Impressora para código de barras: Como escolher?

A escolha da impressora para código de barras mais adequada começa considerando cuidadosamente os requisitos de negócios e as características físicas de seu ambiente operacional. 

Essas considerações também devem incluir a definição de como você planeja usar sua impressora de código de barras, que tipo de etiquetas de código de barras você planeja imprimir, onde as etiquetas serão usadas ou afixadas e a frequência aproximada de uso da impressora.

Existem vários tipos de tecnologia e designs de impressoras de código de barras a serem considerados, bem como as características que você deve procurar ao escolher uma impressora que possa lidar com o que você precisa. 

No artigo abaixo, explicamos melhor como funciona uma impressora para código de barras, e como escolher o melhor modelo. Boa leitura!

Tecnologia de impressão de código de barras

A primeira etapa na escolha da impressora de código de barras é entender os diferentes tipos de tecnologias de impressão disponíveis. 

Algumas tecnologias bem conhecidas incluem impressoras de código de barras térmicas, matriciais, laser e jato de tinta. Embora os usos possam ser diferentes, a maioria das empresas opta pelas impressoras térmicas de código de barras.

Tecnologia de Impressão Térmica

As impressoras térmicas usam calor para imprimir códigos de barras, textos e gráficos em etiquetas. Dependendo do tipo específico de impressora térmica que você escolher, o calor pode ser aplicado diretamente à sua etiqueta para criar o código de barras e o texto ou a uma fita que transfere a tinta da fita para a etiqueta (transferência térmica). 

As impressoras térmicas de código de barras são opções eficientes e versáteis, capazes de imprimir com precisão e rapidez códigos de barras, textos e gráficos de alta qualidade, em uma variedade de substratos e tamanhos de etiquetas. 

A impressão térmica direta e por transferência térmica é a tecnologia de impressão dominante usada para imprimir etiquetas em todo o mundo.

Leia também::: Como funciona o aluguel de impressoras?

Fatores a considerar na escolha

Para escolher a impressora para código de barras que melhor atende às suas necessidades, é fundamental considerar o funcionamento da própria impressora e a qualidade das etiquetas que ela produz.

Escolher uma impressora confiável que funcione de forma eficiente e consistente é essencial para evitar perda de tempo e dinheiro lidando com equipamentos lentos, reimprimindo etiquetas ou tendo que fazer reparos frequentes. 

Como as impressoras térmicas são capazes de imprimir etiquetas de alta resolução, uma de cada vez, conforme necessário, em vez de exigir uma folha inteira, isso também garante o uso adequado e eficiente do papel e do equipamento. 

Sua impressora para código de barras deve ser capaz de imprimir em alta velocidade para garantir que você seja capaz de criar o volume de etiquetas de que precisa em um período de tempo razoável. 

Durante o processo de seleção, também é importante levar em consideração o tamanho da etiqueta e a resolução de que você precisa, porque nem todas as impressoras são capazes de imprimir pequenos códigos de barras em uma resolução alta o suficiente para funcionar corretamente.

Um ponto importante a considerar é a qualidade da impressão. Códigos de barras incompletos, manchados ou difíceis de ler podem levar a erros de gerenciamento de estoque e / ou ativos, erros contábeis, ineficiências e outros problemas para sua empresa. O que significa que escolher uma impressora de alta velocidade que cria consistentemente um código de barras completo e de alta qualidade rótulos é uma obrigação.

Leia também::: O que é Gestão Eletrônica de Documentos e como fazer na prática?

Conte com um parceiro

Diante das variáveis para escolher o melhor modelo, o ideal é contar com o apoio técnico de uma empresa especialista na área de impressão. E nesse sentido, a Selbetti é imbatível.

Temos uma equipe técnica altamente qualificada para lhe orientar a escolher o melhor modelo de impressora para código de barras, de acordo com as necessidades do seu negócio e evitando qualquer tipo de desperdício.

Além disso, a Selbetti conta com o outsourcing de impressão, permitindo que você possa locar as impressoras, sem precisar fazer um alto investimento para compra. Dessa forma, o acesso a esse tipo de impressora se torna muito mais acessível ao seu negócio.
Portanto, caso você precise de impressora para código de barras na sua empresa, conte com a Selbetti. É só entrar em contato e conhecer nossos planos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *