Principais tipos de papel para impressão: o Guia completo

Para cada necessidade de impressão, existe um tipo específico de papel que se adapta perfeitamente ao trabalho. Por isso, conhecer os tipos de papéis para impressão pode fazer toda a diferença no resultado final.

No entanto, com tantos tipos e tamanhos diferentes de papéis disponíveis no mercado, pode ser difícil determinar quais devem ser usados em sua impressora e quais são os corretos para um determinado projeto, desde o revestimento até a gramatura.

Se você tem um trabalho de impressão específico em mente para o qual precisa de conselhos sobre papel ou deseja estar melhor informado para trabalhos futuros, leia a seguir o nosso guia sobre papéis para impressão.

Qual é o peso do papel?

A gramatura é tecnicamente definida como “o peso de uma folha de papel com uma área superficial de um metro quadrado”. Ou seja, a relação entre o peso do papel e sua superfície. 

Assim, o peso é medido em gramas por metro quadrado (g/m2 ) ou, simplesmente, em gramas (g) e determina a diferença, junto com outras características, que veremos em breve, dos diferentes tipos de papéis existentes no mercado.

O papel para fotocópia, por exemplo, possui uma gramagem que varia entre 60 e 90 g/m2, enquanto o papelão tem uma gramagem que começa em 150 g/m2 e atinge até 350 g/m2. 

Dependendo da gramatura, a folha terá uma consistência ao toque e um certo grau de transparência, que será maior no caso de um papel de gramatura menor.

Tipos de papel para impressão

Papel offset

O papel offset ou papel de impressão é um dos mais comuns do mercado e é fabricado em grandes quantidades. De modo geral, essas folhas são feitas com uma pequena quantidade de celulose e muito filler, o que facilita a impressão, sua principal aplicação. 

As gramaturas mais comuns variam de 70 a 90, embora possam chegar a 100 gramas. Os fabricantes buscam o maior grau de alvura possível para esse material. 

Por outro lado, por ser utilizado para aplicações que não requerem muito manuseio, ele só tem resistência para passar pela impressora ou ser dobrado.

Leia também::: Principais Impressoras de grande porte para sua empresa

Papel couché 

O papel Couché é fabricado com fibras mais curtas, e o filler é unido à fibra por meio de um aglutinante, que pode ser sintético ou natural (normalmente carbonato de cálcio). 

Uma camada revestida é aplicada à celulose, proporcionando melhores resultados de impressão e resolução (por conta das telas mais altas). Isso porque a tinta fica na superfície e, consequentemente, o resultado da pós-impressão fica mais brilhante e colorido.

Há o acabamento fosco ou semi-fosco e, em termos de resistência, a grande quantidade de fibra curta torna-o bastante baixo, em oposição à alta qualidade de impressão. 

Papel texturizado 

É um tipo de papel não revestido que pode ser reconhecido pelo padrão impresso na superfície, o que lhe confere um estilo elegante e sofisticado. Esta categoria também inclui papel em relevo, rasgado e martelado.

Papel reciclado 

Este papel contém resíduos de papel reciclado de 60% a 100%. O papel reciclado branco deve ser branqueado sem produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente para ser considerado papel natural, ou deve consistir de fibras de celulose pura de florestas certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council, o sistema de certificação de silvicultura sustentável mais respeitado do mundo).

Papel Criativo

O papel criativo é um material com boa qualidade de toque e resistência, e é utilizado para documentos de alta resolução. Este papel apresenta uma ótima impressão de cores metálicas e translúcidas. 

O papel criativo é o mais utilizado pelos profissionais, pois buscam melhor qualidade de seus projetos. O mais importante é que este papel pode ser utilizado em qualquer impressora. Os formatos mais comuns são posters, cartões de visita, convites para eventos e flyers.

Papel adesivo

O papel adesivo é um tipo especial, já que uma de suas faces possui uma fita adesiva. Esta fita é geralmente feita de resina ou borracha sintética, o que permite grudá-la em diferentes superfícies. 

Este papel destaca-se pela sua elasticidade e podemos encontrá-lo brilhante ou matte. Importante enfatizar que ele não pode ser colocado na impressora a laser, pois possui adesivo.

Papel kraft

Como o próprio nome sugere, este papel é usado para fazer artesanato. Geralmente é feito em cores diferentes e possui alto grau de rugosidade. Também pode ser usado como papel de embrulho. Existe outra versão mais grossa do kraft, como o papelão.

Leia também::: Impressora para código de barras: Como escolher?

Conclusão e dica de ouro

Como você viu, nem todos os papéis são iguais. Existem tantas diferenças e uma pequena mudança pode deixar uma impressão completamente diferente. 

Com uma gramagem mais alta, um cartão de visita simplesmente pode ficar mais elegante do que se fosse impresso em papel mais fino. No entanto, é difícil controlar todas as diferentes gramaturas, espessuras, tipos de papel e subespecificações. 
Por isso, a dica é contar com a solução completa de Outsourcing de Impressão da Selbetti. Somos especialistas em tecnologia de impressão e vamos orientar você sobre os melhores equipamentos e suprimentos para as suas necessidades. Entre em contato e fale com nosso consultor para saber mais!

Comentários

1 resposta em “Principais tipos de papel para impressão: o Guia completo”

Muito interessante o artigo, coisas assim é que valem a pena
a leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *