Eficiência: como o RPA pode auxiliar nessa jornada

Como aumentar a eficiência operacional com o RPA?

O RPA, Automação Robótica de Processos, é uma tecnologia que pode ajudar empresas a aumentar sua eficiência operacional. Entenda!

Uma das áreas mais críticas dentro da empresa é, sem dúvida, a gestão de processos operacionais. O time de operações precisa gerenciar fluxos de trabalho, otimizar processos e garantir que as operações funcionem de maneira eficiente e sem interrupções. 

Garantir tempo e disponibilidade para desempenhar todas essas tarefas é desafiador, principalmente se a empresa mantiver uma operação manual. Como solucionar isso? 

A resposta está na automação de processos. O RPA é uma tecnologia que ajuda o time de operações a garantir mais espaço na agenda para atividades estratégicas, uma vez que ele automatiza tarefas, aumentando a eficiência operacional. 

Hoje vamos entender mais sobre a solução e como podemos implementá-la em poucos passos. Acompanhe!

O que é RPA e como ele ajuda as operações?

Sigla para Robotic Process Automation, Automação Robótica de Processos em português, o RPA é uma tecnologia que automatiza tarefas repetitivas e manuais a partir do uso de robôs. 

Mas, diferentemente do que muitos pensam ou podem estar pensando, esses “robôs” não são necessariamente físicos. Eles são softwares de computadores, programados para executar tarefas específicas de forma autônoma, sem qualquer tipo de assistência ou intervenção humana. 

Muitas empresas já implementaram e pretendem implementar soluções de automação em pelo menos uma área da empresa, segundo pesquisas. A Forrester prevê que o mercado global de RPA atingirá US$ 27,7 bilhões até 2025, com um crescimento anual composto de 36,1% entre 2022 e 2025. 

E, no contexto das operações, essa implementação vem acontecendo porque o RPA pode ajudar a:

  • Agilizar processos de logística, gerenciando inventários, processando pedidos e rastreando remessas;
  • Otimizar o controle de qualidade, verificando conformidade e gerando relatórios automáticos;
  • Automatizar processos de atendimento ao cliente, respondendo a consultas e encaminhando solicitações;
  • Melhorar a eficiência na gestão de dados, integrando informações de diferentes sistemas e mantendo registros atualizados;
  • Entre outros.

Vantagens do uso de RPA na gestão de operações

Uma vez que automatiza processos, o RPA é capaz de trazer para a gestão de operações quatro vantagens inegáveis, além da eficiência operacional.

A primeira delas é a precisão. Diferentemente dos humanos, robôs são programados para seguir uma sequência rigorosa de instruções e não cometer equívocos. Então, o setor pode alcançar a “perfeição” em praticamente todas as suas tarefas, não se preocupando mais com a correção de erros ou identificação de falhas.

A segunda vantagem envolve redução de custos. Dados de um relatório da Deloitte mostram que a automação pode resultar em economias de até 60%-70% em comparação com processos manuais. Isso não só porque diminui a necessidade de contratar mais mãos humanas, mas porque reduz custos associados a desperdícios, erros e retrabalho.

A terceira vantagem é flexibilidade e escala. A tecnologia consegue se adaptar às diferentes demandas do setor de operações, mesmo que essas demandas aumentem ou mudem de uma hora para outra.

Por último, temos a experiência dos próprios profissionais que atuam com gestão de operações. Eles conseguem se liberar de tarefas rotineiras e protocolares, e ganham mais tempo para construir uma estratégia operacional, focada unicamente em otimizar processos e alcançar objetivos empresariais.

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Passos para implementar RPA 

Depois de entendermos que o RPA é um forte aliado para a gestão de operações conquistar maior eficiência, precisamos compreender como o setor deve fazer a implementação da tecnologia, de modo que o investimento traga retornos sólidos. 

O time da Selbetti separou algumas etapas importantes que ajudarão nessa jornada. Confira! 

1- Defina objetivo 

Quais são os objetivos com a implementação do RPA? Será preciso clarificar o que o setor espera conquistar com a tecnologia e estabelecer metas alcançáveis com o apoio da solução. 

2- Mapeie processos 

Quais processos dentro do setor de operações serão automatizados? Cada setor possui uma linha de operação, então é preciso analisar quais processos o setor de operações possui, quais deles demandam mais tempo e recursos e quais podem se beneficiar com a solução. 

3- Escolha a ferramenta certa 

Existem muitas ferramentas de RPA disponíveis no mercado, por isso será preciso também avaliar quais são as opções que se encaixam na necessidade do setor e entregam funcionalidades e recursos capazes de ajudar o time a alcançar os objetivos definidos no primeiro passo. 

4- Implemente e teste 

Assim que a ferramenta certa de RPA for selecionada, será necessário fazer uma implementação teste da tecnologia para certificar que ela realmente atende às expectativas do setor e da empresa. Essa etapa também é importante para garantir que a solução se adapte aos processos e, principalmente, ao time. 

5- Monitore as métricas 

Implementado o RPA, então é hora de começar a monitorar métricas e resultados para validar que a tecnologia está, de fato, contribuindo para o atingimento das metas e objetivos do setor.

Principais segmentos que adotam RPA

Muitas empresas em diversos setores já estão adotando o RPA para otimizar suas operações. Alguns dos segmentos que mais têm se beneficiado dessa tecnologia incluem:

  • Financeiro: Automatizando processos de conformidade, relatórios financeiros e gerenciamento de contas.
  • Saúde: Melhorando a administração de registros médicos, agendamentos de consultas e faturamento.
  • Logística: Otimizando a gestão de inventários, processamento de pedidos e rastreamento de remessas.
  • Varejo: Automatizando o atendimento ao cliente, gerenciamento de estoque e processamento de pedidos.
  • Recursos Humanos: Facilitando o recrutamento, treinamento, gestão de folha de pagamento e conformidade.

Esses segmentos exemplificam como o RPA pode ser aplicado para aumentar a eficiência e reduzir custos em diferentes contextos.  

O sucesso e o crescimento da empresa dependem da eficiência operacional. Automatize processos repetitivos do setor de operações com o apoio da tecnologia Selbetti e garanta mais tempo de qualidade para otimizar esses processos e alcançar resultados extraordinários.

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