

Você já ouviu falar em transformação digital no varejo? Vivemos em um cenário onde os avanços tecnológicos e as mudanças no comportamento dos consumidores trouxeram a necessidade de mudanças nos processos internos das empresas.
No setor varejista não foi diferente: se tornou fundamental melhorar produtos, infraestrutura e a própria experiência do cliente para não perder espaço no mercado. E a melhor forma de manter-se em evidência é apostar em soluções tecnológicas para varejo.
Segundo uma pesquisa global da consultoria KPMG, 71% das empresas brasileiras aceleraram seus investimentos em tecnologia para enfrentar os efeitos da pandemia, enquanto 67% aumentaram seus orçamentos para esse fim de forma significativa ou moderada.
Hoje, existem diversas possibilidades disponíveis, desde estruturas de marketplace e e-commerce até a utilização de inteligência artificial, bots, aplicativos e estratégias de omnichannel.
Quer saber mais sobre como iniciar a transformação digital no varejo? Então confira o artigo que preparamos para você. Boa leitura!
A transformação digital no varejo é uma mudança de mentalidade nas empresas do setor, que passam a utilizar a tecnologia para continuarem competitivas. Isso significa que, além de implementar ferramentas tecnológicas, os varejistas fazem alterações importantes em suas estratégias, otimizando modelos de negócio, processos organizacionais e o próprio atendimento ao cliente.
Trazer a transformação digital para o varejo é cada vez mais importante, sobretudo quando lembramos que o comportamento do consumidor mudou. Hoje, ele está ainda mais exigente: sabe de forma clara o que quer, pesquisa sobre produtos e serviços na internet e se posiciona quando não tem uma boa experiência com alguma marca.
Nesse sentido, a tecnologia é a melhor aliada para alavancar o setor, já que possibilita facilitar tanto a rotina do consumidor quanto das empresas.
De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC), entre as soluções digitais mais adotadas no varejo estão:
A implementação das vendas online é uma das tendências do varejo que mais crescem. Ainda de acordo com a pesquisa, entre 2010 e 2015, o percentual de empresas que trabalhavam com o comércio eletrônico era de apenas 26%. De 2015 a 2020, houve um salto para 53%. Atualmente, 90% das empresas analisadas disseram atuar com o e-commerce.
Não é novidade o quanto a transformação digital pode ajudar a acelerar os resultados de uma empresa. Mas você sabe quais são os benefícios específicos que levam a esse ganho financeiro? Enumeramos alguns abaixo:
Vale ressaltar que, para obter sucesso na digitalização do negócio, é fundamental que gestores e diretores estejam envolvidos. Assim, é possível garantir o máximo de alinhamento entre tecnologia e estratégia.
Leia também: O que é omnichannel no varejo e qual sua importância?
Se você chegou até aqui, com certeza quer saber como iniciar a transformação digital no varejo. Mas é importante lembrar desde o início que esse processo deve ser feito com muito cuidado, respeitando a capacidade de aprendizado e adaptação da empresa.
Isso porque a digitalização envolve não apenas a implementação de tecnologias como também o treinamento dos colaboradores.
Logo, para ter uma jornada de transformação digital assertiva, é crucial:
Acompanhe a seguir algumas dicas de como fazer a transformação digital no varejo.
Afinal, quais tecnologias implementar no seu varejo? Para descobrir a resposta para essa questão, é fundamental realizar um mapeamento para entender quais são as ferramentas mais relevantes para a sua operação hoje e em um futuro próximo.
Monitorar as ações implementadas pelas gigantes do setor é uma dica de ouro, mas sempre identificando quais são aplicáveis ao seu modelo de negócio.
Leia também: Conheça as melhores tecnologias para varejo da Selbetti.
A estratégia omnichannel é uma das tendências mais interessantes da nova era do varejo. Ela consiste na convergência e disponibilização de diversos canais para que o público possa interagir, solicitar atendimento e fazer suas compras.
O diferencial é que, independente do canal, ele terá uma experiência padronizada, isto é, não sentirá diferença se o meio escolhido é online ou offline.
Entre alguns exemplos de omnichannel no varejo podemos citar:
Vale, portanto, aproveitar a estrutura que você já tem e iniciar a transformação digital pelo omnichannel.
Como já mencionamos neste artigo, além de implementar ferramentas tecnológicas é essencial estabelecer uma cultura voltada para a inovação, ou seja, os colaboradores e processos devem estar alinhados a esse novo propósito.
Para isso, será necessário pensar em treinamentos corporativos, mapeamento de processos, análise da presença da empresa nos meios digitais, integração de softwares e tecnologias, além da otimização da customer experience.
Outro ponto crucial é personalizar a comunicação e experiência do consumidor para guiar a jornada de compra e fidelizá-lo. Hoje, existem muitas soluções digitais que possibilitam descobrir quais são as preferências e necessidades do público, desde um CRM até recursos dentro das próprias redes sociais.
Além disso, vale aplicar a interatividade direto no ponto de venda. Isso permite impressionar o cliente, que poderá interagir com o conteúdo apresentado e tomar a decisão de forma mais rápida.
Sem dúvidas a transformação digital no varejo é um processo complexo, mas também é o primeiro passo para melhorar seus resultados e alcançar novos patamares no mercado.
Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor e te ajude a adotar práticas bem sucedidas para digitalizar seu negócio.
Um bom começo é adotar as tecnologias certas, como a Pricefy by Selbetti. Desenvolvida exclusivamente para o varejo, a plataforma está presente em mais de 4 mil lojas físicas do Brasil, atendendo gigantes do varejo.
O foco da Pricefy é simplificar a rotina do varejo físico com funcionalidades importantes para sustentar as operações no ponto de venda. Entre alguns recursos que podem ser encontrados na plataforma estão:
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