Gestão de custos no comércio varejista: conheça 4 tecnologias para ajudar

Você já ouviu falar em gestão de custos no comércio varejista? Muito além de pensar em estratégias de venda, um varejo também precisa aprimorar o controle sobre os gastos para conseguir melhores resultados no mercado.  

Nesse cenário, é importante administrar os custos de forma assertiva para manter a saúde financeira da empresa e ter dinheiro em caixa para novos investimentos. 

Por isso, neste artigo vamos explicar o que é gestão de custos e apresentar 4 tecnologias para varejo que podem ajudar a otimizar recursos e garantir mais eficiência às operações. Boa leitura!

O que é gestão de custos no comércio varejista?

A gestão de custos no comércio varejista é o trabalho de controlar todos os gastos para que a empresa mantenha suas atividades e cumpra com seus entregáveis (produtos/serviços).

O objetivo é garantir informações sobre o desempenho das rotinas e a situação da empresa como um todo, de modo a saber o que fazer para otimizar as operações e enxergar a margem de lucro com mais precisão.

Gerenciar custos também possibilita melhorar a precificação, na medida em que identifica os produtos com maior valor agregado e determina aqueles que podem ser comercializados por um valor mais baixo.

Leia também: Desafios do varejo pós-pandemia: conheça quais são e como lidar

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de custos no varejo?

Já vimos que o foco da gestão de custos é manter a empresa em funcionamento com escalabilidade e sem prejuízos financeiros. Nesse contexto, uma alternativa interessante é usar a tecnologia como aliada para ajudar a otimizar recursos.

Isso porque ao implementar uma solução tecnológica, torna-se possível automatizar processos, reduzir erros e, de quebra, aumentar a produtividade da equipe, que pode focar em tarefas mais estratégicas para o core business. Tais fatores contribuem para a redução de custos operacionais do varejo, potencializando os resultados.

Entre outros benefícios da tecnologia no varejo, podemos elencar:

  • aumento do controle de qualidade;
  • otimização da experiência do cliente;
  • melhores tomadas de decisão;
  • crescimento da força de vendas;
  • aceleração da jornada de transformação digital;
  • criação de modelos de negócios mais flexíveis.

A seguir, vamos apresentar as tecnologias para varejo da Selbetti, entre elas o ECM, iBPMS, RPA e a plataforma Pricefy.

Conheça 4 ferramentas da Selbetti para alavancar seu varejo

Com 45 anos de atuação e presença em todo o território nacional, a Selbetti é reconhecida como a Maior Integradora de Outsourcing em TI do Brasil. 

Reunimos tecnologias para seu varejo acelerar resultados e se tornar um grande player. Conheça abaixo alguns softwares do nosso portfólio.

1- Sistema de Gestão de Documentos (ECM)

Como você realiza a gestão de documentos no seu negócio atualmente? Já pensou em automatizar esse processo? O Sistema de Gestão de Documentos ECM da Selbetti foi desenvolvido justamente para organizar os arquivos empresariais de forma muito mais ágil e eficiente. 

Trata-se de uma ferramenta 100% na nuvem, que pode ser acessada em tempo real, de qualquer lugar e equipamento, do desktop ao smartphone. Seu funcionamento parte da classificação e indexação automática dos documentos e conteúdos empresariais, fazendo a organização por conteúdo, formas visuais e subcategorias personalizadas.

Entre algumas características e funcionalidades do ECM, destacam-se:

  • Padronização e organização dos documentos;
  • Tipificação e organização automática de conteúdo de documentos;
  • Distribuição da informação de forma simples e efetiva;
  • Estrutura 100% web;
  • Facilidade de integração com outros sistemas, APIs nativas prontas para uso;
  • Possibilita a Assinatura eletrônica e digital de documentos;
  • Controle de edições e de temporalidade de conteúdo;
  • Personalização de acessos.

Esse software ainda é capaz de trabalhar junto a um scanner para digitalizar documentos físicos. O objetivo é construir um banco de dados eletrônico com arquivos facilmente pesquisáveis para potencializar a gestão documental e atribuir maior agilidade às rotinas do varejo. 

Saiba mais: Entenda como funciona o melhor software de gestão de documentos do mercado

2- Sistema de Gestão de Processos (iBPMS)

Um dos maiores desafios do comércio varejista é garantir a eficiência e a agilidade das operações. Quando os processos são manuais, podem haver erros e falta de produtividade, daí a importância de adotar tecnologias para gestão dos fluxos de trabalho.

O iBPMS é o software de Gestão de Processos da Selbetti e tem como principal função automatizar processos, realizando o mapeamento, a execução e o monitoramento das atividades da empresa de forma personalizada e com inteligência artificial.

