Aplicações de inteligência artificial nas empresas

Aplicações de inteligência artificial nas empresas: 4 dicas para uma boa adoção

A aplicação da inteligência artificial (IA) nas empresas e na indústria tem sido um pré-requisito para se destacar no mundo moderno. Quais estão sendo as principais aplicações e benefícios da tecnologia? Vamos descobrir!

Desde que ferramentas como MidJouney, ChatGPT e DALL-E foram anunciadas, temos assistido a uma onda de soluções de IA sendo desenvolvidas para atender tanto o público em geral como empresas e indústrias.

Desejada pelos benefícios que entrega, como automação e personalização em escala, a IA se tornou praticamente um pré-requisito para todo modelo de negócio que quer competir no mercado atual e trazer à tona um diferencial interessante para suas operações.

Hoje vamos analisar de perto como a inteligência artificial generativa está sendo aplicada em diferentes setores, os benefícios que está trazendo, e os cuidados necessários para que a sua inserção seja livre de quaisquer complicações. Acompanhe!

Principais aplicações de IA nas empresas e na indústria

Automação de processos

Tecnologias com inteligência artificial são capazes de aprender padrões e tomar decisões a partir de grandes volumes de dados

Esse aprendizado, orientado por Machine Learning, tem contribuído para empresas e indústrias automatizarem operações que até então precisavam ser desempenhadas por mãos humanas. Sejam tarefas repetitivas ou atividades mais complexas, como controle de qualidade.

Previsão de demanda

Empresas e indústrias dependem da precisão no planejamento para manter suas operações e o estoque otimizados. Até recentemente, era muito difícil determinar qual seria uma demanda futura e tendências de consumo, o que poderia ocasionar problemas sérios na aquisição de matéria-prima, insumos e demais materiais.

Isso praticamente está sendo solucionado com aplicações de IA, Big Data e Machine Learning, pois as ferramentas que analisam dados em tempo real conseguem identificar padrões de consumo e, em cima desses dados, prever com maior precisão as necessidades de produção.

Análise preditiva

A análise preditiva é um tipo de análise de dados avançada que envolve a antecipação de cenários futuros com base em dados históricos. 

Para que ela seja eficaz, é necessário que os profissionais tenham acesso a dados de qualidade, algo que hoje pode ser alcançado facilmente com o uso da IA e ferramentas de Big Data. 

Esse tipo de análise tem sido ótimo para reduzir riscos de falhas operacionais, otimizar operações, como gestão de estoque e logística, e prever comportamentos de mercado.

Manutenção preditiva

A manutenção é uma das práticas mais importantes, uma vez que é responsável por garantir a continuidade e o bom funcionamento de ativos.

Existem diferentes tipos de manutenção, como corretiva e preventiva, mas uma das manutenções que mais têm sido adotadas pelos líderes é a preditiva, pois utiliza dados para identificar possíveis falhas antes que elas aconteçam.

Com o apoio da IA, os modelos de negócio estão conseguindo aplicar a manutenção preditiva mais eficientemente, e assim:

  • Reduzir custos de reparo;
  • Minimizar paradas inesperadas;
  • Aumentar a vida útil dos equipamentos.

Benefícios da inteligência artificial para diferentes setores

Cada setor está se beneficiando da IA de uma forma, e eis por que sua aplicação tem sido tão recomendada. Não importa o nicho em que a empresa ou indústria atue, ela está contribuindo para seu desenvolvimento e crescimento escalável.

  • Na saúde, por exemplo, ela está melhorando diagnósticos médicos, sugerindo tratamentos personalizados e auxiliando em cirurgias robóticas. 
  • No varejo, tem aprimorado a experiência dos consumidores (recomendando produtos e serviços, automatizando o call center e otimizando a logística de entrega). 
  • Na manufatura, está acelerando a produção, reduzindo o desperdício e contribuindo para a empresa manter o parque fabril em perfeito funcionamento. 
  • No setor financeiro, ajudando a identificar fraudes com maior precisão, automatizar atendimento ao cliente e melhorar a gestão de investimentos. 
  • No agronegócio, tem otimizado o uso de recursos naturais, melhorado o controle de plantio e aumentado a produtividade.
  • No RH, está automatizando o recrutamento, melhorando a análise de perfil dos candidatos e promovendo a retenção de talentos.

LEIA TAMBÉM | A importância da gestão em nuvem para a eficiência da transformação digital

Dicas para uma adoção bem-sucedida de IA

Não há dúvidas que a IA tem feito cada vez mais parte da rotina empresarial, mas, por se tratar de uma tecnologia recente, é importante lembrar que existem cuidados que são necessários para que sua adoção seja livre de qualquer problema ou frustração.

Que cuidados são esses?

1- Educar a equipe

O uso da inteligência artificial depende tanto das habilidades humanas para configurá-la e gerenciá-la quanto de um treinamento contínuo da própria tecnologia. Embora o senso comum nos faça pensar que a IA “faz tudo sozinha”, e isso está longe da realidade. 

Para que funcione de forma assertiva, é necessário treinar os algoritmos, fornecendo dados de qualidade e ajustando parâmetros ao longo do tempo. 

Com isso, é importante qualificar todo o time interno, garantindo que a tecnologia seja compreendida e aceita por todos, além de ensinar como monitorar e otimizar o desempenho da IA no dia a dia.

2- Um passo de cada vez

O desejo de inserir a IA em tudo que envolve a empresa pode fazer com que sua adoção aconteça de forma acelerada, o que impede que sua transição e aceitação ocorra de forma natural. A dica aqui é começar com projetos pilotos, e, conforme a empresa e o time forem ganhando mais confiança, expandir para novos projetos.

3- Estabelecer metas

É preciso existir um propósito para investir e usar a IA, do contrário recursos importantes serão desperdiçados, e os resultados alcançados a partir dela podem gerar frustrações. 

Alguns exemplos de metas que podem ser interessantes inserir no planejamento:

  • Impulsionar a inovação ao liberar a equipe de tarefas manuais;
  • Antecipar tendências de mercado e tomar decisões mais rápidas com base em dados;
  • Transformar a jornada do cliente com interações mais inteligentes e personalizadas.

4- Parceiros estratégicos

A quantidade de ferramentas de IA disponível é surpreendente, tornando impossível chegar a um número exato. Mas isso não significa que todas essas soluções são boas ou se adaptam às necessidades da empresa. Assim, é importante pesquisar e escolher parceiros certos da tecnologia para evitar qualquer tipo de frustração no futuro.    

Como a Intercompany potencializa o uso de IA nas empresas

Com a aquisição da Intercompany, a Selbetti, maior integradora de tecnologia do Brasil, trouxe para o mercado soluções de inteligência artificial avançadas, como a GenIA. Essa solução transforma a maneira como empresas operam, automatizando processos, reduzindo erros e custos, além de fornecer insights valiosos para tomadas de decisão mais assertivas.

A GenIA oferece uma abordagem personalizada com governança, compliance e segurança, tudo alimentado pela tecnologia de ponta do WatsonX da IBM. Isso permite que as empresas otimizem operações, melhorem a experiência do cliente e mantenham a competitividade, com flexibilidade para se adaptar a diferentes necessidades de negócio.

Entre os principais benefícios estão:

  • Automação e otimização de processos
  • Decisões baseadas em dados, aumentando a eficiência operacional
  • Personalização de interações com os clientes
  • Redução de intervenção humana em processos operacionais

Com uma implementação simples e suporte contínuo, a GenIA garante que empresas de diversos setores possam maximizar os benefícios da inteligência artificial generativa, integrando-se perfeitamente com sistemas corporativos e proporcionando um crescimento sustentável.

Saiba mais acessando aqui

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *