Transformação digital no varejo: o que é e por onde começar?

Você já ouviu falar em transformação digital no varejo? Vivemos em um cenário onde os avanços tecnológicos e as mudanças no comportamento dos consumidores trouxeram a necessidade de mudanças nos processos internos das empresas.

No setor varejista não foi diferente: se tornou fundamental melhorar produtos, infraestrutura e a própria experiência do cliente para não perder espaço no mercado. E a melhor forma de manter-se em evidência é apostar em soluções tecnológicas para varejo.

Segundo uma pesquisa global da consultoria KPMG, 71% das empresas brasileiras aceleraram seus investimentos em tecnologia para enfrentar os efeitos da pandemia, enquanto 67% aumentaram seus orçamentos para esse fim de forma significativa ou moderada. 

Hoje, existem diversas possibilidades disponíveis, desde estruturas de marketplace e e-commerce até a utilização de inteligência artificial, bots, aplicativos e estratégias de omnichannel. 

Quer saber mais sobre como iniciar a transformação digital no varejo? Então confira o artigo que preparamos para você. Boa leitura!

O que é transformação digital no varejo e quais suas vantagens?

A transformação digital no varejo é uma mudança de mentalidade nas empresas do setor, que passam a utilizar a tecnologia para continuarem competitivas. Isso significa que, além de implementar ferramentas tecnológicas, os varejistas fazem alterações importantes em suas estratégias, otimizando modelos de negócio, processos organizacionais e o próprio atendimento ao cliente. 

Trazer a transformação digital para o varejo é cada vez mais importante, sobretudo quando lembramos que o comportamento do consumidor mudou. Hoje, ele está ainda mais exigente: sabe de forma clara o que quer, pesquisa sobre produtos e serviços na internet e se posiciona quando não tem uma boa experiência com alguma marca.

Nesse sentido, a tecnologia é a melhor aliada para alavancar o setor, já que possibilita facilitar tanto a rotina do consumidor quanto das empresas. 

De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC), entre as soluções digitais mais adotadas no varejo estão:

  • Omnichannel (35%); 
  • E-commerce (18%);
  • Meios de pagamento (94%);
  • Análise de dados no ambiente online (77%);
  • Uso de QR Codes (71%);

A implementação das vendas online é uma das tendências do varejo que mais crescem. Ainda de acordo com a pesquisa, entre 2010 e 2015, o percentual de empresas que trabalhavam com o comércio eletrônico era de apenas 26%. De 2015 a 2020, houve um salto para 53%. Atualmente, 90% das empresas analisadas disseram atuar com o e-commerce.

Vantagens da transformação digital no varejo

Não é novidade o quanto a transformação digital pode ajudar a acelerar os resultados de uma empresa. Mas você sabe quais são os benefícios específicos que levam a esse ganho financeiro? Enumeramos alguns abaixo:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Crescimento das vendas;
  • Melhor customer experience (experiência do cliente);
  • Maior engajamento do consumidor com a empresa;
  • Otimização de processos.

Vale ressaltar que, para obter sucesso na digitalização do negócio, é fundamental que gestores e diretores estejam envolvidos. Assim, é possível garantir o máximo de alinhamento entre tecnologia e estratégia.

Leia também: O que é omnichannel no varejo e qual sua importância?

Como fazer a transformação digital no varejo?

Se você chegou até aqui, com certeza quer saber como iniciar a transformação digital no varejo. Mas é importante lembrar desde o início que esse processo deve ser feito com muito cuidado, respeitando a capacidade de aprendizado e adaptação da empresa.

Isso porque a digitalização envolve não apenas a implementação de tecnologias como também o treinamento dos colaboradores.

Logo, para ter uma jornada de transformação digital assertiva, é crucial:

  • ter uma visão clara do seu modelo de negócio atual;
  • mapear pontos que podem ser otimizados;
  • fazer testes para garantir que tudo fique perfeito;

Acompanhe a seguir algumas dicas de como fazer a transformação digital no varejo.

1- Mapeie tecnologias que podem ajudar a sua empresa hoje ou em um futuro próximo

Afinal, quais tecnologias implementar no seu varejo? Para descobrir a resposta para essa questão, é fundamental realizar um mapeamento para entender quais são as ferramentas mais relevantes para a sua operação hoje e em um futuro próximo.

Monitorar as ações implementadas pelas gigantes do setor é uma dica de ouro, mas sempre identificando quais são aplicáveis ao seu modelo de negócio. 

Leia também: Conheça as melhores tecnologias para varejo da Selbetti.

2- Aposte na integração entre loja física e loja virtual

A estratégia omnichannel é uma das tendências mais interessantes da nova era do varejo. Ela consiste na convergência e disponibilização de diversos canais para que o público possa interagir, solicitar atendimento e fazer suas compras. 

O diferencial é que, independente do canal, ele terá uma experiência padronizada, isto é, não sentirá diferença se o meio escolhido é online ou offline.

Entre alguns exemplos de omnichannel no varejo podemos citar:

  • Click & collect – usuário compra o produto pelo site e retira na loja, sem precisar pagar frete;
  • Acesso a cupons de desconto exclusivos para quem tem o aplicativo baixado no celular;
  • Utilização do aplicativo para pesquisar existência de determinados produtos na loja física;
  • Disponibilização de canais alternativos para o cliente esclarecer dúvidas;

Vale, portanto, aproveitar a estrutura que você já tem e iniciar a transformação digital pelo omnichannel. 

3- Estabeleça uma cultura voltada para o digital e treine seus colaboradores

Como já mencionamos neste artigo, além de implementar ferramentas tecnológicas é essencial estabelecer uma cultura voltada para a inovação, ou seja, os colaboradores e processos devem estar alinhados a esse novo propósito.

Para isso, será necessário pensar em treinamentos corporativos, mapeamento de processos, análise da presença da empresa nos meios digitais, integração de softwares e tecnologias, além da otimização da customer experience. 

4- Foque em personalização e interatividade

Outro ponto crucial é personalizar a comunicação e experiência do consumidor para guiar a jornada de compra e fidelizá-lo. Hoje, existem muitas soluções digitais que possibilitam descobrir quais são as preferências e necessidades do público, desde um CRM até recursos dentro das próprias redes sociais.

Além disso, vale aplicar a interatividade direto no ponto de venda. Isso permite impressionar o cliente, que poderá interagir com o conteúdo apresentado e tomar a decisão de forma mais rápida. 

Conheça a plataforma para varejo Pricefy by Selbetti 

Sem dúvidas a transformação digital no varejo é um processo complexo, mas também é o primeiro passo para melhorar seus resultados e alcançar novos patamares no mercado.

Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor e te ajude a adotar práticas bem sucedidas para digitalizar seu negócio. 

Um bom começo é adotar as tecnologias certas, como a Pricefy by Selbetti. Desenvolvida exclusivamente para o varejo, a plataforma está presente em mais de 4 mil lojas físicas do Brasil, atendendo gigantes do varejo.

O foco da Pricefy é simplificar a rotina do varejo físico com funcionalidades importantes para sustentar as operações no ponto de venda. Entre alguns recursos que podem ser encontrados na plataforma estão:

  • Cartazeamento automático: possibilita produzir cartazes de forma automática, padronizada e em escala;
  • Precificação inteligente: permite a criação de etiquetas de preços de forma automática, com visual moderno e atrativo para imprimir e aplicar na gôndola;
  • Auditoria de preços: com a tecnologia de realidade aumentada, faz a validação em 3 segundos entre produto e gôndola. Em caso de divergência, automaticamente imprime novas etiquetas;
  • Gestão de produtos e famílias (P.I.M): padroniza o cadastro de produtos e famílias de produtos com definição de categorias, fichas técnicas, dados adicionais, entre outros;
  • Gestão Ágil de campanhas: aplica o Modelo Kanban de gerenciamento ágil para garantir campanhas de oferta mais fluídas, com resultados e relatórios visíveis para todas as equipes envolvidas;
  • Criador de tablóides e folhetos: reduz erros no processo de diagramação para mídias impressas, com integração ao banco de imagens, descrições qualificadas dos produtos e informações das promoções aplicadas às dinâmicas comerciais;
  • Marketing Digital para loja: cria campanhas segmentadas para atrair mais clientes e potencializar as vendas;
  • Impressão direta sem atrito: integra impressoras para gerar cartazes e etiquetas a partir do formato A4, com acompanhamento de todas as etapas do processo.

Para saber mais como a Pricefy by Selbetti vai alavancar a transformação digital do seu negócio, entre em contato e fale com nossos consultores!

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