Esse sistema permite acompanhar os processos em tempo real, centralizando as informações do varejo em um só lugar. Além disso, também garante um controle efetivo de responsabilidades, prazos de SLA, documentos envolvidos no processo e de todo o ciclo da cadeia produtiva.

O iBPMS se destaca por padronizar e automatizar processos, oferecendo diversos recursos:

  • Customização de processos;
  • Criação de formulários online;
  • Acompanhamento de processos em tempo real;
  • Identificação de pontos de melhoria;
  • Configuração de documentos padrão;
  • Padronização e automatização das solicitações;
  • Controle de prazos das principais atividades do processo;
  • Integração com os sistemas da empresa;
  • Realização de tarefas pelo smartphone;
  • Sistema de alerta para manter controle de prazos e tarefas agendadas;
  • E muito mais!

Trata-se de uma solução tecnológica essencial para potencializar a gestão de custos no comércio varejista, na medida em que facilita a mensuração de resultados, identificação de falhas e configurações de regras de negócios.

3- Sistema para Automação Robótica de Processos (RPA)

As tarefas repetitivas e rotineiras acabam demandando muito tempo e energia dos colaboradores. Uma saída para resolver esse cenário é implementar a automação RPA e potencializar a produtividade da equipe. 

O sistema de Automação Robótica de Processos (RPA) da Selbetti visa automatizar tarefas repetitivas e padronizadas. Para isso, são configurados bots de software que simulam as atividades humanas e passam a executá-las em um ambiente digital.

O RPA fica responsável por executar todas as rotinas do fluxo de automação, procurando no sistema todos os dados de que precisa para finalizar cada passo. Ele pode trabalhar durante 24 horas e nos 7 dias da semana, de forma ágil e sem pausas.

Entre algumas atividades que podem ser automatizadas com o RPA estão:

  • Checagem de cálculos de folha de pagamento;
  • Emissão de 2ª via de boleto;
  • Geração e envio de certificados e diplomas;
  • Coleta de extrato bancário;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Autorização de exames e cirurgias.

O ciclo de automação RPA é definido a partir da análise volume x complexidade para que as tarefas a serem automatizadas sejam escolhidas de forma assertiva para o varejo.

Saiba mais sobre a automação RPA, clicando aqui.

4- Pricefy by Selbetti

A Pricefy by Selbetti é uma plataforma desenvolvida exclusivamente para simplificar a rotina do varejo físico. Ela está presente em mais de 4 mil lojas físicas no Brasil, atendendo gigantes do setor. 

Seu grande diferencial é oferecer funcionalidades importantes para sustentar as operações no ponto de venda, como integração entre as lojas, auditoria de preços, cartazeamento automático e gestão de produtos e famílias (P.I.M). 

Além disso, a plataforma para varejo ainda realiza a impressão direta e automática de cartazes e etiquetas em menos de 3 minutos.

Entenda mais sobre os recursos que podem ser encontrados na plataforma Pricefy:

  • Cartazeamento automático: possibilita produzir cartazes de forma automática, padronizada e em escala;
  • Precificação inteligente: permite a criação de etiquetas de preços de forma automática, com visual moderno e atrativo para imprimir e aplicar na gôndola;
  • Auditoria de preços: com a tecnologia de realidade aumentada, faz a validação em 3 segundos entre produto e gôndola. Em caso de divergência, automaticamente imprime novas etiquetas;
  • Gestão de produtos e famílias (P.I.M): padroniza o cadastro de produtos e famílias de produtos com definição de categorias, fichas técnicas, dados adicionais, entre outros;
  • Gestão Ágil de campanhas: aplica o Modelo Kanban de gerenciamento ágil para garantir campanhas de oferta mais fluídas, com resultados e relatórios visíveis para todas as equipes envolvidas;
  • Criador de tablóides e folhetos: reduz erros no processo de diagramação para mídias impressas, com integração ao banco de imagens, descrições qualificadas dos produtos e informações das promoções aplicadas às dinâmicas comerciais;
  • Marketing Digital para loja: cria campanhas segmentadas para atrair mais clientes e potencializar as vendas;
  • Impressão direta sem atrito: integra impressoras para gerar cartazes e etiquetas a partir do formato A4, com acompanhamento de todas as etapas do processo.

Para saber mais sobre a Pricefy, basta clicar aqui.

Integração de tecnologias que otimizam sua gestão de custos

Em suma, a gestão de custos no comércio varejista pode ser alavancada com a utilização das melhores práticas e ferramentas. Neste post, destacamos algumas tecnologias para varejo da Selbetti, como o ECM, iBPMS, RPA e a plataforma Pricefy.

Com elas, será possível reduzir custos, melhorar a eficiência e potencializar o crescimento do seu varejo. Se você quer saber mais sobre nossas soluções para varejo, entre em contato e agende uma conversa com nosso consultor!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *