Plotter de impressão: Conheça os principais modelos

Diferente da impressora padrão, o plotter de impressão usa uma caneta para criar imagens grandes. Essas imagens podem ser usadas para uma variedade de finalidades, tornando-as atraentes para muitos setores, desde marketing e administrativo até as áreas técnico.

Ideal para grandes projetos arquitetônicos, banners, gráficos e muito mais, as impressoras de plotter tem como diferencial fornecer maior precisão e clareza de imagem para telas grandes. 

Se você deseja imprimir algo em um formato maior, o plotter de impressão é sua melhor aposta. E para saber mais sobre esse equipamento e quais os principais modelos, preparamos o artigo abaixo. Acompanhe a leitura!

O que é um plotter?

Um plotter é um hardware de impressão baseado em computador, semelhante a uma impressora normal. Em vez de usar um toner, uma plotadora desenha várias linhas contínuas na impressão.

Os plotters são capazes de imprimir em grandes formatos sem perder a resolução. Além disso, essas impressoras também podem fornecer impressões detalhadas e de alta qualidade em um formato grande, permitindo que sejam mais fáceis de trabalhar.

Também podem imprimir em materiais, incluindo madeira compensada, metal, alumínio, plástico e outras placas. Essa opção oferece uma variedade de maneiras de criar gráficos e fazer artes que se destacam na multidão. 

Uma impressora plotter costuma ocupar um espaço maior dentro da empresa. Desse modo, ao escolher um plotter de impressão, vale estudar o local onde ele será instalado e observar os suprimentos necessários para manter as operações.

Leia também::: Impressoras em São Paulo: qual a melhor opção?

Como funciona o plotter?

A plotadora funciona exatamente como uma impressora. A principal diferença é o tamanho da saída, que é muito maior do que o papel da impressora, que pode cobrir o tamanho completo do projeto de um edifício de arquitetura/engenharia.

Basicamente, uma plotadora consiste em um cabeçote com várias canetas coloridas que se movem continuamente no papel de desenho para imprimir uma imagem pré-projetada, inserida como entrada no sistema do computador. 

Geralmente, o plotter de impressão é dividido em duas categorias principais: plotter de tambor e plotter de mesa.

Plotter de Tambor

O plotter de tambor usa um tambor ou cilindro giratório para realizar a impressão. As canetas de desenho são fixadas no tambor. Quando este gira, as canetas se movem para a esquerda e direita. O movimento desenha, então, a imagem desejada.

Um dos benefícios de um plotter de tambor é que a extensão do papel é relativamente grande. Para desenhar imagens muito extensas, por exemplo, utiliza-se papel em rolo. E a largura da imagem é com base na largura do cilindro.

Plotter de Mesa

A plotadora de mesa também é um tipo importante de plotter usada para criar ou desenhar imagens multicoloridas ou em outros materiais, como madeira e cortiça, entre outros. 

Uma superfície semelhante a uma mesa é usada para colocar o material que receberá a impressão e o software instrui as canetas a baixarem sobre essa superfície. 

A caneta então se move no papel para desenhar e criar imagens. A maioria das plotadoras de mesa possui uma ou mais canetas com uma variedade de cores e larguras.

Além disso, os plotters podem ser usados para:

  • Plotter de Impressão digital;
  • Plotter de Impressão e recorte;
  • Plotter de Impressão UV;
  • Plotter de Impressão adesivo;
  • Plotter de Impressão pequena;

Leia também::: Principais Impressoras de grande porte para sua empresa

Comprar ou alugar um Plotter?

Tudo dependerá do seu investimento, frequência de uso e assistência técnica disponível na sua região.

Porém, no caso de compra, você precisará esperar o revendedor prestar a assistência técnica quando surgirem problemas. E, se você opera bastante com o plotter, isso poderá significar alguns dias sem a máquina, com potenciais prejuízos ao negócio.

Já com a locação do plotter de impressão, você passa a contar com uma assistência técnica 24 horas e a imediata reposição do equipamento em caso de falha grave. Dessa forma, as atividades não param.

Ou seja, alugar plotter a partir de um serviço de Outsourcing de Impressão é muito mais vantajoso para as empresas. Neste serviço, você contrata uma impressora de grande porte e recebe também todo o suporte técnico, manutenção, reposição de peças e reabastecimento de suprimentos. 

Nesse sentido, a própria empresa contratada avaliará suas necessidades e indicará o melhor modelo para aquilo que você precisa. 

A Selbetti é especialista em Outsourcing de Impressão e poderá fornecer à sua empresa o plotter de impressão que mais se adeque às suas necessidades, com todo o apoio necessário. Essa solução inclui locação da impressoras, manutenção, suporte, reposição de peças, instalação, sistemas de controle de impressões e muito mais.

Esperamos que tenha gostado do artigo sobre os principais modelos de plotter de impressão. E caso precise dessa solução para o seu negócio, entre em contato e saiba mais sobre o Outsourcing de Impressão da Selbetti.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *