos dessas implementações são monitorados de perto, já que devem impactar todos os stakeholders (gestores, colaboradores, fornecedores, clientes, investidores etc).

Fazer a transição para uma cultura digital é essencial para acelerar resultados e garantir a sobrevivência no mercado, haja vista a alta competitividade e o fato de os consumidores estarem cada vez mais conectados. 

Leia também: Tendências tecnológicas para 2022: conheça 6 para aplicar na sua empresa

O cenário da cultura digital nas empresas

Embora ainda haja uma certa resistência por parte de alguns gestores, vemos o quanto a adesão de um mindset digital vem crescendo no mundo corporativo nos últimos anos. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Samba Digital, da Sambatech, 76,2% das empresas brasileiras estão desenvolvendo ou já implementaram alguma estratégia de digitalização em suas operações. 

Das companhias que desejam implementar a transformação digital, destacam-se algumas áreas de interesse como:

  • Análise de dados (62% de preferência);
  • Soluções para a jornada do cliente (54%);
  • Computação em nuvem (46%);
  • Arquitetura de sistemas (40%)
  • Inteligência artificial (38%);

Logo, independente de você ter implementado uma cultura digital ou não, nunca é tarde para começar. O ideal é começar avaliando o nível tecnológico em que seu negócio está atualmente e de que maneira essas ferramentas estão sendo empregadas.

Vantagens de implementar uma cultura digital na empresa

A cultura digital proporciona muitas vantagens que podem ser fortemente percebidas entre gestores e colaboradores. 

Elas vão desde o aumento da produtividade e controle sobre recursos e faturamento até mais praticidade, otimização de processos e sustentabilidade do negócio.

Confira a seguir as vantagens da cultura digital de forma mais detalhada:

Alta eficiência nos processos

A implementação de uma cultura digital permite melhorar todos os processos e departamentos de uma empresa, desde o administrativo, comercial e produtivo até o contábil, financeiro e RH. 

Isso porque as rotinas ficam muito mais simples, eficientes e econômicas com as ferramentas e treinamentos utilizados. Assim, os funcionários conseguem aumentar a performance, sem perder tempo com trabalhos repetitivos e muito operacionais.

E a companhia pode acompanhar em tempo real o fluxo de todos os processos, visualizando metas, indicadores e equivalentes para mensurar os efeitos e implementar novas melhorias quando quiser.

Mais praticidade para o dia a dia

Outra vantagem da cultura digital é a praticidade que ela promove nas rotinas organizacionais. Um exemplo se encontra justamente nas atividades que antes eram realizadas tão somente offline, sem o auxílio da internet e demais tecnologias.

Hoje, reuniões, treinamentos, comunicação entre departamentos, supervisão e contratações podem ser realizados de forma muito prática com a utilização de ferramentas digitais. 

Por isso, vale adotar um mindset digital para aproveitar essas oportunidades e tornar o dia a dia muito mais ágil e fluido.

Leia também: Transformação digital no varejo: o que é e por onde começar?

Dicas de como implementar uma cultura digital na empresa

Agora que você já sabe o que é cultura digital e quais são seus benefícios, chegou a hora de entender como adotá-la no seu negócio. 

Para saber como implementar a cultura digital de forma assertiva, siga nossas dicas e garanta os melhores resultados.

1- Faça um mapeamento dos processos

A primeira dica é mapear processos para entender o que está sendo realizado manualmente atualmente. Isso vai ajudar a identificar gargalos, pontos de melhorias e alguns recursos que podem ser empregados.

Assim, a empresa passará a entender quais as etapas necessárias para consolidar a cultura digital e providenciar as inovações de que precisa. 

Isso pode ser feito a partir da elaboração de um bom planejamento estratégico para garantir que os resultados impactem toda a estrutura da companhia.

2- Analise a presença online da empresa

Caso o seu negócio já tenha um site corporativo e esteja presente nas redes sociais, é necessário avaliar a utilização dessas ferramentas. O motivo é simples: entender o retorno que elas trazem e o que pode ser melhorado.

Nesse sentido, vale fazer os seguintes questionamentos:

  • Quais ferramentas digitais geram tráfego?
  • As redes sociais estão sendo bem administradas pela equipe de marketing?
  • Os colaboradores responsáveis conhecem bem o público e as políticas da empresa?
  • O público-alvo está interagindo de forma positiva?

Essa análise é decisiva para conseguir ver o que está desalinhado e colocar tudo nos eixos para otimizar a exposição da marca no mundo digital.

3- Treine seus funcionários e deixe tudo alinhado

Como vimos no item anterior, é fundamental alinhar comportamentos e atividades com os times para que tudo funcione conforme o planejado. 

Logo, a dica é realizar treinamentos específicos para garantir que os profissionais utilizem as tecnologias da melhor maneira possível.

Para isso, não esqueça de priorizar nos treinamentos pontos como:

  • Padronização de atendimentos;
  • Definição de como utilizar os canais digitais;
  • Estimulação à criatividade dos colaboradores;
  • Abertura à críticas e feedbacks de melhorias;

Essa simples atitude possibilitará que a implementação da cultura digital seja efetiva e nenhum funcionário tenha dúvidas ao longo do processo.

4- Implemente softwares e tecnologias relevantes

Sem dúvidas, não tem nem como pensar em uma cultura digital sem integrar tecnologias às rotinas, não é mesmo? Mas a integração de softwares e tecnologias deve ser feita de forma clara e eficiente para que todos os setores da empresa possam trabalhar em conjunto e sem ruídos na comunicação.

Sendo assim, vale optar por ferramentas que eliminam o uso de papéis, automatizam tarefas e podem ser integrados a outros sistemas que sua empresa já utiliza. 

Nesse cenário, a dica é implementar softwares como o ECM (Gestão de Documentos), BPMS (Gestão de Processos) e RPA (Automação de tarefas repetitivas e rotineiras), todos presentes no portfólio da Selbetti.

5- Pense na experiência do cliente

Uma pesquisa da Deloitte & Touche revelou que as empresas centradas no cliente são 60% mais lucrativas do que aquelas que não possuem esse foco. Daí a importância de pensar na experiência do cliente quando você estiver realizando a implementação – ou consolidação – de uma cultura digital na sua empresa. 

A preocupação com a experiência do público é essencial para melhorar a qualidade dos produtos e serviços, além de dinamizar negociações e potencializar as vendas. Assim, vale conhecer o potencial cliente de forma profunda e quais são as etapas de sua jornada de compra.

Esse conhecimento será decisivo para que você tente inovar por meio da digitalização de processos antes vistos como burocráticos. 

Um exemplo é a implementação da assinatura digital e eletrônica de documentos, que possibilita atuar de forma remota e é uma solução muito valorizada pelo consumidor atual. Aqui na Selbetti, temos o sistema de assinatura digital eletrônica S-SIGN para te auxiliar nesse sentido.

Conte com a maior integradora de Outsourcing de TI para consolidar a cultura digital no seu negócio!

Como vimos neste post, fazer a transição de uma cultura tradicional para uma cultura digital é fundamental para garantir a sustentabilidade da empresa em cenários cada vez mais competitivos. 

Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a entender melhor o conceito, as vantagens e algumas formas de implementar esse mindset. Mas caso você ainda tenha dúvidas sobre por onde começar, nossa dica final é contar com o auxílio de uma empresa de tecnologia reconhecida no seu ramo de atuação. 

A Selbetti possui mais de 45 anos de mercado e é líder em Outsourcing de TI no Brasil. Contamos com um amplo portfólio de soluções tecnológicas que já ajudaram mais de 4 mil clientes na jornada de transformação digital. Conheça nossa plataforma cloud que integra todos os nossos serviços para potencializar os seus resultados!

Comentários

1 resposta em “5 dicas para implementar uma cultura digital na empresa”

Olá tudo bem? Espero que sim!
Adorei seu artigo,continue assim 🙂
Até mais e obrigada.

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