Tecnologias digitais na educação: 5 formas de aumentar a produtividade no ensino
As tecnologias digitais na educação evoluíram muito nos últimos anos. Hoje, elas vêm alcançando a sala de aula e ajudam a impulsionar o aprendizado dos alunos.
De um lado, os professores podem adotar novas abordagens em seus planos de aula e prender a atenção dos discentes. De outro, os estudantes conseguem aprender a partir de uma linguagem dinâmica, já presente no cotidiano fora do ambiente de ensino.
Inclusive, muitas evidências mostram que os alunos respondem bem ao ensino que incorpora a TI. Recursos digitais, como apresentações em PowerPoint, aplicativos, imagens e vídeos conseguem capturar a atenção e mostrar novas maneiras de participar ativamente das aulas.
Mas para tirar o máximo proveito disso, as escolas precisam estar preparadas para atender essas necessidades digitais.
No artigo abaixo, falamos mais sobre as tecnologias digitais na educação e quais delas podem aumentar a produtividade no ensino. Confira!
Melhorando o desempenho dos alunos
Permitir que os alunos possam acessar Wi-Fi na sala de aula aumenta o progresso do aprendizado, de modo a impactar o desenvolvimento da alfabetização e a aquisição da linguagem.
Tablets, software de reconhecimento de voz e aplicativos de texto para fala fizeram uma grande diferença para alunos com dislexia e dispraxia. Nesse sentido, a tecnologia digital possibilita uma maior integração ao ambiente escolar, aumentando também a participação de estudantes com necessidades especiais.
Além disso, as tecnologias digitais na educação ajudam a trazer descobertas do mundo real para a sala de aula. Os alunos agora podem acessar jogos interativos desenvolvidos pela NASA em seus próprios dispositivos ou em notebooks e computadores escolares.
Leia também::: Principais ferramentas tecnológicas na educação
Rastreamento do histórico escolar e quadro de frequências
Mas não são apenas os alunos que se beneficiam da tecnologia. Hoje, novos programas de software possibilitam que os professores monitorem a frequência em tempo real, entendendo o desempenho dos alunos diariamente e fornecendo um currículo individualizado com apenas alguns cliques.
A maior integração dessas tecnologias com smartphones e tablets permitiu que professores e equipe de apoio pedagógico respondessem instantaneamente às necessidades dos alunos.
Toda essa inovação é possível por meio de um sistema Wi-Fi rápido e confiável que pode suportar centenas de usuários ao mesmo tempo e de qualquer lugar, independente do tamanho da escola.
5 tecnologias digitais para a educação
Confira abaixo algumas ferramentas para melhorar os resultados da sua instituição de ensino:
1. Minecraft: Education Edition
Minecraft é um videogame sandbox onde os jogadores exploram um mundo pixelado em blocos. Neste jogo, os jogadores são livres para descobrir, criar, lutar, cultivar, construir e muito mais.
Com esse conceito, o Minecraft Education Edition proporciona um espaço para educadores criarem seus planos de aula, permitindo que os alunos colaborem, criem e inovem em um ambiente guiado.
Trata-se de uma metodologia inovadora e com ótimo retorno se você almeja aprimorar a criatividade e as habilidades de resolução de problemas dos alunos.
2. Kahoot!
Kahoot! é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos freemium e usada por milhões de pessoas todos os dias. O objetivo é descobrir, criar, jogar e compartilhar games de aprendizagem.
Com mais de 5 bilhões de jogadores desde o lançamento e mais de 250 milhões de jogos disputados nos últimos 12 meses, a Kahoot! é uma plataforma que tem sido reconhecida por impulsionar o ensino e aprendizagem em todos os cantos do mundo.
Os jogos Kahoot são ótimos para jogar em grupo com uma grande tela compartilhada para mostrar o desempenho de todos. Eles também podem ser reproduzidos em qualquer dispositivo, desde que você tenha um navegador e conexão à internet, sendo portanto uma boa pedida para configurações de palestra.
3. ClassDojo
ClassDojo é uma solução que frequentemente vem à mente quando os professores são questionados sobre suas ferramentas de ensino favoritas para envolver os alunos online e gerenciar seus comportamentos.
É, basicamente, uma ferramenta gratuita de comunicação em sala de aula e construção de comunidade. Ela permite que os professores forneçam feedback em tempo real aos estudantes e recompensem o bom comportamento por meio de pontos.
As informações coletadas por meio do ClassDojo também podem ser facilmente compartilhadas com os pais e equipe pedagógica para ajudar a mantê-los informados sobre o desempenho escolar.
4. Google Classroom
O Google teve muito sucesso quando lançou o Google Sala de Aula em 2014. Desde então, os professores podem compartilhar recursos, enviar tarefas e fornecer feedback usando um ótimo site.
Além disso, o maior mecanismo de busca do mundo também atualiza o Google Classroom com frequência com base no feedback do usuário.
Os professores podem usar o Google Sala de aula como uma “página de destino” para suas aulas, onde todos os recursos e informações do curso estão armazenados.
5. Flipsnack
Outra ferramenta interessante para aumentar o nível de engajamento da classe é o Flipsnack. Este é um aplicativo para criação de flipbooks digitais, que são livros digitais que recriam inclusive o efeito de virar a página de um livro.
Esta ferramenta digital pode ser utilizada por professores para fins educacionais e por alunos para apresentar projetos em sala de aula de forma mais dinâmica. A plataforma funciona com formatos como PDFs e JPGs.
Tudo que você precisa fazer é enviar suas imagens, escrever suas informações e apresentá-las ao mundo.
Leia também::: Transformação digital na educação: tendências para o setor
Garanta melhores resultados com softwares de Gestão de documentos e processos
Entre as tecnologias digitais na educação não poderíamos deixar de mencionar também as ferramentas de gestão, que garantem maior integração entre professores e estudantes.
Um sistema de gestão de documentos e processos também possibilita que, com apenas alguns cliques, o aluno consulte suas notas e provas digitais de onde estiver.
Aqui na Selbetti temos softwares de gestão de documentos (ECM) e gestão de processos (iBPMS) voltados exclusivamente para a Educação. Com o ECM e o iBPMS, alunos, professores e instituição estão em sintonia e podem acessar ou solicitar documentos de forma totalmente online e de qualquer lugar. É comunicação ágil e acompanhamento em tempo real para otimizar os processos da sua instituição de ensino.
Os módulos possuem funcionalidades como:
- Integração com sistemas acadêmicos;
- Realização de tarefas pelo smartphone;
- Disponibilização de provas online;
- Assistente virtual;
- Matrículas, requisições e solicitações online;
E muito mais!
Desse modo, torna-se possível solucionar vários gargalos que possam existir no ambiente de ensino e usar todo o poder das tecnologias digitais na educação para tornar o processo de gestão escolar mais rápido, prático e inovador.
Esperamos que você tenha gostado do artigo e, para conhecer mais sobre os softwares de gestão de documentos e processos para o setor de educação da Selbetti, entre em contato e fale com nossos consultores!
Deixe um comentário