Entenda o que é e quais os benefícios da tecnologia RPA na indústria

Você já ouviu falar em tecnologia RPA na indústria? Essa ferramenta consiste na aplicação de robôs de software para automatizar tarefas repetitivas normalmente executadas pelos colaboradores.

Em cenários cada vez mais competitivos, as indústrias veem na automação de tarefas demoradas e repetitivas uma oportunidade de ganhar escala e melhorar a eficiência operacional. 

Se você quer entender melhor quais os benefícios do RPA no setor industrial, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é o sistema RPA?

A Indústria 4.0 é apresentada como uma revolução na automação para otimizar a eficiência dos processos de negócios. Um de seus pilares é a delegação de atividades transacionais de negócios (como acesso, processamento e troca de dados) para novas tecnologias inteligentes. 

Seu objetivo não é substituir pessoas pela tecnologia, mas liberar as equipes de tarefas com pouco valor agregado, para concentrá-las em atividades mais estratégicas.

As principais inovações que impulsionam essa transformação são aplicativos baseados em robôs, inteligência artificial, aprendizado de máquina e computação em nuvem. 

Parecem tecnologias isoladas, mas as sinergias geradas quando utilizadas em conjunto permitem que as pessoas aproveitem melhor o tempo em análises, visando tomar melhores decisões de negócios.

O RPA (Robotic Process Automation), por exemplo, é uma tecnologia emergente baseada no uso de robôs de software que permitem que um processo transacional seja executado com base em regras específicas. 

Como o RPA pode ser útil na indústria?

Quando falamos de RPA, estamos nos referindo a um software que executa os processos em qualquer aplicativo ou web baseado em regras específicas.

Um software RPA pode ser programado para aplicar regras e tomar decisões com base em cenários pré-determinados, realizando tarefas como realizar cálculos, conectar interfaces de aplicativos e preencher formulários, por exemplo.

Outras possibilidades são programá-lo para abrir e-mails com anexos,  ler e incluir informações em bancos de dados, extrair dados estruturados de documentos e coletar informações da internet.

Leia também::: Automação: Tudo sobre Robotic Process Automation (RPA)

Benefícios da tecnologia RPA na indústria

Uma forma de compreender na prática como funciona a tecnologia RPA é por meio de exemplos. 

Um dos departamentos mais automatizados é o de Recursos Humanos. Isso porque são muitos os procedimentos que eles precisam realizar no dia a dia, alguns deles repetitivos e baseados em regras muito específicas.

Por exemplo, os cadastros e desligamentos de pessoal, requerem documentação específica e cuja gestão se baseia em preenchimento de informações e lançamentos. A tecnologia RPA é capaz de robotizar grande parte desses processos, agilizando os procedimentos, principalmente em períodos de pico de demanda.

Outra área que se beneficia com a implementação do RPA é a cadeia de suprimentos. Trata-se de um setor onde muitos perfis intervêm, ou seja, depende de fornecedores, transportadores e pessoal próprio do negócio.

Também costuma ser uma das áreas mais complicadas de gerenciar, devido à quantidade de dados e informações que são trocadas por meio de diferentes sistemas e formatos.

Nesse sentido, a automação de processos melhora a velocidade do ciclo de vida da cadeia de suprimentos, economizando custos, principalmente nas tarefas de: 

  • Gestão de estoque (controla o estoque de ativos);
  • Faturamento (recebimento de faturas por diferentes mídias, padronização e inclusão no banco de dados correspondente);
  • Fornecedores (comparação de catálogos de produtos de diferentes fornecedores, escolha da melhor opção e elaboração de relatórios) 
  • Devoluções;

Além dos dois exemplos acima, a tecnologia RPA também pode ser utilizada em diversos outros setores das indústrias.

Sem dúvidas, o RPA é uma tecnologia que veio para transformar as rotinas do setor industrial com mais produtividade, eficiência e agilidade. 

Agora que você já conhece alguns benefícios da tecnologia RPA na indústria, que tal continuar se aprofundando no tema? Leia também nosso artigo  Potencialize seus resultados com a automação de processos – RPA

Caso esteja procurando por um software de Automação de Tarefas Repetitivas, conheça o RPA da Selbetti e alavanque os seus resultados com a melhor ferramenta do mercado para a indústria. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *