Transformação digital no varejo: o que é e por onde começar?

Você já ouviu falar em transformação digital no varejo? Com os avanços tecnológicos e as mudanças no comportamento do consumidor, surgiu a necessidade de reavaliar os processos das empresas. E com o setor varejista não foi diferente.

Hoje, é fundamental pensar na digitalização das operações, melhorias na infraestrutura e na própria experiência do cliente para não perder espaço no mercado. Nesse sentido, a melhor forma de manter-se em evidência é apostar em soluções tecnológicas para o varejo.

Neste artigo, listamos os principais pontos que você precisa saber sobre transformação digital no varejo + algumas dicas para começar com tudo. Boa leitura!

O que é transformação digital no varejo e qual sua importância?

A transformação digital no varejo é uma mudança de mentalidade nas empresas do setor, que passaram a utilizar a tecnologia para continuarem competitivas. Isso significa que, além de implementar ferramentas tecnológicas, os varejistas fazem alterações importantes em suas estratégias, otimizando modelos de negócio, processos organizacionais e o próprio atendimento ao cliente. 

Trazer a transformação digital para o varejo é cada vez mais importante, sobretudo quando lembramos que o comportamento do consumidor mudou. Hoje, ele está ainda mais exigente: sabe de forma clara o que quer, pesquisa sobre produtos e serviços na internet e se posiciona quando não tem uma boa experiência com alguma marca.

Nesse sentido, a tecnologia é a melhor aliada para alavancar o setor, já que possibilita facilitar tanto a rotina do consumidor quanto das empresas. 

Exemplos de transformação digital no setor varejista

Hoje, temos diversas possibilidades de alavancar a transformação digital no setor, desde o investimento em estruturas de marketplace e e-commerce, até a utilização da inteligência artificial, bots e aplicativos.

De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC), entre as soluções digitais mais adotadas no varejo estão:

  • omnichannel (35%); 
  • e-commerce (18%);
  • meios de pagamento (94%);
  • análise de dados no ambiente online (77%);
  • uso de QR Codes (71%);

A implementação das vendas online é uma das tendências do varejo que mais crescem. Ainda de acordo com a pesquisa, entre 2010 e 2015, o percentual de empresas que trabalhavam com o comércio eletrônico era de apenas 26%. De 2015 a 2020, houve um salto para 53%. Atualmente, 90% das empresas analisadas disseram atuar com o e-commerce.

Vale lembrar que a pandemia acabou acelerando a transformação digital nas empresas, que viram na tecnologia uma forma de enfrentar os desafios. Assim, cerca de 71% das empresas brasileiras investiram em tecnologia, enquanto 67% aumentaram seus orçamentos de forma significativa ou moderada nesse período. 

Vantagens da transformação digital no varejo

Não é novidade o quanto a transformação digital pode ajudar a acelerar os resultados de uma empresa. Mas você sabe quais são os benefícios específicos que levam a esse ganho financeiro? Entre algumas vantagens de apostar na transformação digital temos:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade;
  • crescimento das vendas;
  • melhor customer experience (experiência do cliente);
  • maior engajamento do consumidor;
  • otimização de processos.

É importante ressaltar, ainda, que para obter sucesso na digitalização do negócio é fundamental que gestores e diretores estejam envolvidos. Assim, é possível garantir o máximo de alinhamento entre tecnologia e estratégia.

Leia também: O que é omnichannel no varejo e qual sua importância?

Como fazer a transformação digital no setor varejista?

Se você chegou até aqui, com certeza quer saber como iniciar a transformação digital no varejo. Mas é importante lembrar desde o início que esse processo deve ser feito com muito cuidado, respeitando a capacidade de aprendizado e adaptação da empresa.

Isso porque a digitalização envolve não apenas a implementação de tecnologias como também o treinamento dos colaboradores.

Logo, para ter uma jornada de transformação digital assertiva, é crucial:

  • ter uma visão clara do seu modelo de negócio atual;
  • mapear pontos que podem ser otimizados;
  • fazer testes para garantir que tudo fique perfeito;

Acompanhe a seguir algumas dicas de como fazer a transformação digital no varejo:

1- Mapeie tecnologias que possam ajudar seu negócio

Afinal, quais tecnologias implementar no seu varejo? Para descobrir a resposta para essa questão, é fundamental realizar um mapeamento para entender quais são as ferramentas mais relevantes para a sua operação hoje e em um futuro próximo.

