

A aplicação da inteligência artificial (IA) nas empresas e na indústria tem sido um pré-requisito para se destacar no mundo moderno. Quais estão sendo as principais aplicações e benefícios da tecnologia? Vamos descobrir!
Desde que ferramentas como MidJouney, ChatGPT e DALL-E foram anunciadas, temos assistido a uma onda de soluções de IA sendo desenvolvidas para atender tanto o público em geral como empresas e indústrias.
Desejada pelos benefícios que entrega, como automação e personalização em escala, a IA se tornou praticamente um pré-requisito para todo modelo de negócio que quer competir no mercado atual e trazer à tona um diferencial interessante para suas operações.
Hoje vamos analisar de perto como a inteligência artificial generativa está sendo aplicada em diferentes setores, os benefícios que está trazendo, e os cuidados necessários para que a sua inserção seja livre de quaisquer complicações. Acompanhe!
Tecnologias com inteligência artificial são capazes de aprender padrões e tomar decisões a partir de grandes volumes de dados.
Esse aprendizado, orientado por Machine Learning, tem contribuído para empresas e indústrias automatizarem operações que até então precisavam ser desempenhadas por mãos humanas. Sejam tarefas repetitivas ou atividades mais complexas, como controle de qualidade.
Empresas e indústrias dependem da precisão no planejamento para manter suas operações e o estoque otimizados. Até recentemente, era muito difícil determinar qual seria uma demanda futura e tendências de consumo, o que poderia ocasionar problemas sérios na aquisição de matéria-prima, insumos e demais materiais.
Isso praticamente está sendo solucionado com aplicações de IA, Big Data e Machine Learning, pois as ferramentas que analisam dados em tempo real conseguem identificar padrões de consumo e, em cima desses dados, prever com maior precisão as necessidades de produção.
A análise preditiva é um tipo de análise de dados avançada que envolve a antecipação de cenários futuros com base em dados históricos.
Para que ela seja eficaz, é necessário que os profissionais tenham acesso a dados de qualidade, algo que hoje pode ser alcançado facilmente com o uso da IA e ferramentas de Big Data.
Esse tipo de análise tem sido ótimo para reduzir riscos de falhas operacionais, otimizar operações, como gestão de estoque e logística, e prever comportamentos de mercado.
A manutenção é uma das práticas mais importantes, uma vez que é responsável por garantir a continuidade e o bom funcionamento de ativos.
Existem diferentes tipos de manutenção, como corretiva e preventiva, mas uma das manutenções que mais têm sido adotadas pelos líderes é a preditiva, pois utiliza dados para identificar possíveis falhas antes que elas aconteçam.
Com o apoio da IA, os modelos de negócio estão conseguindo aplicar a manutenção preditiva mais eficientemente, e assim:
Cada setor está se beneficiando da IA de uma forma, e eis por que sua aplicação tem sido tão recomendada. Não importa o nicho em que a empresa ou indústria atue, ela está contribuindo para seu desenvolvimento e crescimento escalável.
LEIA TAMBÉM | A importância da gestão em nuvem para a eficiência da transformação digital
Não há dúvidas que a IA tem feito cada vez mais parte da rotina empresarial, mas, por se tratar de uma tecnologia recente, é importante lembrar que existem cuidados que são necessários para que sua adoção seja livre de qualquer problema ou frustração.
Que cuidados são esses?
O uso da inteligência artificial depende tanto das habilidades humanas para configurá-la e gerenciá-la quanto de um treinamento contínuo da própria tecnologia. Embora o senso comum nos faça pensar que a IA “faz tudo sozinha”, e isso está longe da realidade.
Para que funcione de forma assertiva, é necessário treinar os algoritmos, fornecendo dados de qualidade e ajustando parâmetros ao longo do tempo.
Com isso, é importante qualificar todo o time interno, garantindo que a tecnologia seja compreendida e aceita por todos, além de ensinar como monitorar e otimizar o desempenho da IA no dia a dia.
O desejo de inserir a IA em tudo que envolve a empresa pode fazer com que sua adoção aconteça de forma acelerada, o que impede que sua transição e aceitação ocorra de forma natural. A dica aqui é começar com projetos pilotos, e, conforme a empresa e o time forem ganhando mais confiança, expandir para novos projetos.
É preciso existir um propósito para investir e usar a IA, do contrário recursos importantes serão desperdiçados, e os resultados alcançados a partir dela podem gerar frustrações.
Alguns exemplos de metas que podem ser interessantes inserir no planejamento:
A quantidade de ferramentas de IA disponível é surpreendente, tornando impossível chegar a um número exato. Mas isso não significa que todas essas soluções são boas ou se adaptam às necessidades da empresa. Assim, é importante pesquisar e escolher parceiros certos da tecnologia para evitar qualquer tipo de frustração no futuro.
Com a aquisição da Intercompany, a Selbetti, maior integradora de tecnologia do Brasil, trouxe para o mercado soluções de inteligência artificial avançadas, como a GenIA. Essa solução transforma a maneira como empresas operam, automatizando processos, reduzindo erros e custos, além de fornecer insights valiosos para tomadas de decisão mais assertivas.
A GenIA oferece uma abordagem personalizada com governança, compliance e segurança, tudo alimentado pela tecnologia de ponta do WatsonX da IBM. Isso permite que as empresas otimizem operações, melhorem a experiência do cliente e mantenham a competitividade, com flexibilidade para se adaptar a diferentes necessidades de negócio.
Entre os principais benefícios estão:
Com uma implementação simples e suporte contínuo, a GenIA garante que empresas de diversos setores possam maximizar os benefícios da inteligência artificial generativa, integrando-se perfeitamente com sistemas corporativos e proporcionando um crescimento sustentável.
Saiba mais acessando aqui
Deixe um comentário