Impressora térmica: o que é, para que serve e como funciona
A impressora térmica é amplamente utilizada nos mais diversos segmentos do mercado.
É um equipamento que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado por sua rapidez e eficiência. Diferente de outras impressoras que utilizam tinta ou toner, a impressora térmica utiliza papel termossensível e calor para imprimir textos e imagens.
Essa tecnologia é especialmente útil em ambientes empresariais, como comércios e indústrias, onde a impressão rápida e precisa de recibos, etiquetas de preço, códigos de barras e rótulos é essencial para a operação do negócio.
Neste post, vamos explorar mais sobre a impressora térmica, como seu funcionamento, vantagens e onde encontrar o melhor equipamento para a sua empresa. Boa leitura!
O que é uma impressora térmica?
Uma impressora térmica é um equipamento de impressão que utiliza o calor como meio para produzir a imagem ou texto em um papel térmico especial (reativo ao calor), sem a necessidade de tinta ou toner.
Esse papel especial libera cor através de uma reação química completamente silenciosa causada pelo calor produzido pelos resistores localizados no cabeçote da impressora. É assim que a imagem é criada.
O termo ‘impressora térmica’ surgiu na década de 1940, quando o engenheiro eletricista e físico americano Jack St. Clair Kilby criou a primeira dessa categoria, a qual agora se juntam inúmeras marcas e modelos conhecidos.
Como funciona uma impressora térmica?
Uma impressora térmica direta aplica calor ao papel sensível a alta temperatura com o uso de uma cabeça de impressão composta de vários pinos pequenos.
Os pinos são aquecidos em um padrão seletivo que ativa produtos químicos sensíveis ao calor no papel ou realmente queima o papel para criar um design.
Com impressoras térmicas diretas, a impressão em uma única cor em preto é a opção mais comum, embora às vezes também esteja disponível uma segunda cor.
Por sua vez, as impressoras de transferência térmica aplicam calor a uma fita encerada que é colocada entre o cabeçote de impressão e o material que está sendo impresso. O calor derrete a cera, que é imediatamente transferida e resfriada em um produto impresso sem manchas.
As impressoras de transferência térmica são frequentemente usadas para marcar etiquetas plásticas com códigos de barras.
Esse tipo de impressão produz um produto final mais durável, com menor probabilidade de borrar ou desbotar, e também pode ser feito em velocidades muito altas.
Quais são as características de uma impressora térmica?
A impressora térmica é usada em lojas, comércios, indústrias e empresas de entretenimento para imprimir os mais variados documentos, desde cupons fiscais, bilhetes de passagem, códigos de barras, etiquetas de mercado e de identificação, entre vários outros. Confira algumas características das impressoras térmicas:
- Grande velocidade de impressão: as impressoras térmicas podem imprimir em velocidades mais rápidas do que outras, suas cabeças de impressão criam imagens em milissegundos;
- Custos de impressão reduzidos: ao não exigir cartuchos e usar calor para reagir com o papel, as empresas podem economizar em consumíveis;
- Manuseio simples: os usuários podem começar a usar as impressoras sem treinamento prévio;
- Baixo custo de manutenção: as impressoras térmicas contêm menos peças móveis do que outros tipos de dispositivos, o que as torna mais duráveis;
- Maior robustez: eles contêm menos peças móveis para funcionar, para que possam trabalhar em ambientes vibrantes;
- Tamanho compacto: este tipo de equipamento, sendo utilizado principalmente para impressão de recibos ou recibos de compra, não precisa ser grande;
- Conectividade: as impressoras térmicas costumam ter portas USB para receber dados do computador, assim como Bluetooth ou WiFi, que está cada vez mais difundido.
Leia também::: Como escolher a melhor impressora para empresa?
Vantagens do aluguel de impressoras térmicas
Você não precisa comprar um ou mais equipamentos destes para sua empresa. Pode simplesmente alugá-los, o que representa uma grande vantagem competitiva para o seu negócio.
Afinal, o aluguel de impressora térmica funciona como um contrato de locação de equipamentos por um período previamente definido.
Neste serviço, você consegue fazer a locação de impressoras personalizadas para atender às demandas internas do seu negócio por um valor reduzido.
Em caso de algum problema ou dúvida, ainda poderá contar com suporte por parte da fornecedora do equipamento.
O aluguel de impressoras vem sendo uma tendência no mundo corporativo, já que possibilita benefícios bastante atrativos como:
- economia de recursos;
- sem gastos com aquisição;
- aumento da eficiência e produtividade dos processos;
- máquinas de alta performance.
Assim, essa solução possibilita alocar a fatia do orçamento que iria para a compra de máquinas para tarefas mais estratégicas, reduzindo custos significativamente.
Alugue a sua impressora térmica com a Selbetti!
Como vimos, a impressora térmica é uma grande aliada das empresas e instituições, já que podem imprimir uma variedade enorme de documentos e etiquetas, que vão da identificação em hospitais, por exemplo, a cupons fiscais em supermercados.
Ou seja, praticamente todos os setores podem precisar de uma impressora térmica no seu dia a dia para tornar tudo mais prático e rápido. E a boa notícia é que você não precisa comprar o equipamento, pode apenas alugá-lo.
Aqui na Selbetti somos uma das principais referências no Brasil em Outsourcing de Impressão, com aluguel de impressoras dos mais variados modelos e tipos, incluindo a impressora térmica.
Esperamos que tenha compreendido o que é e como funciona a impressora térmica e, para saber como acessar facilmente esta tecnologia, clique aqui e conheça a página de soluções da Selbetti!
Deixe um comentário