



Quer melhorar a reputação da empresa? Você precisa construir uma boa maturidade digital. Entenda!
Na sua percepção, como a reputação de uma empresa é mensurada, hoje? Por meio da qualidade de seus produtos? Atendimento ao cliente impecável? Comunicação estratégica? Ou do preço competitivo?
A realidade é que todos esses fatores contribuem para consolidar a reputação empresarial, e, somado a isso, temos também a maturidade digital, um elemento que determina o quanto uma organização está preparada para reinventar-se, inovar e sustentar o seu crescimento ao longo dos anos.
Aí na sua empresa, como está essa maturidade?
Chamamos de maturidade digital a capacidade de uma empresa integrar iniciativas tecnológicas, processos inteligentes e uma cultura voltada à inovação, para gerar valor para si mesma e para o mercado.
Essas iniciativas geralmente envolvem:
Nos dias atuais, nos quais diversos modelos de negócio estão se reinventando para competir com outras marcas, ignorar essa mentalidade pode ser fatal. E dizemos isso não apenas porque pode prejudicar a competitividade, mas porque as empresas que permanecem alheias a esse pensamento correm o risco de se tornar irrelevantes, incapazes de crescer, inovar e conquistar a confiança do mercado.
Assim como qualquer estratégia empresarial, a maturidade digital não é uma iniciativa que pode ser construída do dia pra noite, sem planejamento. Existem pilares que precisam ser estruturados e fortalecidos para fazer com que a evolução se sustente e seja verdadeiramente saudável.
Quais são esses pilares? Tecnologia, pessoas, cultura, processo e, não menos importante, dados.
A tecnologia é responsável por dar velocidade, agilidade e eficiência aos processos. Sem ela, não há como as operações da nossa empresa escalarem com firmeza ou, então, conseguirem competir em um mercado tão dinâmico como o de hoje em dia.
Aqui entram investimentos em diferentes soluções:
As pessoas são encarregadas de garantir que as tecnologias serão usadas de forma estratégica, e sua aplicação está, de fato, contribuindo para a criação de valor real.
Para que esse pilar cresça forte, é necessário que o RH converse com a diretoria para que a empresa realize investimentos em treinamento e desenvolvimento contínuo — seja por meio de cursos, programas de capacitação internos ou mentorias.
Já a cultura é moldada pela mentalidade e comportamento da empresa em relação às mudanças. Ou seja, quanto ela está aberta para testar, errar rápido, aprender e evoluir com isso.
O desenvolvimento desse pilar exige o trabalho em conjunto com a gestão de pessoas, pois esses profissionais ficarão encarregados de estimular o engajamento do grupo, a colaboração e a mentalidade digital em todos os níveis da organização.
Os processos, por sua vez, são responsáveis por garantir que toda a operação seja elevada ao máximo, para, assim, a empresa conseguir melhorar sua margem de lucratividade e competitividade.
Geralmente, o melhoramento desse pilar é alcançado a partir de iniciativas como:
Por último, os dados são utilizados para garantir que as decisões estratégicas sejam tomadas com base em informações reais, longe de qualquer achismo e suposição que possam prejudicar os resultados.
Muitos consideram esse um dos pilares mais complexos de firmar-se, visto que exige o uso de boas ferramentas analíticas e expertise comprovada em data para saber extrair o potencial real das informações.
“Compreendi o que é maturidade digital e quais seus pilares, mas o que minha empresa ganha em fortalecer a reputação?”
Já adiantamos que os retornos são múltiplos…
Primeiramente, a marca passa a ser vista como inovadora, resiliente e preparada para os desafios futuros, o que a posiciona de forma diferenciada em meio aos outros players. Em segundo lugar, ela também conquista a preferência de clientes mais exigentes e atrai talentos estratégicos, já que transmite credibilidade e visão sólida de futuro.
Em terceiro, há também uma maior facilidade para acessar parcerias de alto valor, financiamentos e até mesmo oportunidades de expansão internacional. E em quarto, a marca ainda se consolida como referência no seu segmento, ampliando sua influência e relevância.
Existem, claro, outros ganhos igualmente estratégicos que também merecem destaque ao melhorar a reputação da empresa: fortalecimento do networking e maior adaptabilidade às mudanças são alguns exemplos.
Avançar nos cinco pilares da maturidade digital: tecnologia, processos, pessoas, cultura e dados, é uma jornada complexa, e o sucesso depende de um parceiro que entenda a fundo cada uma dessas frentes de forma integrada.
A Selbetti oferece um ecossistema completo de soluções que apoiam sua empresa em cada etapa. Desde a otimização de processos e a implementação de tecnologias de ponta, até a segurança dos seus dados e a criação de experiências inovadoras para seus clientes.
Conheça o ecossistema de soluções da Selbetti e inicie sua jornada.
Os comentários estão fechados