Monitorar as ações implementadas pelas gigantes do setor é uma dica de ouro, mas sempre identificando quais são aplicáveis ao seu modelo de negócio. 

Leia também: Conheça as melhores tecnologias para varejo da Selbetti.

2- Aposte na integração entre loja física e loja virtual

A estratégia omnichannel é uma das tendências mais interessantes da nova era do varejo. Ela consiste na convergência e disponibilização de diversos canais para que o público possa interagir, solicitar atendimento e fazer suas compras. 

O diferencial é que, independente do canal, ele terá uma experiência padronizada, isto é, não sentirá diferença se o meio escolhido é online ou offline.

Entre alguns exemplos de omnichannel no varejo podemos citar:

  • Click & collect – usuário compra o produto pelo site e retira na loja, sem precisar pagar frete;
  • Acesso a cupons de desconto exclusivos para quem tem o aplicativo baixado no celular;
  • Utilização do aplicativo para pesquisar existência de determinados produtos na loja física;
  • Disponibilização de canais alternativos para o cliente esclarecer dúvidas;

Vale, portanto, aproveitar a estrutura que você já tem e iniciar a transformação digital pelo omnichannel. 

3- Estabeleça uma cultura voltada para o digital e treine seus colaboradores

Como já mencionamos neste artigo, além de implementar ferramentas tecnológicas é essencial estabelecer uma cultura voltada para a inovação, ou seja, os colaboradores e processos devem estar alinhados a esse novo propósito.

Para isso, será necessário pensar em treinamentos corporativos, mapeamento de processos, análise da presença da empresa nos meios digitais, integração de softwares e tecnologias, além da otimização da customer experience. 

4- Foque em personalização e interatividade

Outro ponto crucial é personalizar a comunicação e experiência do consumidor para guiar a jornada de compra e fidelizá-lo. Hoje, existem muitas soluções digitais que possibilitam descobrir quais são as preferências e necessidades do público, desde um CRM até recursos dentro das próprias redes sociais.

Além disso, vale aplicar a interatividade direto no ponto de venda. Isso permite impressionar o cliente, que poderá interagir com o conteúdo apresentado e tomar a decisão de forma mais rápida. 

Utilizar as tecnologias certas é fundamental!

Sem dúvidas a transformação digital no varejo é um processo complexo, mas também é o primeiro passo para melhorar seus resultados e alcançar novos patamares no mercado.

Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor e te ajude a adotar práticas bem sucedidas para digitalizar seu negócio. Um bom começo é adotar as tecnologias certas, como a Pricefy by Selbetti

Por que a plataforma Pricefy by Selbetti é a melhor do mercado?

Desenvolvida exclusivamente para o varejo, a plataforma está presente em mais de 4 mil lojas físicas do Brasil, atendendo gigantes do varejo.

O foco da Pricefy é simplificar a rotina do varejo físico com funcionalidades importantes para sustentar as operações no ponto de venda. Entre alguns recursos que podem ser encontrados na plataforma estão:

  • Cartazeamento automático: possibilita produzir cartazes de forma automática, padronizada e em escala;
  • Precificação inteligente: permite a criação de etiquetas de preços de forma automática, com visual moderno e atrativo para imprimir e aplicar na gôndola;
  • Auditoria de preços: a tecnologia de realidade aumentada faz a validação em 3 segundos entre produto e gôndola. Em caso de divergência, imprime, automaticamente, novas etiquetas;
  • Gestão de produtos e famílias (P.I.M): padroniza o cadastro de produtos e famílias de produtos com definição de categorias, fichas técnicas, dados adicionais, entre outros;
  • Gestão Ágil de campanhas: aplica o Modelo Kanban de gerenciamento ágil para garantir campanhas de oferta mais fluídas, com resultados e relatórios visíveis para todas as equipes envolvidas;
  • Criador de tablóides e folhetos: reduz erros no processo de diagramação para mídias impressas, com integração ao banco de imagens, descrições qualificadas dos produtos e informações das promoções aplicadas às dinâmicas comerciais;
  • Marketing Digital para loja: cria campanhas segmentadas para atrair mais clientes e potencializar as vendas;
  • Impressão direta sem atrito: integra impressoras para gerar cartazes e etiquetas a partir do formato A4, com acompanhamento de todas as etapas do processo.

Para saber mais como a Pricefy by Selbetti vai alavancar a transformação digital do seu negócio, entre em contato e fale com nossos consultores!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *