Locação de Impressoras: principais tipos de impressoras que você pode alugar

Quando chega o momento de fazer a locação de impressoras, é comum que muitas pessoas fiquem inseguras por não saber exatamente quais são os tipos de impressoras disponíveis no mercado e as aplicações.

Uma empresa que oferece o serviço de Outsourcing de Impressão pode auxiliar nesse processo, mas é natural querer chegar à reunião com algum conhecimento prévio, não é mesmo?

Para te auxiliar, neste artigo vamos abordar os principais tipos de impressoras para alugar, além das vantagens e características de cada modelo. Acompanhe a leitura!

Quais os principais tipos de impressoras para locação?

Há diversos tipos de impressoras para locar, desde modelos que oferecem maior velocidade até aqueles específicos para imprimir em tamanhos maiores.  

Confira abaixo os principais tipos de impressoras e suas características:

Impressora jato de tinta 

As impressoras jato de tinta são muito populares e funcionam a partir de cartuchos de tinta, que jogam gotículas sobre o papel, formando os textos ou as imagens.

A vantagem desse tipo de impressora é que ela não utiliza toner como suprimento, logo acaba sendo uma opção mais econômica. Inclusive, o investimento em cartuchos para impressão colorida é bem menor do que em uma impressora que faz uso de toners. 

Entre algumas características podemos destacar a boa qualidade e velocidade de impressão, embora sejam inferiores às impressoras a laser no quesito agilidade. Por isso, as impressoras jato de tinta são indicadas para empresas e escritórios com pequenas demandas de impressão.

Impressora a laser 

A impressora a laser realiza o processo de impressão a partir de toner e um pó extremamente fino. Esse toner é aquecido com laser, transferindo e fixando o pigmento no papel. 

Essas impressoras são caracterizadas pela rapidez (alguns modelos imprimem até 20 mil cópias por mês!) e pela alta qualidade de impressão, sendo recomendadas para ambientes que precisam imprimir em maior quantidade, resolução e formatos como, por exemplo, escritórios, hospitais, clínicas médicas/odontológicas, escolas e fábricas. 

A impressora a laser é o modelo de impressora mais utilizado nas empresas por contemplar demandas maiores de impressão, sem perder a qualidade e o custo-benefício, uma vez que quanto maior o número de impressões, menor tende a ser o custo por página, gerando economia. 

Aqui na Selbetti, temos as linhas de impressoras para Alto Volume e Grandes Formatos, que atendem necessidades de impressão em grande quantidade e tamanhos maiores com muita agilidade e qualidade superior. 

Impressora multifuncional 

Como vemos no próprio nome, as impressoras multifuncionais são caracterizadas por agregar diversos recursos em uma só máquina. 

Elas podem realizar cópias, digitalizar documentos, fazer cópias e até enviar fax, tudo vai depender do equipamento locado, que pode ser jato de tinta ou a laser.

As multifuncionais são adequadas para qualquer tipo de ambiente, desde escritórios até hospitais e universidades, já que os modelos variam dos mais compactos a equipamentos mais robustos. A dica é analisar se os recursos adicionais atendem às demandas da sua empresa.

Impressora LED

A impressora LED é um tipo de impressora a laser, a diferença é que ela utiliza diodos emissores de luz que atraem o toner com carga elétrica, fixando a imagem ou texto no papel. 

As impressoras LED são caracterizadas por trabalhar com impressão de diversos tipos e tamanhos. Por essa razão, é bastante indicada para a área médica na impressão de exames como raio-x, ultrassom, tomografias e ressonância magnética. 

Além disso, esse tipo de impressora garante uma boa impressão colorida, onde o custo é relativamente menor que a impressora a laser, mas com velocidade de impressão um pouco menor.

Na Selbetti, temos a linha de impressoras MDI desenvolvida especialmente para atender as demandas de diagnósticos por imagem da área da Saúde. Também oferecemos softwares específicos para controlar as impressões, garantindo segurança e otimização de recursos.

Impressora térmica 

A impressora térmica consiste em um equipamento pelo qual a impressão ocorre com o aquecimento da cabeça térmica, que “queima” as áreas especificadas, formando a imagem ou texto.

Esse modelo necessita de um tipo específico de papel, que chamamos de “papel térmico”, usualmente encontrado em tons amarelados, mas também em outras cores.

A impressora térmica é utilizada para impressão de notas fiscais, cupons, códigos de barras, extratos bancários e muito mais.  Desse modo, é indicada para todos os tipos de empresas, desde supermercados até lojas de roupas.

No varejo, por exemplo, a impressão térmica pode ser aplicada na identificação do produto nas prateleiras ou gôndolas. Essas informações poderão ser lidas a partir de leitores de código de barras.

Impressora 3D

A Impressora 3D é um equipamento que possibilita imprimir objetos para atender as necessidades de qualquer área. 

A tecnologia se baseia na criação prévia dos objetos em um modelador 3D no computador para que posteriormente possam existir na versão final. 

Os plásticos são os materiais mais utilizados na impressão 3D, por apresentarem boa resistência e flexibilidade.

Entre algumas áreas de aplicação da Impressora 3D, podemos citar a Indústria, Educação, Engenharia, Medicina, entre muitas outras. Hoje em dia, esse equipamento pode criar objetos simples e complexos, desde próteses de baixo custo e ferramentas até veículos automotivos. 

Esses são os principais tipos de impressoras existentes no mercado. Se você pretende fazer a locação de impressoras e ainda está com dificuldade de decidir qual é o melhor equipamento para atender suas demandas internas, a Selbetti oferece consultoria para auxiliar nesse processo. Entre em contato e fale com o consultor!
E se quiser saber um pouco mais sobre como funciona o aluguel de impressoras e o Outsourcing de Impressão, confira este blog sobre o assunto.

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *