10 tendências tecnológicas para 2023: conheça as principais

É sempre importante estar atento às tendências tecnológicas devido ao impacto cada vez mais forte deste tipo de soluções nos negócios. 

Nesse sentido, o próximo ano será desafiador, com empresas que precisam acelerar sua transformação digital, mas ao mesmo tempo terão que otimizar suas infraestruturas de TI para reduzir custos.

Segmentos como cloud computing, internet das coisas (IoT), segurança cibernética e dados se destacam com grande força até 2023 no avanço e crescimento de investidores e empresas. 

Essas são algumas das tendências tecnológicas que devem estar no centro das atenções para 2023, de acordo com as previsões de importantes consultores como Gartner e McKinsey

Mas há muito mais, como apresentamos no artigo abaixo, com as principais tendências tecnológicas para o ano que se inicia. Siga a leitura e se prepare!

Principais estratégias no cenário digital dos próximos anos

Em um mundo cada vez mais complexo, competitivo e conectado com mudanças socioeconômicas e avanços tecnológicos contínuos, as empresas devem aproveitar as oportunidades oferecidas pelos dados e novas tecnologias para operar de forma mais eficiente, rápida, realocada e sustentável.

Por isso, as tecnologias que ganharão maior peso nos próximos anos serão exatamente aquelas que abrangem esses pontos:

  • Otimizar os sistemas de TI para maior confiabilidade, melhorar tomada de decisões orientada por dados e manter o valor e a integridade dos sistemas de inteligência artificial (IA) em produção.
  • Acelerar soluções verticais, aumentar o ritmo de entrega de produtos e ativar a conectividade em todos os lugares.
  • Concentrar-se em permitir mudanças no modelo de negócios, reinventar o envolvimento de funcionários e clientes e acelerar respostas e estratégias para aproveitar novas oportunidades digitais.
  • Aumentar a eficiência dos serviços de TI, permitindo a sustentabilidade das empresas por meio da rastreabilidade, análise e gestão correta das emissões.

Trabalhar com isso em mente ajudará a permitir que a inovação esteja alinhada aos objetivos estratégicos da empresa, proporcionando benefícios operacionais e financeiros. Ao mesmo tempo, cria novas oportunidades de crescimento. Por isso, enfrentar com sucesso os desafios da era digital fará a diferença entre crescer ou ficar para trás.

Tendências tecnológicas para 2023

Com base nas principais necessidades ou objetivos das empresas (economia de custos, melhoria de margem, reinvestimento, crescimento, mudança no modelo de negócios, etc), os líderes empresariais avaliam o impacto potencial das tendências tecnológicas nas diferentes estratégias para definir quais serão mais notáveis no futuro imediato.

Por isso, tendo em conta as principais premissas e estratégias para os próximos anos, as tendências tecnológicas que o Gartner considera mais importantes são:

1. Sistema imunológico digital

Um sistema imunológico digital é aquele que cria uma experiência aprimorada para o cliente enquanto aumenta a resiliência e a estabilidade dos sistemas. 

Ele combina insights orientados por dados sobre operações, testes automatizados e extremos, resolução de incidentes e engenharia de software nas operações de TI para mitigar os riscos operacionais e de segurança.

2. Observabilidade aplicada

Por meio dos dados fornecidos por uma organização e seus sistemas (logs, rastreamento, downloads e transferências de arquivos, etc.), a observabilidade aplicada usa a IA para analisar e fazer recomendações que permitem que melhores decisões sejam tomadas com mais rapidez e precisão.  

A aplicação dessa abordagem reduz a latência de resposta e otimiza as operações de negócios em tempo real.

Na mesma linha, a McKinsey se concentra no que chama de IA aplicada, modelos treinados em aprendizado de máquina para resolver problemas de classificação, previsão e controle para automatizar atividades, adicionar ou aumentar recursos e tomar melhores decisões.

Leia também::: Transformação digital na indústria: veja o cenário e principais impactos

3. Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança de IA 

Até o momento, 41% das empresas que aplicaram Inteligência Artificial em suas organizações sofreram incidentes de privacidade ou segurança, relatando resultados geralmente piores do que empresas que não tiveram esses problemas.

AI TRiSM (Trust, Risk, & Security Management) combina diferentes métodos para apoiar a governança de modelos de IA, confiabilidade, justiça, robustez, eficácia e proteção de dados. 

Isso permite explicar os resultados desta tecnologia, implantar rapidamente novos modelos, gerenciar a segurança e controlar questões de privacidade e ética.

Por sua vez, a McKinsey se concentra em arquiteturas de confiança e identidade digital, que permitem que as organizações criem, ampliem e mantenham a confiança das partes interessadas no uso de seus dados e produtos e serviços digitais.

4. Plataformas de nuvem industriais

As plataformas de nuvem industrial combinam SaaS, PaaS e IaaS com recursos personalizados específicos do setor para permitir que as organizações de manufatura respondam com mais rapidez e agilidade ao fluxo implacável de disrupção em seu setor. 

Além disso, eles usam dados em tempo real para melhorar e ajustar as metas dinamicamente o tempo todo.

