

Já ouviu falar em SLA? Esse contrato pode ajudar a sua empresa a garantir a qualidade de serviços e demandas de projetos.
Como a sua empresa tem garantido a qualidade de um serviço ou projeto entregue?
Há muitos anos, o “aperto de mão” era suficiente para formalizar acordos e firmar parceiros. Mas, hoje, com a quantidade de demandas e responsabilidades envolvidas, é importante efetivar a prestação de serviços com um contrato claro entre as partes.
Onde entra o SLA nesse contexto?
Vamos entender!
SLA, sigla para Service Level Agreement, é um documento que redigimos para definir todos os termos e condições entre um prestador de serviços e um cliente.
Nele, são detalhados diferentes tipos de critérios sobre o trabalho/projeto, que incluem desde prazos de entrega até escopo de serviços, métricas de qualidade e responsabilidades das partes.
Assim sendo, o SLA funciona mais ou menos como um guia para alinhar expectativas. Geralmente, é firmado entre empresas e clientes, mas também pode ser aplicado internamente, entre diferentes setores.
Falando assim, de forma rápida, faz parecer que o SLA é apenas um contrato que determina obrigações. No entanto, precisamos reforçar aqui que a sua função é muito mais ampla, principalmente no que tange à qualidade de serviços.
No documento, também é firmado o nível de desempenho esperado pelo cliente/fornecedor. Ou seja, o resultado que deve ser alcançado durante a execução do serviço. Para monitorar esse desempenho, é definido metodologias de medição, que vão indicar se o objetivo foi atingido e o que vai acontecer caso o prestador do serviço não cumpra o combinado.
Por isso, dizemos que o SLA é uma ferramenta até mais importante que um contrato tradicional porque ele garante a qualidade do serviço ou projeto.
Como se trata de um contrato, a empresa consegue personalizar o seu SLA — como um SLA de atendimento, por exemplo — com as cláusulas que julgar necessárias para fortalecer o acordo.
Ainda assim, há componentes que nós da Selbetti consideramos indispensáveis para que o Service Level Agreement seja, de fato, efetivo:
Se a sua empresa é uma organização que costuma realizar projetos entre diferentes departamentos, ou então firmar contratos frequentes com clientes e fornecedores, certamente lida com um grande volume de acordos de serviço.
Nesse caso, boas práticas de revisão e gestão precisam estar bem definidas e ser constantes para que a empresa não perca o controle sobre o SLA.
Aqui vão algumas medidas que podem ajudar:
Cada SLA precisa ser revisado em intervalos regulares para garantir que os termos acompanhem as mudanças do negócio e as demandas do cliente. Essa prática vai ajudar a evitar que o contrato fique desatualizado e perca valor estratégico, que garante a qualidade.
Ter pessoas ou equipes responsáveis por acompanhar o cumprimento do SLA vai facilitar e muito o processo e deixar a função mais concentrada em uma única referência. Os encarregados devem monitorar métricas, analisar relatórios de desempenho e atuar rapidamente em caso de problemas, além de contribuir para facilitar a comunicação entre contratante e prestador.
Com múltiplos contratos em andamento, gerenciar tudo manualmente pode ser realmente caótico. Portanto, nossa última recomendação é recorrer ao uso de plataformas que centralizam documentos e oferecem relatórios para consultar prazos, métricas e responsabilidades em tempo real.
E por falar em ferramentas, a Selbetti conta com soluções que ajudam a gerenciar processos e documentos. Conheça nosso portfólio
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