Se você quer construir uma boa reputação digital, precisa construir uma boa maturidade digital.

A relação entre maturidade digital e a reputação empresarial

Quer melhorar a reputação da empresa? Você precisa construir uma boa maturidade digital. Entenda! 

Na sua percepção, como a reputação de uma empresa é mensurada, hoje? Por meio da qualidade de seus produtos? Atendimento ao cliente impecável? Comunicação estratégica? Ou do preço competitivo? 

A realidade é que todos esses fatores contribuem para consolidar a reputação empresarial, e, somado a isso, temos também a maturidade digital, um elemento que determina o quanto uma organização está preparada para reinventar-se, inovar e sustentar o seu crescimento ao longo dos anos.

Aí na sua empresa, como está essa maturidade?

O que é maturidade digital e por que ela impacta a reputação?

Chamamos de maturidade digital a capacidade de uma empresa integrar iniciativas tecnológicas, processos inteligentes e uma cultura voltada à inovação, para gerar valor para si mesma e para o mercado.

Essas iniciativas geralmente envolvem:

  • Transformar fluxos operacionais que até então eram fragmentados;
  • Implementar tecnologias avançadas para reduzir gargalos internos;
  • Criar experiências digitais diferentes para aumentar o engajamento e fortalecer a relação com o cliente;
  • Ou, até mesmo, reinventar produtos e serviços completamente.

Nos dias atuais, nos quais diversos modelos de negócio estão se reinventando para competir com outras marcas, ignorar essa mentalidade pode ser fatal. E dizemos isso não apenas porque pode prejudicar a competitividade, mas porque as empresas que permanecem alheias a esse pensamento correm o risco de se tornar irrelevantes, incapazes de crescer, inovar e conquistar a confiança do mercado.

Pilares da maturidade digital que constroem a reputação e a confiança do mercado

Assim como qualquer estratégia empresarial, a maturidade digital não é uma iniciativa que pode ser construída do dia pra noite, sem planejamento. Existem pilares que precisam ser estruturados e fortalecidos para fazer com que a evolução se sustente e seja verdadeiramente saudável.

Quais são esses pilares? Tecnologia, pessoas, cultura, processo e, não menos importante, dados.

Tecnologia

A tecnologia é responsável por dar velocidade, agilidade e eficiência aos processos. Sem ela, não há como as operações da nossa empresa escalarem com firmeza ou, então,  conseguirem competir em um mercado tão dinâmico como o de hoje em dia.

Aqui entram investimentos em diferentes soluções:

  • Sistemas de gestão integrados, que centralizam informações e amplificam a visibilidade sobre os setores;
  • Inteligência artificial, que automatiza muitas análises complexas, antecipa demandas e potencializa a personalização;
  • Computação em nuvem, que oferece mais flexibilidade, escalabilidade e maior segurança para os dados;
  • Entre outros.

Pessoas

As pessoas são encarregadas de garantir que as tecnologias serão usadas de forma estratégica, e sua aplicação está, de fato, contribuindo para a criação de valor real. 

Para que esse pilar cresça forte, é necessário que o RH converse com a diretoria para que a empresa realize investimentos em treinamento e desenvolvimento contínuo — seja por meio de cursos, programas de capacitação internos ou mentorias.

Cultura

Já a cultura é moldada pela mentalidade e comportamento da empresa em relação às mudanças. Ou seja, quanto ela está aberta para testar, errar rápido, aprender e evoluir com isso.

O desenvolvimento desse pilar exige o trabalho em conjunto com a gestão de pessoas, pois esses profissionais ficarão encarregados de estimular o engajamento do grupo, a colaboração e a mentalidade digital em todos os níveis da organização.

Processos

Os processos, por sua vez, são responsáveis por garantir que toda a operação seja elevada ao máximo, para, assim, a empresa conseguir melhorar sua margem de lucratividade e competitividade.

Geralmente, o melhoramento desse pilar é alcançado a partir de iniciativas como:

  • Automação de tarefas, que reduz retrabalhos e libera tempo para atividades mais estratégicas;
  • Mapeamento de fluxos de trabalho, que elimina etapas desnecessárias e aprimora a fluidez operacional;
  • Adoção de metodologias ágeis, que acelera as entregas e fortalece ainda mais a colaboração entre os times.

Dados

Por último, os dados são utilizados para garantir que as decisões estratégicas sejam tomadas com base em informações reais, longe de qualquer achismo e suposição que possam prejudicar os resultados. 

Muitos consideram esse um dos pilares mais complexos de firmar-se, visto que exige o uso de boas ferramentas analíticas e expertise comprovada em data para saber extrair o potencial real das informações.

Os benefícios de uma reputação digital fortalecida

“Compreendi o que é maturidade digital e quais seus pilares, mas o que minha empresa ganha em fortalecer a reputação?”

Já adiantamos que os retornos são múltiplos…

Primeiramente, a marca passa a ser vista como inovadora, resiliente e preparada para os desafios futuros, o que a posiciona de forma diferenciada em meio aos outros players. Em segundo lugar, ela também conquista a preferência de clientes mais exigentes e atrai talentos estratégicos, já que transmite credibilidade e visão sólida de futuro. 

Em terceiro, há também uma maior facilidade para acessar parcerias de alto valor, financiamentos e até mesmo oportunidades de expansão internacional. E em quarto, a marca ainda se consolida como referência no seu segmento, ampliando sua influência e relevância.

Existem, claro, outros ganhos igualmente estratégicos que também merecem destaque ao melhorar a reputação da empresa: fortalecimento do networking e maior adaptabilidade às mudanças são alguns exemplos.

Sua jornada de maturidade digital começa com o parceiro certo

Avançar nos cinco pilares da maturidade digital: tecnologia, processos, pessoas, cultura e dados, é uma jornada complexa, e o sucesso depende de um parceiro que entenda a fundo cada uma dessas frentes de forma integrada.

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