5. Engenharia de plataforma

Essa disciplina consiste em construir e operar plataformas internas de desenvolvimento de autoatendimento para entrega de software e gerenciamento do ciclo de vida. Para isso, busca otimizar a experiência do desenvolvedor e acelerar a entrega de valor ao cliente pelas equipes de produto. 

Ele fornece um conjunto selecionado de ferramentas, recursos e processos que são empacotados para fácil consumo por desenvolvedores e usuários finais, aumentando a produtividade do usuário e reduzindo a carga das equipes de desenvolvimento.

Na área de desenvolvimento de software, a McKinsey fala sobre a importância das ferramentas de desenvolvimento de última geração. Eles auxiliam no desenvolvimento de aplicativos melhorando processos e qualidade de software, incluindo testes com IA e plataformas low-code ou no-code.

6. Valor sem fio

As soluções sem fio vão desde o fornecimento de serviços de rede sem fio de todos os tipos (WiFi, serviços para dispositivos móveis, conectividade de rádio, etc.), até o suporte a dispositivos Edge ou soluções de rotulagem digital. 

Essas redes vão além da conectividade, fornecendo informações de localização ou outros dados em tempo real. De acordo com o estudo realizado pelo Gartner, até 2025, 60% das empresas utilizarão cinco ou mais tecnologias sem fio simultaneamente.

A McKinsey, no entanto, concentra mais sua previsão em conectividade avançada, na qual redes 5G/6G, redes sem fio de baixa potência, satélites em órbita baixa e outras tecnologias darão suporte a uma variedade de soluções digitais que impulsionam o crescimento e a produtividade em todos os setores.

Leia também::: Como o OCR e a inteligência artificial estão revolucionando a digitalização de documentos

7. Super Aplicativos

Super Aplicativos são aplicativos que combinam os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema em um único software. Ou seja, não são apenas aplicativos compostos que agregam serviços, mas fornecem uma plataforma para que terceiros desenvolvam e publiquem seus próprios aplicativos. 

Segundo o Gartner, até 2027 mais de 50% da população mundial será usuária diária dessas soluções.

8. IA adaptável

A IA adaptativa é aquela que permite que o comportamento dos modelos seja alterado após sua implantação por meio do uso de feedback em tempo real. 

Ou seja, os modelos dentro dos ambientes de tempo de execução e desenvolvimento são continuamente treinados com base em novos dados e alvos ajustados, permitindo que eles se adaptem mais rapidamente às mudanças nas circunstâncias do mundo real.

9. Metaverso

O metaverso é um espaço virtual coletivo criado pela convergência de uma realidade física e digital virtualmente aprimorada. Combina múltiplos temas e capacidades tecnológicas e permite não só replicar, mas também melhorar ou ampliar as atividades físicas humanas. 

De acordo com o Gartner, até 2027 mais de 40% das empresas líderes usarão Web3, realidade aumentada em nuvem e gêmeos digitais em projetos de metaverso.

A McKinsey prevê que a Web3 e a realidade imersiva serão as principais tendências tecnológicas até 2023. Web3 refere-se ao conjunto de plataformas e aplicativos que permitem a mudança para uma futura Internet descentralizada com padrões e protocolos abertos, protegendo os direitos de propriedade digital. 

Por outro lado, as tecnologias de realidade imersiva usam sensores e computação espacial para permitir que os usuários vejam o mundo por meio de realidade mista, aumentada ou virtual.

10. Tecnologia sustentável

A sustentabilidade é atualmente uma das três principais prioridades das empresas. Isso significa que as organizações devem impulsionar iniciativas de negócios sustentáveis ​​e investir mais em soluções inovadoras para cumprir suas metas de responsabilidade social e ambiental. 

Eles devem fazê-lo não apenas para cumprir as regulamentações e julgamentos sociais atuais, mas, como mencionamos no início do artigo, os investimentos em tecnologia sustentável têm o potencial de criar maior resiliência operacional e desempenho financeiro, além de fornecer novos caminhos para o crescimento.

Na área de sustentabilidade, a McKinsey foca em três vertentes: soluções de energia limpa, sustentabilidade do transporte terrestre e aéreo de pessoas e bens e transformação do consumo industrial e individual.

Leia também::: Realidade aumentada no varejo: como a tecnologia pode ajudar o setor

Está pronta para o futuro?

Sua empresa já lida com a tecnologia? Está pronta para o futuro? Ou termos como big data, machine learning, hiperautomação, ainda não fazem parte do seu dia a dia? Saiba que estas tecnologias já estão presentes nas empresas de sucesso e, como vimos acima, as tendências tecnológicas para 2023 são ainda mais profundas.

Por isso, quando se fala em tecnologia, nenhuma empresa pode perder um segundo sequer, sob pena de ficar para trás e ver seus concorrentes ganharem espaço de mercado. 

Esperamos por fim que este artigo com as tendências tecnológicas para 2023 seja útil para seu planejamento e, para aprofundar ainda mais seu conhecimento na área, confira também nosso artigo “Satelitti: conheça a plataforma cloud que vai alavancar resultados na sua empresa”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *